Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Lara Xavier Carvalho Nº11 10B

A fixação do território

Silves

A Reconquista

Introdução

Estabelecimento de fronteiras

Reinados

Guerras

Index

01

introdução

Portugal estabeleceu a sua independência no século XII, e fixou o seu território num espaço de pouco mais de um século (1297),Portugal nasceu da Guerra entre os muçulmanos e os Castelhanos e foi dividido em senhorios e concelhos.os senhorios ficaram no norte do país, entre Douro e Minho, mas aos poucos foram se estendendo a Centro e Sul.Os senhorios eram Nobres e Cleros que assumiam os poderes de fundiários e os poderes públicos.Os concelhos, especialmente vilas e cidades concelhias dotadas de autonomia administrativa, contruíram uma barreira á expanção do regime senhorial.O rei era o orgão maximo que unia o pais de senhorios e concelhos e era o chefe de todos os habitantes.

Fixação do território

02

Reconquista

E foi isso que desencandeou a reconquista cristã da península Ibérica nos séc XII e XIII, onde Portugal nasceu como Estado independente e fixou o seu territorio nos fronteiras que se mantêm até hoje.

A religião oficial do império romano desde os finais do sécIV era o cristianismo, era indispensavel viver sem a igreja desde o nascimento á morte os sacramentos estavm sempre presentes e era o clero que os administrava. E era impenável não defender o cristianismo que era ameaçado por outras religiões.

03

Reis e as Suas Conquistas

Conquistas dos territórios

D. Afonso Henriques transformou o condado portucalense no reino de portugal, revelando-se contra o seu primo, a quem devia obdiência e lealdade, Embora, em 1143, Afonso VII tivesse reconhecido Afonso Henriques como rei na conferência de Zamora, o monarca português so ficou desvinculado da sujeição de Leão e Castela em 1179 com a Bula Manifestis Probatum, onde o Papa Alexandre III disignou Afonso Henriques como Rei, em troca de um pagamento anual em ouro.

Entretanto Afonso Henriques Prosseguiu com a conquista dos territórios mouros:

  • 1147: consolidou o dominio do Tejo, com as conquistas de Santarém e Lisboa, obeteve a seguir a posse de Sintra, Almada, Palmela;
  • 1157: Estabeleceu a presença portuguesa da linha do Sado, coma conquista de Alcácer do Sal;
  • 1159 e 1165: Beja e Évora.
Infelismente em 1185, faleceu o primeiro rei de Portugal, a quem a história chama de conquistador.

D. Afonso Henriques (1109?- 1185) Filho do conde D.Henrique e D. Teresa terá nascido no castelo de guimães.

Quem foi D. Afonso Henriques

D.Afonso II

(1211-1223) revelou-se um monarca de ação militar inferior, contudo as forças portuguesas avaçaram no Alentejo e intrevieram, ao lado dos castelhanos, Aragoneses e Franceses, derrotando os Mouros na batalha de Novas de Tolosa (1212).

D.Sancho I

(1185-1211) filho de Afonso Henriques. DEpois de duas expedicões vitoriosas ao Algarve, as forças portuguesas não resistiram aos ataques dos Almóadas e perderam as suas posições a sul do Tejo á exeção de Évora.

D. Afonso III

D. Sancho II

(1248-1279), xoncluiu-se a conquista do Algarve em 1249, quando o monarca se apoderou do território ainda em posse dos muçulmanos. O Norte cristão anexou para sempre o sul islâmico e a Reconquista portuguesa chegou ao fim.

(1223-1245), expandiu o território no Alentejo e no Algarve oriental, beneficiando do incentivo papal á cruzada contra os mouros.

04

Independênciae definição de fronteiras

  • 1128 Batalha de S. Mamede
  • 1140 Afonso Henriques intitula-se Rei dos Portugueses
  • 1142 Laços de indepêndencia de portugal com o papa
  • 1143 Tratado de Zamora
  • 1147 Conquistas de Santarém e Lisboa
  • 1165 Conquistas de Évora
  • 1179 Bula Manifestis Probatum
  • 1217 Conquista de Alcácer do Sal
  • 1232 Conquistas de Beja, Serpa, Moura
  • 1249 Conquistas de Silves e Faro
  • 1267 Tratado de Badajoz
  • 1297 Tratado de Alcanises

Independência e definição de fronteiras de Portugal

Datas

Entre a Reconquista (1249) e o estabelecimento de fronteiras (1297) decorreu case meio século, devido a vários conflitos de interreses com o reino de Leão e Castela. Em 1252, Afonso X de Leão e Castela reivindicou o ex-reino algarvio de Niebla, alegando que o respetivo rei mouro lho havia cedido. Para evitar guerra entre os dois reinos, o Papa interveio na celebração do Tratado de Paz em 1253. Afonso III casou com Beatriz filha ilegitima de Afonso X, e renunciou , temporaneamnete a favor do sogro, aos seus direitos como suserano do Algarve.Ápos novas negociações, celebrou-se o Tratado de Badajor (1267), que decidiu de vez quem ficava com as posses do Algarve.Afonso X transferiu o seu poder sobre este território para o seu neto D.Dinis (filho de Afonso III de Portugal e Beatriz de Castela).Em 1295-97, Portugal voltou ao velho conflito entre Castela ao participar na guerra civil que destruiu o reino, então em 1297 definio-se o Tratado de Alcanisses entre D.Dini e Fernando IV de Castela, acordaram casamentos reais e uma paz de 40 anos e fixaram-se limites territoriais entre os dois reinos.Portugal desistiu de tentar conquistar as terras de Aroche e Aracena e os direitos que possuia em Valença e Ferreira de Alcântara, Espargal e Aimonte. Em troca, recebeu Olivença, Campo Maior, São Félix dos Galegos e Ouguelae , na zona da Beira, Sabugal; ,Alfaiates, Castelo Rodrigo, Vila Maior, Castelo Bom, Almeida, Castelo Melhor e Monforte.Fazendo assim com que Portugal fixa-se definitivamente o seu territorio.

05

Silves a reconquista

Castelo de Silves

Cronologia:

  • 1031-1063 Taifa (reino) de Silves.
  • 1145-1150 2º Taifa de Silves.
  • 1189 Expedições de D.Sancho I ao Algarve e primeira conquista de Silves.
  • 1191 Investidas almóadas e perda de Silves.
  • 1249 Conquista definitiva de Silves.
  • 1253 Silves fica sob a soberania de Afonso X de Castela, sogro de D.Afonso III.
  • 1267 Transferência de soberania de Ailves para o infante D.Dinis, filho de D.Afonso III.
  • 1268 D.Afonso III é, de direito, rei de Portugal de do Algarve.

Silves- a reconquista de uma cidade do Al-Gharb al-Andalus

Os muçulmanos chamaram Al-Gharb al-Andalus a todo o territorio a ocidente e noroeste do Guadiana. O avanço da Reconquista reduziu o Al-Gharb á faixa de territorio que hoje é a província do Algarve, a cidade de Silves caiu defenitivamente na posse do reino de portugal.

Trabalho realizado por Lara Carvalho

Fim