Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

a inteligencia

Rachell Santos

os processos cognitivos

íNDice

webgrafia

conclusão

Teorias da inteligencia

Teoria triárquica da inteligencia

A inteligencia é

Robert Sternberg

inteligencia triárquica

o que é a inteligencia

introduçáo

Este trabalho surge no ambito da disciplina de Psicologia e consiste explorar sobre os processos cognitivos e a teoria Triárquica de Sternberg. Onde a Inteligencia é fundamental, entender como pensamos, aprendemos e resolvemos problemas é crucial. No trabalho vamos mergulhar mais sobre esse assunto e descobrir como a teoria Triárquica nos ajuda a compreender a complexidade da inteligencia humana.

introdução

Ser inteligenteé....

Adaptar-se ao seu meio ambiente

Explorar conhecimentos

Enfrentar situações novas e resolver problemas

Aprender a partir da experiencia

Raciocinar de forma criativa, adequada e adaptativa

o que é a

inteligencia

A capacidade de assimilar conhecimentos, recordar acontecimentos e recuperar eventos passados, utilizar corretamente o pensamento e a razão, aplicar conhecimentos em situações novas, adaptar-se ao meio e ás suas transformações, estabelecendo prioridades e selecionando recursos para a concretização de objetivos e para a resolução de problemas.

a inteligencia é:

Robert Sternberg

Teoria Triárquica

Psicólogo estado-unidense. É professor e invertigador na Universidade de Tufts em EUA. Nas décadas de 1980-1990 propos a teoria triárquica da inteligencia. A sua pesquisa tem sido impulsionada pelo seu percurso pessoal, nomeadamente pela histótia e experiencia do seu insucesso escolar.

PráticaAplicarUsarUtilizar

AnalíticaAnalisarCompararAvaliar

Criativa PlanearCriarInventar

Teoria Triárquica da Inteligencia

Teorias da inteligencia

  • Inteligencia criativa- capacidade para ir além dos dados, planear, criar e inventar ideias novas e interessantes que permitam resolver problemas novos.
  • Inteligencia analítica- capacidade para analisar, comparar e avaliar ideias, resolver problemas conhecidos e tomar decisões.
  • Inteligencia prática- capacidade para transformar a teoria em prática, isto é, transformar as realizações humanas abstratas em produção práticas.

Para Robert Sternberg há tres maneiras diferentes de se ser inteligente;

A teoria de Sternberg valoriza a criatividade, Considerando-a um processo que exige o equilíbrio e a aplicação dos tres aspetos essenciais da inteligencia: Criativa, Analítica e Prática. A inteligencia criativa é uma ponte entre as outras duas inteligencias.

Para SternBerg, uma compreensão adequada da inteligencia implica a interacção destas tres dimensões.

Interacção das Tres Dimensões

Inteligencia triárquica

Para SternBerg, algumas das inteligencias de Gardner são meramente talentos que as pessoas possuem de forma diferenciada. Considera que se deve dar importancia aos tipos de inteligencia que não variam ou variam pouco em diferentes culturas.

A Teoria Triárquica da Inteligencia humana procura explicar, numa perspetiva de integração, a relação entre:

Teoria Triárquica da Inteligencia

teoria Triárquica

Inteligencia e mundo interior do indivíduo- mecanismos mentais subentendidos no comportamento inteligente.Inteligencia e mundo exterior do indivíduo- O emprego dos mecanismos mentais interiores na vida quotidiana no sentido do ajustamento ao meio.Inteligencia e experiencia- o papel mediador da experiencia de vida entre os mundos interno e externo do indivíduo.

Na prática, esses componentes interagem decidir o tema e fazer pesquisa ocorrem antes da redação. Os planos podem mudar com novas informações e podem ser ajustados se certos aspetos forem fáceis que outros.

  • Os Metacomponentes são usados para decidir sobre o tema, planear, monotorizar a escrita, e avaliar o trabalho.
  • Os componentes de desempenho são usados para a redação.
  • Os componentes de aquisição de conhecimento são usados para pesquisa

como a inteligencia relaciona-se com o mundo interno

teoria triárquica

Essa parte da teoria enfatiza o processo da informação que pode ser concebido em função de tres diferentes tipos de componentes: metacomponentes; componentes de desempenho; componentes de aquisição de conhecimento. Os componentes são altamente independentes.

Segundo a teoria triárquica, tarefas relativamente novas, como visitar um país estrangeiro ou aprender uma nova língua, demandam mais da inteligencia de uma pessoa. Porém, tarefas completamente desconhecidas podem ser esmagadoras. As tarefas intelectualmente estimulantes são aquelas que desafiam sem sobrecarregar, seguindo a ideia de zona de desenvolvimento proximal de Vygotsky, onde o aprendizado é otimizado em tarefas que são desafiadoras, mas nao excessivamente difíceis.

como a inteligencia relaciona-se com a experiencia

teoria Triárquica

A teoria de Sternberg explora como a experiencia anterior influencia os tres componentes do processamento da informação. Desde tarefas completamente novas até aquelas muito familiares, a familiaridade com uma tarefa pode automatizar aspectos dela, exigindo menos esforço consciente. Tarefas novas demandam uma inteligencia diferente daquelas com procedimentos automáticos desenvolvidos.

como a inteligencia relaciona-se com o mundo externo

teoria triárquica

Segundo a teoria triárquica, as pessoas podem aplicar a sua inteligencia em diversos tipos de problemas, podendo ser mais habilidosas em problemas abstratos ou concretos. Ser inteligente não significa se destacar em todos os aspectos da inteligencia, mas sim conhecer suas próprias habilidades e limitações, buscando maximizar as habilidades e lidar com as fraquezas de forma eficaz.

A teoria triárquica sugere que os componentes da inteligencia são aplicadas á experiencia para tres funções no mundo real: Adaptação aos ambientes existentes, modelagem dos ambientes presentes para criar novos e seleção de novos ambientes. Adaptação envolve a se ajustar a novos ambientes, como na transição para a universidade. Modelagem implica em influenciar ou moldar o ambiente, como escolher disciplinas e atividades., Se a adaptação ou modelagem não são possíveis, a seleção de um novo ambiente pode ser considerada, como mudar de universidade.

conclusão

O trabalho sobre o tema a Inteligencia revela-se fundamental para compreendermos as complexidades de ser humano e do mundo que nos rodeia. A inteligencia é um fenómeno multifacetado, e ao explorar este tema, somos desafiados a questionar conceitos e a desenvolver uma nova visão mais clara sobre o que significa ser inteligente.

bibliografia/WEbgrafia

  • Manual: Nós de novo (André Leonor e Felipe Ribeiro)
  • Wikipedia:https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_Tri%C3%A1rquica_da_Intelig%C3%AAncia
  • Slide: https://pt.slideshare.net/jbarbo00/inteligncia