Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Souro pires

Viagem a

START

Índice

1. Introdução

2. Souro Pires

3. O Solar dos Távoras

4. Os Távoras

5. O Processo dos Távoras

6. Conclusão

Introdução

Realizei este trabalho com o objetivo de consolidar o meu conhecimento, nomeadamente, acerca da família dos Távoras.

Souro Pires é uma freguesia portuguesa do município de Pinhel, com 16,19 km² de área e 473 habitantes (censo de 2021). Com uma atmosfera que remete ao charme rural, é rodeada por paisagens verdejantes e colinas suaves que oferecem paz e tranquilidade.

Souro Pires

Souro pires

As ruas estreitas e casas de pedra conferem um caráter pitoresco ao local, enquanto os campos agrícolas que se estendem pelos arredores mostram a ligação profunda com a terra. Além disso, esta aldeia, muitas vezes, preserva tradições locais, realizando festas e eventos que destacam a cultura e história do seu povo.

O Solar dos Távoras

  • O Solar dos Távoras foi construído no final do século XV/princípio do século XVI, na freguesia de Souro Pires.
  • Este imponente e notável edifício é considerado como o mais representativo das nobres casas do Distrito da Guarda, constituindo uma das poucas Casas Senhoriais que nunca deixou a família, sendo frequentemente imemorizada por esse mesmo motivo.
  • O solar possui planta retangular, com uma capela autónoma, de planta quadrada. A fachada principal é delimitada lateralmente por duas torres.

O SOLAR DOS TÁVORAS

  • A torre esquerda é composta por uma janela decorada por volutas.
  • O corpo central é constituido por uma fresta retangular e por uma janela quadrangular com mainel de mármore, que é decorada por motivos vegetalistas e fitomórficos.
  • A torre à direita é composta pelo portal principal, com arco de volta perfeita e por uma janela de ângulo.
  • No alçado lateral esquerdo, existe ainda um portal, de acesso ao pátio interno da casa, e a capela.

O SOLAR DOS TÁVORAS

  • O interior do solar encontra-se atualmente muito degradado. Dividido em três pisos, possui no centro do piso térreo um átrio com lanço de escadas, três compartimentos e pavimento lajeado. O segundo piso não tem pavimento nem cobertura, restando vestígios da existência de seis compartimentos. O piso superior perdeu o pavimento e a maior parte da cobertura.
  • As torres do solar tinham como função primitiva ser um elemento de defesa e de habitação, passando mais tarde a ser um sinal de importância e poder da família proprietária do solar.

Os Távoras

  • A família dos Távoras viveu na época medieval e tem ascendência em Ramiro II, rei de Leão, bisavô de Rosendo Hermiges, governador da povoação de Távora.
  • O título de marquês de Távora foi criado em 1669 e foi atribuído a Luís Álvares de Távora. Com este título distinguiu-se ainda, entre outros, D. Francisco de Assis de Távora, que D. João V nomeou vice-rei da Índia.

O processo dos Távoras

D. Francisco regressou a Portugal em 1754, mas a sua presença não agradou ao marquês de Pombal, que era hostil à alta nobreza.Num episódio de crueldade, Pombal mandou executar D. Francisco, a esposa e os dois filhos a 13 de janeiro de 1759, alegadamente por um plano para matar o Rei D. José I. Confiscou-lhes ainda os bens e fez extinguir o título nobiliárquico dos Távoras.

Discussão sobre oProcesso dos Távoras

Conclusão

A aldeia de Souro Pires possui bastante história e é lá que se localiza um solar que pretencia à família dos Távoras, uma família envolvida num dos casos mais chocantes do século XVIII em Portugal e que ainda na atualidade é motivo de discussão.

Mariana Silva

FIM

Provas da inocência

A culpa ou inocência dos Távoras é ainda discutida na atualidade.

Provas do crime