Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Kael Jorge Nº 8

Memorial do Convento - Capítulo 23

Resumo do Cap 23

• Transporte de 18 estátuas de santos para Mafra• S.Vicente e S.Sebastião; • Santa Isabel Rainha da Hungria, Santa Clara e Santa Teresa; • S.Francisco; • S.Domingos e S.Inácio; • S.Bento, S.Bruno e S.Bernardo; • S. João de Deus; • João da Mata, Francisco de Paula, Caetano, Félix de Valois, Pedro Nolasco e Filipe Neri, Citações:• “A frente (...) vão S. Vicente e S. Sebastião (..) a seguir vêm as damas. (...) As três santas (...) parecem minorcas ao pe deles, mas as mulheres não se medem aos palmos”• “Dezoito estátus em dezoito carros, juntas de bois à proporção, homens às cordas na conta do já sabido, porém não é isto aventura que se compare com a pedra de Benedictione.”

Deslocação, a pé, dos 30 noviços do convento de S.José de Ribamar até Mafra nas vésperas de sagração do convento Mestres de noviços: Frei Manuel da Cruz e Frei José deSanta Teresa Citações:“Pobres moços, pobres passarinhos implumes (...) tinham agora de caminhar descalços seis léguas, por montes e vales, sobre pedras e lama, caminhos tão ruins.” O “Entraram assim em Mafra, recebidos triunfalmente, tão magoadinhos dos pés, tão transportados de fé, (...) nem ao descarregar das estátuas assistiram .”

Regresso de Baltasar a casa após o trabalho como boieiro Citação: “Baltasar não tem espelhos, a não ser estes olhos que o estão vendo a descer o caminho lamacento para a vila, e eles são que lhe dizem, Tens a barba cheia de brancas Baltasar, tens a testa carregada de rugas, Baltasar, tens encorreado o pescoço, Baltasar, já te descaem os ombros, Baltasar, nem pareces o mesmo homem, Baltasar (...) “ “como o tempo passou, como eu me tornei velho, ainda ontem era a flor do bairo, e hoje nem bairro nem flor.”

Ida de Baltasar e Blimunda para o convento de mafraCitações:“Queres ir ver as estátuas, Blimunda, o céu deve estar limpo e a lua não tarda aí,Vamos, respondeu ela. A noite estava clara e fria. Enquanto subiam a ladeira para o alto da vela, a lua nasceu, enorme, vermelha, recortando primeiro as torres sineiras, os alçados irregulares das paredes mais altas, e, lá para trás, o testo do monte que tantos trabalhos trouxera e tanta pólvora consumira.”Baltasar anuncia ida ao Monte Junto no dia seguinte:“(...) amanhã vou ao monte junto ver como está a máquina, passaram seis meses desde a última vez, como estará aquilo (...)““Descansa mulher que o meu dia ainda não chegou “

Partida de Baltasar para Monte juntocitação: “Quando amanheceu, Baltasar disse, Vou ao Monte Junto, e ela levantou-se, entrou em casa, na meia escuridão da cozinha procurou e encontrou algum alimento (...) trazia também o alforge de Baltasar, dentro dele meteu a comida e as ferramentas, sem esquecer o espigão de ferro, de maus encontros ninguém está livre.” “ Abraçaram-se os dois no recato duma árvore de ramos baixos, entre as folhas douradas do outono, pisando outras que já se confundiam com a terra (...) Não tardes por lá Baltasar, Dorme tu na barraca, posso chegar já de noite, mas, se houver muito que consertar, só venho amanhã, Bem sei, Adeus Blimunda, Adeus Baltasar.”

Recursos expressivosMetáfora : . como o tempo passou, como eu me tornei velho, ainda ontem era a flor do bairo, e hoje nem bairro nem flor.” Personificação: “Uma nuvem solitária veio do mar (...) e por um longo minuto cobriu a lua. (...) A nuvem afastou-se para dentro da terra maneira de dizer, pela terra dentro...

Narrador• Omnisciente Conhecimento total do passado, presente e futuro.• Heterodiegético surge na terceira pessoa e não participa na ação.