Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

WATERCOLOR AND PAINTBRUSHES PRESENTATION

Iara Freitas Fernandes 7BM

Created on January 24, 2024

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Iara nº 10 8ºB

FÓrum de Leitura

6. Recomendação da obra

5. Poema

4. Breve resumo da obra

3. Informações sobre a obra

2. Informações sobre a autora

1. Introdução

ÍNDICE

Neste trabalho, realizado no âmbito da disciplina do fórum de português, vou apresentar o livro A Lua De Joana de Maria Teresa Maia Gonzales.

Introdução

Informações sobre a autora

Maria Teresa Maia Gonzalez nasceu em Coimbra, em 1958. Foi professora de Português, Inglês e Francês, no ensino particular e público, entre 1982 e 1997, em Alverca do Ribatejo, Manique e Lisboa. Muito cedo sentiu despertar o gosto pelas histórias ouvidas e lidas em família. Por volta dos nove anos, começou a sentir o gosto pela escrita, escrevendo poemas e histórias com regularidade. Iniciou a sua carreira na escrita em 1989, quando ainda era professora. A su obra mais conhecida é a lua de joana.
Autora: Maria Teresa Maia Gonzales Editora: Bertrand Número de páginas: 175

Informações sobre o Livro

Joana, uma rapariga de 14 anos teve uma grande perda na sua vida, a morte da sua melhor amiga Marta para uma overdose. Depois desse acontecimento na vida dela, começou a escrever cartas para a Marta, para sentir a presença dela. Joana não tinha uma família muito fácil, o seu pai era ausente, porque estava sempre a trabalhar. A sua mãe não lhe dava atenção, porque a Joana não gostava de moda. O seu irmão mais conhecido como Pré-histórico ou Traumatizado, pois era o coitadinho da mãe. A avó Ju era a única pessoa com quem ela conversava, pois tinha tempo e compreensão para os seus problemas. Quando a avó faleceu a Joana perdeu na sua família a única pessoa que a compreendia.

A lua de Joana

Depois da morte da Marta, a Joana continuou a falar com a família da sua amiga, principalmente com o irmão Diogo, depois de muitas tentativas por parte dela. Ele estava muito abalado com a morte da sua irmã e para agravar a situação os seus pais separaram-se. Quando não aguentou mais, juntou-se com alguns dos amigos da Marta e aos poucos seguiu o mesmo caminho das drogas. Joana, andava com o Diogo e os seus amigos e acabou por experimentar droga. Depois de todos estes acontecimentos notou-se uma descida significativa nas notas da Joana, o que levou á preocupação dos pais. Na tentativa de largar as drogas, com acompanhamento médico, mas sem o devido acompanhamento da familia, a Joana morre de uma overdose. A história termina com o pai da Joana a ter finalmente tempo para algo que não seja o trabalho.

Breve Resumo do livro

" Às vezes cruzamo-nos no corredorE eu acendo a luz para te ver melhor. Jantamos juntos na noite de natal Porque senão até parecia mal. Deito-me sempre sem te ver chegar E quando acordo já fote trabalhar. Mudei de penteado e tu nem reparaste Chamei-te muitas vezes e nem para trás olhaste. Apesar de tudo, não quero mais nenhum És um pai fantasma, mas pai só há um..."

poema da Joana para o pai

Eu gostei deste livro, pois é um livro que retrata os problemas na adolescência.Eu recomendo este livro, para quem gosta de ler, pois é um livro viciante mas perde um bocadoo desinteresse no meio e recuperasse no final.