Chuvas ácidas
sofia henriques
Created on January 24, 2024
More creations to inspire you
TALK ABOUT DYS TEACHER-TEACHER
Presentation
TALK ABOUT DYS WITH TEACHER
Presentation
ESSENTIAL OILS PRESENTATION
Presentation
ANCIENT EGYPT FOR KIDS PRESENTATION
Presentation
CIRQUE DU SOLEIL
Presentation
YURI GAGARIN IN DENMARK
Presentation
EIDIKO JEWELRY
Presentation
Transcript
Sofia Henriques, Sofia Carvalho e Francisco Monteiro9º 4º
chuvas ácidas
bibliografia
como evitar as chuvas ácidas
porque ocorrem?
efeitos das chuvas ácidas
o que são?
Indíce
O que são?
O que são?
A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigênio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações. Essa acidificação do solo e das águas superficiais exerce efeitos devastadores nos ecossistemas e representa um grave perigo para os seres vivos.
Porque ocorrem?
Porque ocorrem?
Dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e amoníaco são três poluentes, que podem ser transportados a grandes distâncias a partir de seus focos de origem, oxidam quando entram em contato com a atmosfera originando a formação de ácido sulfúrico e ácido nítrico. Tais ácidos dissolvem-se nas gotas de água das nuvens e caem na superfície terrestre como chuva ácida, que também pode ser em forma de neve ou nevoeiro.
Efeitos das chuvas ácidas
Como evitar as chuvas ácidas
Efeitos das chuvas ácidas
O pH da chuva sofre alterações quando combinada com o ácido sulfúrico e o ácido nítrico, por isso, quando a chuva cai sobre o solo e as águas, altera suas características químicas colocando em perigo o equilíbrio dos ecossistemas. É o que se conhece como acidificação do meio ambiente, um fenômeno que tem graves efeitos: Os oceanos podem perder biodiversidade e productividade. A queda do pH das águas oceânicas prejudica o fitoplâncton, fonte de alimento de diferentes organismos e animais, o que pode modificar os níveis tróficos e acarretar a extinção de diferentes espécies marinhas. A chuva ácida também afeta o patrimônio artístico, histórico e cultural. Além de corroer os elementos metálicos de edifícios e infraestruturas, deteriora o aspecto externo dos monumentos quando depositada sobre eles. O maior dano verifica-se nas construções calcárias, que se dissolvem pouco a pouco devido ao efeito dos ácidos e da água entre outros.
Como evitar as chuvas ácidas
Uma vez que o ser humano é seu principal causador, a solução para o problema da acidificação do meio ambiente está nas mãos da população: para suavizar a chuva ácida, é urgente reduzir as emissões poluentes. Para tal, é necessário que exista um compromisso em âmbito governamental e empresarial que impulsione tais mudanças, por exemplo:
- Filtrar e desintoxicar a água utilizada pelas fábricas antes de devolvê-la aos rios;
- Reduzir a emissão de gases poluentes por parte da indústria;
- Proteger as gerações futuras através do uso de energias limpas, ao invez dos combustíveis fósseis;
- Diminuir o consumo energético nas fábricas e empresas;
- Potencializar a inovação e as novas tecnologias orientadas para a otimização do consumo energético e o desenvolvimento de energias limpas;
- Plantar árvores para que absorvam o ar poluído;
- Conscientizar a população sobre a importância da redução do consumo de energia nas casas;
- Estimular o uso do carro elétrico e de outros veículos não poluentes, como a bicicleta.
Bibliografia/ webgrafia
- https://www.iberdrola.com/sustentabilidade/chuva-acida
- manual: Geovisão 9º ano
- google imagens