Apresentação Quadro Animado
marta gouveia
Created on January 22, 2024
More creations to inspire you
CIRQUE DU SOLEIL
Presentation
YURI GAGARIN IN DENMARK
Presentation
EIDIKO JEWELRY
Presentation
PRODUCT MANAGEMENT IN MOVIES & TV SHOWS
Presentation
A GLIMPSE INTO CAPE TOWN’S PAST
Presentation
VEGETARIANISM
Presentation
ALTERNATIVE DIETS
Presentation
Transcript
Mapa de ideias e plano de sessão de escrita criativa
Formação Como penso, sou, sinto e escrevo - ASPL
Start
Roteiro/Plano de aula
Competência e aprendizagens essenciais a desenvolver
- Competência:
- Linguagem e texto;
- Relacionamento interpessoal.
- Pensamento crítico e criativo
- Aprendizagens essenciais:
- Falar com clareza e articular
- Seleção de informação relevante para um
- Escrever textos organizados em parágrafos, de acordo com o género textual que convém à finalidade comunicativa;
- Descrever pessoas e paisagens em função de diferentes finalidades e géneros textuais
Duração e material
Público alvo: turma 6.º anoDuração: 1 aula de 50 minutos; Material: Computador; Livro " O Rapaz ao fundo da sala" eFlashcards.
Estratégias/atividades a desenvolver
1- Ler um pequeno excerto do livro " O rapaz ao fundo da sala"2- Pequeno debate de ideias sobre a chegada de um estrangeiro à turma: como devemos ajudar; a importância de respeitar culturas diferentes;3- Divisão da turma por filas;4-Proposta de um desafio de escrita criativa;5- Visualização de um mapa de ideias no quadro interativo e colocação de "flashcards" no quadro;6- Audição das propostas e preenchimento do mapa de ideias de forma mais concreta.7- Escrita de um texto coletivoAprendizagens essenciais:Escrever textos organizados em parágrafos, de acordo com o género textual que convém à finalidade comunicativa.Descrever pessoas e paisagens em função de diferentes finalidades e géneros textuais
Mapa de ideias
01
Apresentação do mapa de ideia à turma
A nossa escola tem uma grande percentagem de alunos estrangeiros. Todos os meses chegam colegas novos que estão no nosso país à procura de melhores condições de vida, paz e segurança.Tendo como base este mapa de ideias e a nossa experiência vamos criar um texto coletivo sobre este tema.
Apresentação de "Flashcards"
02
+ info
preenchimento do mapa de ideias
03
Preenchimento do mapa de ideias
A turma foi dividia por filas.Cada fila tem um espaço do mapa de ideias para preencher e fazer as escolhas.Quando todos as filas terminarem o trabalho a professora regista no mapa de ideias que está projetado no quadro interativo.
Construção do texto
Agora com este trabalho realizado já é possível realizar o texto de escrita criativa.Os alunos apresentam sugestões e fazemos registo no caderno diário e num documento word.Posteriormente, este texto será publicado no Jornal da Escola.
escrita do texto coletivo Resultado final
04
" Laços inquebráveis" Numa tranquila tarde de sábado, enquanto folheava os livros empoeirados e mergulhava nas histórias fui interrompido pelo meu filho João. - Pai, quem é aquela rapariga que está na fotografia ao teu lado ?"-Ah, João, aquela é a minha amiga de longa data, Olena. Foi uma amizade que nasceu em tempos muitos difíceis. Vi que o João ficou intrigado e sentou-se ao meu lado. Os seus olhos brilhavam com curiosidade e ansioso por ouvir a minha história. E assim, em escassos segundos, estava novamente em 2023 no 6.º ano de escolaridade. -Sabes João, há muitos anos, durante os sombrios dias da guerra na Ucrânia, conheci Olena, uma rapariga refugiada que veio para o nosso país à procura de paz e segurança. Conheci-a no dia que regressei à escola depois de umas longas férias de verão. Olena ficou na minha turma. Era uma rapariga muito bonita, mas parecia muito assustada. Lembro-me que a diretora de turma falou connosco e tentou sensibilizar-nos para a situação da Olena. Disse-nos que ela não sabia falar português e não conhecia ninguém. O pai era o delegado de turma, por isso, senti que tinha o dever de ajudar a Olena. No primeiro intervalo fui ter com ela e com a ajuda do "google translate" tivemos a nossa primeira conversa. Sabes, João apesar das nossas diferenças culturais e linguisticas a nossa cumplicidade foi imediata. Ficamos amigos logo nesse momento. Lembro-me que a Olena partilhou comigo as suas histórias, como era o seu país antes da guerra e o seu desejo de regressar para fazer a mudança naquele lugar que tanto gostava. Fomos amigos inseparáveis até ao 9.º ano. Quando nos preparavamos para matricular para o 10.º ano Olena e a sua família decidiram regressar. Lembro-me desse dia com tristeza. Pedi aos teus avós para me levar ao aeoroporto para me despedir da Olena. Prometemos manter contacto. Foi à Olena que pedi ideias para surpreender a tua mãe e pedir que casasse comigo, foi a ela que contei que tu irias nascer. Mesmo longe a Olena continuou a ser parte da minha vida. -Pai, porque não conheco a Olena? Sabes, João... a Olena decidiu ser uma peça fundamental na reconstrução e na liberdade do seu país. Participou em manifestações e em debates políticos. Um dia o pai recebeu um email dos pais da Olena a contar-me que a tinhamos perdido para a guerra. - A sério, pai?!! Que história triste... Quando recordo a Olena só sinto felicidade, João. Conheci e vivi o verdadeiro valor da AMIZADE e isso João só me pode trazer alegria.
Do you have an idea?
With Genially templates, you can include visual resources to leave your audience speechless. You can also emphasize a specific phrase or fact that will be etched in the memory of your audience, and even embed external content that surprises: videos, photos, audios... Whatever you want!