Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

CONCEPT MAP

juju nobre

Created on January 26, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

os processos mentais

trabalho realizado por: Juliana Silva nº16 turma: 12ºJ
Start

Principios de proximidade

sentidos

Indicadores

limiares

sensação

Perceção

Constância percetiva

adaptação sensorial

1. A cognição

Write a title here

Write a title here

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur

inteligência

aprendizagem

Write a title here

Write a title here

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur

memória e atenção

processos

memória

Esquecimento

teorias

constância percetiva

A constância percetiva, é o mecanismo que estabiliza o mundo que nos rodeia, garantindo-lhe imutabilidade em termos de tamanho, forma, localização, brilho e cor.

indicadores monoculares de profundidade

paralaxe de movimento

tamanho relativo

interposição (sobreposição)

gradiente de textura

prespetiva linear

sombra e luz

teoria da intreferência

teoria da degradação

Info

atenção

memória

VS

É uma capacidade cognitiva, que permite a fixação da mente num determinado objeto. onde os sentidos estão focados em certos aspectos do ambiente e o sistema nervoso central está focado em responder a estímulos.

Habilidade para adquirir e conservar informações ou representações da experiência passada com base nos processos mentais de codificação, retenção e recuperação. É um campo complexo de processos baseados em mecanismos biológicos e psicológicos.

Inteligência

Capacidade de assimilar conhecimentos, recordar acontecimentos e recuperar eventos passados, utilizar corretamente o pensamento e a razão, aplicar conhecimentos em situações novas, adaptar-se ao meio e às suas transformações, estabelecendo prioridades e selecionando recursos para a concretização de objetivos e para a resolução de problemas.

Limiar absoluto

Limiar diferencial

VS

É quando a diferença mínima necessária entre dois estímulos para que sejam reconhecidos, como distintos um do outro

Quando a quantidade mínima de energia que um estímulo tem de ter para ser identificado em pelo menos cinquenta por cento das vezes em que ocorre.

Aprendizagem

AprendizagemMudança relativamente estável e duradoura do comportamento ou das capacidades do indivíduo, adquirida como resultado a observação prática, estudo ou experiência, que se traduz num aumento do seu repertório de competências e saberes.

cognição

A cognição é uma função psicológica individual ou coletiva que atua na aquisição do conhecimento e que se dá através de alguns processos tais como: perceber, memorizar, aprender, raciocinar, imaginar, resolver problemas, etc.

memória sensorial (MS)

memória de longo termo (MLT)

memória de curto termo (MCT)

Adaptação sensorial

Adaptação sensorial: É a tendência para o declínio da capacidade de resposta a estímulos imutáveis, conteste ou repetitivas. (Exemplo: Quando sentes um cheiro a perfume por um tempo, mas após alguns minutos o nariz costuma-se ao cheiro e fica menos intenso, porque os receptores olfativos adaptaram-se. É como quando entras numa sala com um cheiro forte inicialmente, mas depois de um tempo habituaste ao cheiro e nem notas mais.).

O que é a perceção?

A perceção é o processo ativo de organização e interpretação das informações sensoriais. Difere da sensação, na medida em que é uma atividade cognitiva pela qual conferimos sentido e significado à informação sensorial, isto é, transformamos em conhecimento significativo os estímulos do meio.

Memória

Atenção

É um processo cognitivo que permite a fixação da mente num determinado objeto, em que os sentidos estão focados em certos aspectos do ambiente e o sistema nervoso central está focado em responder a estímulos.

É a habilidade para adquirir e conservar informações ou representações da experiência passada com base nos processos mentais de codificação, retenção e recuperação.

processos da memória

recuperação

codificação

armazenamento

Transformação das informações do meio em representações e códigos

Arquivamento da informação armazenada

Acesso à informação armazenada

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

processos emocionais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

processos motivacionais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

processos cognitivos

memórias implícitas

memórias explícitas

VS

Incluem factos e proposições. Dizem respeito a coisas que sabemos por termos lembranças. Distingue-se entre memória episódica ou anti biográfica e memória semântica e são memórias declarativas. Exemplo: Cor de olhos de alguém conhecido?

incluem procedimentos e ações. Coisas que sabemos, mas nas quais não pensamos de forma consciente, são hábitos e capacidades motoras. Exemplo: andar de becicleta

Proximidade

tendemos a preferir formas mais harmoniosas e contiuas, em vez de descontinuas ou desarticuladas

continuidade

semelhança

Fechamento

Elementos espacial ou temporalmente próximos tendem a ser reunidos na mesma configuração, ou seja, os elementos próximos são percebidos como parte de um grupo.

Elementos semelhantes tendem a ser reunidos em uma mesma configuração, ou seja tendemos a agrupar itens de acordo com as suas semelhanças.

Tendemos a completar objetos que não estão, isto é, que apresentam lacunas. Sempre que possível tentamos organizar itens em figuras familiares.