Want to make interactive content? It’s easy in Genially!

Over 30 million people build interactive content in Genially.

Check out what others have designed:

Transcript

EDUCAÇÃO FÍSICAPROF. CARLOS MIGUEL ROSA FERNANDES

(TRAVE)

CATARINA DE FREITAS FERREIRA 9ºA Nº3

GINÁSTICA DE APARELHOS

  • CAPA______________________________________ PAG.1
  • ÍNDICE_____________________________________PAG.2
  • INTRODUÇÃO(HISTORIA DA MODALIDADE)_____________PAG.3
  • CARACTERIZAÇÃO_____________________________PAG.4
  • REGRAS BASE________________________________PAG.5/6
  • PRINCIPAIS GESTOS E COMPONENTES ARTÍSTICAS_______ PAG.7
  • O QUE APRENDI COM O TRABALHO__________________PAG.8
  • BIBLIOGRAFIA________________________________PAG.9
  • FIM_______________________________________PAG.10

ÍNDICE

A GINÁSTICA DE APARELHOS SURGIU NO SEC XIX, NA ALEMANHA, PORÉM FOI MUITO INFLUENCIADA PELA GRÉCIA ANTIGA, QUE OS MESMOS TINHAM O HABITO DE PRATICAR IMENSO EXERCÍCIO FÍSICO. ELA FOI CRIADA PARA SUBSTITUIR OS OBSTÁCULOS QUE OS HOMENS E AS MULHERES TINHAM DE ULTRAPASSAR COM A VIDA DO CAMPO, PODENDO ENTÃO ATRAVÉS DESTE MEIO GANHAR: FORÇA, AGILIDADE, COORDENAÇÃO E EQUILÍBRIO.

COMO SURGIU A MODALIDADE

A TRAVE É UM APARELHO PRESENTE EM TODAS AS COMPETIÇÕES OFICIAIS DO SEXO FEMINIMO. A TRAVE É UMA BARRA REVESTIDA COM MATERIAL ADERENTE, REVESTIDO COM COURO OU CAMURÇA, SITUADA GERALMENTE A 1,25 METROS DO CHÃO, COM CINCO METROS DE COMPRIMENTO E DEZ CENTÍMETROS DE LARGURA, ONDE A ATLETA DEVE EQUILIBRAR-SE E REALIZAR TODO SEU GRAU SEM DESEQUILIBRAR-SE.

CARACTEREIZAÇÃO DA TRAVE

OS GRAUS OBRIGATÓRIOS VARIAM DO NÍVEL DE ELEMENTOS QUE A ATLETA ESTÁ CAPAZ DE EXECUTAR. A PONTUAÇÃO VARIA DO NIVEL MAIS BAIXO 1 (O MAIS SIMPLES) E O NÍVEL MAIS ALTO 5 (O MAIS DESAFIADOR E MAIS COMPLEXO)

NO INÍCIO DA COMPETIÇÃO AS ATLETAS COMEÇAM COM OS PONTOS MÁXIMOS DO GRAU E VÃO SENDO DESQUALIFICADAS CONFORME OS ERROS DELAS, PODENDO SER ELES: A FALTA DE UM ELEMENTO NO GRAU, UMA QUEDA, OU A FALTA DE POSTURA CORPORAL EM CIMA DO APARELHO. HAVENDO A PONTUAÇÃO DE DIFICULDADE E A PONTUAÇÃO DE EXECUÇÃO.CASO A ATLETA CAI DE CIMA DA TRAVE RETIRA 1 PONTO AO GRAU

AS ATLETAS TEM APENAS 90 SEGUNDOS PARA REALIZAR OS GRAUS DELAS, HAVENDO GRAUS MAIS DIFÍCEIS, TENDO AS ATLETAS DE FAZER ELEMENTOS MAIS COMPLEXOS(MORTAIS, RODAS, PINOS, SALTOS) SEM SE DESEQUILIBRAREM, TENDO DE UTILIZAR TODO O COMPRIMENTO DA TRAVE.

AS REGRAS BASE DA TRAVE SÃO:

REGRAS BASE DA TRAVE

A ATLETA NÃO PODE MEXER EM SI PRÓPRIA (EXEMPLO: AJEITAR O MAIÔ, O CABELO, ETC), POIS A PARTIR DAÍ SERÃO LHE TIRADOS PONTOS, A GINASTA NÃO PODE FAZER O MESMO TANTO NA TRAVE, QUANTO NOS RESTANTES APARELHOS GIMNISTICOS, E COM OS RAPAZES IGUAL.

A ATLETA AO FAZER O SALTO DE SAÍDA DA TRAVE TERÁ DE AGUARDAR POR VOLTA DE 3 SEGUNDOS E APRESENTAR-SE AO JÚRI.

NO ÍNCIO DO GRAU A ATLETA TÊM DE SE APRESENTAR, E NO FINAL DO MESMO TERÁ DE SE APRESENTAR AO JÚRI NOVAMENTE

A ATLETA TERÁ DE TER UMA POSTURA CORPORAL ADQUEADA, TENDO DE TER OS PÉS ESTICADOS, OLHAR EM FRENTE, OS BRAÇOS TEM DE FAZER UM ÂNGULO DE 45º GRAUS RELATIVAMENTE AO TRONCO. CASO A ATLETA NÃO TENHA ESSA POSTURA CORPORAL SERÁ DESCONTADA.

AS REGRAS BASE DA TRAVE SÃO:

REGRAS BASE DA TRAVE

SAÍDA EM MEIA PIRUETA: SERÁ EXECUTADA COM, O CORPO TENDO O MESMO DE ESTAR JUNTO E FIRME, AO FAZER O MOVIMENTO PARA A SAÍDA, APENAS TEMOS DE OLHAR EM FRENTE E FAZER UM ÂNGULO DE 180º GRAUS, E PARA CONSEGUIRMOS REALIZAR A ROTAÇÃO NO AR, TEMOS DE DAR UM GRANDE IMPULSO, E NO FINAL DO SALTO TEMOS DE NOS EQUILIBRAR, E APRESENTAR AO JÚRI/PROFESSOR.

O AVIÃO: SERÁ EXECUTADO APENAS COM UM PÉ, A OUTRA PERNA TERÁ DE FAZER UM ÂNGULO DE 45º GRAUS, EM RELAÇÃO Á OUTRA, TEMOS DE OLHAR EM FRENTE, E ESTICAR BEM O PÉ, AS PERNAS E OS BRAÇOS

A VELA: SERÁ EXECUTADA COM OS BRAÇOS POR BAIXO DA TRAVE, E O TRONCO, JUNTAMENTE COM AS PERNAS TERÃO DE SE ELEVAR, FICANDO APENAS APOIADA PELO PESCOÇO, E O CORPO TERÁ DE FORMAR UM ÂNGULO DE 90º GRAUS.

OS PRINCIPAIS GESTOS SÃO:

PRINCIPAIS GESTOS E COMPONENTES

ADQUIRI CONHECIMENTOS SOBRE COMO FUNCIONA A PARTE JURÍDICA NAS COMPETIÇÕES E SOBRE AS TABELAS DE PONTUAÇÃO.

O QUE APRENDI COM O TRABALHO

https://senhoresporte.com/trave-de-equilibrio/#:~:text=Uma%20rotina%20de%20trave%20de%20equil%C3%ADbrio%20n%C3%A3o%20pode,de%20trave%20de%20equil%C3%ADbrio%20%C3%A9%20a%20pr%C3%B3pria%20trave.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Trave_ol%C3%ADmpica

http://www.ginastica-almada.pt/ginaacutestica-de-aparelhos.html

BIBLIOGRAFIA

OBRIGADA!!