Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

O amor é uma companhia.

17292 Inês Pinto Pereira Leite

Created on January 25, 2024

Apresentação

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

ALBERTO CAEIRO O amor é uma companhia

Realizado por Leite

O amor é uma companhia. Já não sei andar só pelos caminhos. Porque já não posso andar só. Um pensamento visível faz-me andar mais depressa E ver menos, e ao mesmo tempo gostar bem de ir vendo tudo. Mesmo a ausência dela é uma coisa que está comigo. E eu gosto tanto dela que não sei como a desejar. Se a não vejo, imagino-a e sou forte como as árvores altas. Mas se a vejo tremo, não sei o que é feito do que sinto na ausência dela. Todo eu sou qualquer força que me abandona. Toda a realidade olha para mim como um girassol com a cara dela no meio.

O amor é uma companhia

. O sujeito poético expressa que não lhe faz sentido andar sozinho, pois sem a sua companhia, o amor, está só. . Mesmo estando ausente na vida deste, ela é a sua força, mas igualmente a sua fraqueza. Ganha as suas forças pensando nela, como também as perde na ausência dela. . O sujeito não consegue encontrar maneira de a enfrentar, ficando num estado de constante confusão e insegurança. As suas forças abandonam-o, estas mesmas forças que o fazem quem ele próprio é. . É obrigado a enfrentar a realidade, apenas para se deparar com a cara do seu amor no centro de um girassol.

O amor é uma companhia

1890 Impressionismo Claude Monet Francês Elementos significativos :- Girassóis - Paleta cromática - Espaço físico - Postura / expressão facial

Retrato de Suzanne Hoschedé com girassóis

Sensações experienciadas após a análise do poema/quadro. Explicitação do porquê da escolha da imagem para o excerto.
Mensão honrosa!

Apreciação crítica

Campo de Papoulas 1873 Claude Monet
Disciplina de PortuguêsAgrupamento Agil Paes Professora Maria Garcia Ano letivo 23/24

Obrigado pela vossa atenção!