Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Start

Cesar, Carlos, Rodrigo, Tomásnº3 x 2 nº13 e 15 EM3 e AC11

Estados Unidos DA AMÉRICA - GLOBALIZAÇÃO

Semelhanças entre ambos

03

Presença portuguesa

02

História dos EUAInfluência na globalização

01

index

Guerra de Independência Americana 1783 Revolução Industrial Primeira Guerra Mundial Segunda Guerra Mundial Guerra Fria Século XXI

História dos EUAInfluência na globalização

Nas duas primeiras décadas do século XX emigraram para os EUA cerca de 130.000 portugueses. De 1900 a 1914, esse número representou 16,7% da nossa emigração. Em 1916 e 1920 a percentagem aumentou para 46,3% e 37,3%, respectivamente. Os anos 30 e 40 registam um acentuado decréscimo (11.372), motivado pela criação de quotas de emigração, pela grande recessão e pela instabilidade mundial. A partir de meados dos anos 50 (Vulcão dos Capelinhos) e nos anos 60, a emigração para a América torna a aumentar, sendo que, de 1960 a 1990, os EUA receberam, segundo números oficiais, 218.541 portugueses. O último censo americano, datado de 2000, indica um total de 1.173.691 portugueses e luso-americanos a residir nos EUA. A grande maioria dos membros da comunidade portuguesa trabalha por conta de outrem, na indústria, sendo já considerável o número daqueles que trabalham nos serviços e se destacam na área científica, no ensino e nas artes. Existe um número significativo de profissionais liberais. Há, neste momento, cerca de 95 cidadãos portugueses ou lusodescendentes eleitos a exercerem actividade política. Existem nos Estados Unidos da América 385 colectividades portuguesas e luso-americanas, compreendendo associações recreativas e culturais, clubes desportivos e sociais, fundações para a educação, bibliotecas, grupos de teatro, bandas filarmónicas, ranchos folclóricos, sociedades de beneficência e religiosas e casas regionais. Portugal tem, actualmente, Consulados Gerais em Boston, Nova Iorque, Newark e S. Francisco, Consulados em New Bedford e Providence e uma Secção Consular na Embaixada de Portugal em Washington.

Corrida ao ouro e na fundação de colóniasSéculo XX

Presença portuguesa

Portugal foi o pioneiro das viagens marítimas no fim do século XV e no início do século XVI, comparando com os Estados Unidos passado de cerca de 2 séculos foram colonizados através de embarcações marítimas pelos espanhóis e franceses. Como os EUA e Portugal tiveram lutas pela qual estavam a combater pela sua própria Independência, alguns exemplos disso foi a Guerra da Independência Americana (1775-1783) e em Portugal “Guerra da Restauração” (1640-1668) e também a Revolução dos Cravos (1974), quando Portugal conseguiu sair da ditadura que estava instaurada desde 1933 e que teve o seu término a 25 de abril de 1974. Portugal foi a maior potência mundial na primeira metade do século XVI, devido à descoberta do caminho marítimo para a Índia, controlo da rota das especiarias e também todas as colónias, ao longo da costa africana e a descoberta do Brasil em 1500. Os Estados Unidos hoje em dia são uma das principais potências do mundo a nível económico e bélico, como Portugal ambos os países fizeram parte do grupo de maiores potências nas suas épocas de auge enquanto país. Portugal tem uma forte ligação com a língua usada nos EUA (inglês), depois das relações diplomáticas de Portugal e Inglaterra, esta mesma relação começou quando Portugal ainda estava a lutar pela sua Independência enquanto Condado Portucalense. Também não nos podemos esquecer da história da Imigração em ambos os países, em Portugal através de imigrantes de ex colónias como por exemplo: Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde etc. Nos Estados Unidos a diferença cultural e étnica é bastante presente e infelizmente ainda ocorrem vários casos de racismo e preconceito entre etnias e culturas que estão presentes nos Estados Unidos devido à sua história dos tempos de escravidão.

Semelhanças entre ambos