Descobrindo o país
Maria Esther da Costa Guimarães
Created on January 16, 2024
Over 30 million people build interactive content in Genially.
Check out what others have designed:
MODALS 1 BACH MARIO GAME
Quizzes
ANIMALS BY CATEGORY
Quizzes
DRACULA ESL
Quizzes
TRUE FALSE GEOGRAPHY
Quizzes
ENGLISH SCHOOL VOCABULARY
Quizzes
PARTS OF SPEECH REVIEW
Quizzes
RECYCLING SORTING GAME
Quizzes
Transcript
Únidades geomorfologicasda SERRA DA ESTRELA
Joana S. e Esther G.
Indice
1. Introdução2. Geologia e geomorfologia 3. Localização4. Origem 5. Características morfológicas6. Importância7. Descrição das principais formas de relevo8. Estudo de um fenómeno geológico específico9. Conclusão
Introdução
A Serra da Estrela, situada na região do Centro, designa-se a cadeia montanhosa onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental. O seu ponto mais elevado, com 1993 metros de altitude e denominado Torre, torna-a na segunda montanha mais alta de Portugal.
Geologia e Geomorfologia
Elas são classificadas em montanhas, planaltos, planícies e depressões. As montanhas são as feições de relevo mais elevadas em altitude. Já as planícies possuem altitudes mais baixas e relevo bem suave. Os planaltos são formações associadas aos processos geomorfológicos provocados por agentes externos, como a erosão.
Geomorfologia
Em Portugal Continental individualizam-se três unidades geomorfológicas que apresentam características distintas tanto a nível morfológico como a nível geológico: Maciço Antigo ou Hespérico; Orlas Sedimentares Ocidental e Meridional; Bacias Sedimentares do Tejo e do Sado.
Também conhecido por Maciço Antigo e Maciço Hespérico, é uma grande unidade estrutural que ocupa a parte central e ocidental da Península Ibérica, formando o seu esqueleto geomorfológico e estendendo-se por cerca de sete décimos do território português.
As orlas sedimentares são constituídas por minerais não metálicos como o calcário, a argila, as margas, o caulino e o sal-gema, muito usados como minerais industriais e para construção.
As Bacias Sedimentares do Tejo-Sado constituem a unidade geomorfológica mais recente correspondente a uma depressão invadida pelo mar durante o Cenozóico, mas de pouca profundidade.
Localização
A Serra da Estrela, situada na região do Centro, designa-se a cadeia montanhosa onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental. O seu ponto mais elevado, com 1993 metros de altitude e denominado Torre, torna-a na segunda montanha mais alta de Portugal.
Origem
A descoberta foi feita recentemente por um pesquisador português, o Fábio Silva.Ele estudou profundamente os monumentos pré-históricos nos arredores da serra em busca de descobrir seu significado, o porquê a Serra da Estrela tem esse nome. Assim, ele constatou que o nome Serra da Estrela foi dado ainda por povos da pré-história que, durante o mês de abril, viam uma estrela de brilho intenso nascer sobre a região – a estrela de Aldebaran (a mais brilhante da constelação de Touro).
Características morfológicas
A serra da Estrela é constituída por extensos afloramentos de granitos, com idade entre 340 a 280 milhões de anos, intercalados com rochas metamórficas, como os xistos e os grauvaques, de idade entre 650 a 500 milhões de anos.
Importância
Por ser o ponto de mais elevada altitude em Portugal continental, este é um dos locais em que a chuva cai em maior abundância e onde a neve aparece com frequência, possibilitando a prática de desportos de inverno.
Descrição das principais formas de relevo
A serra destaca-se facilmente das terras baixas que a rodeiam pelo vigor do seu relevo. Este maciço apresenta-se como um planalto extenso cortado por vales profundos, onde o último período glaciário deixou fortes marcas. A posição geográfica e os efeitos das glaciações convertem a serra da Estrela num espaço singular em termos paisagísticos, biológicos e geológicos. É possível observar vales glaciários, com a sua característica forma em U, lagoas e charcos temporários de origem glaciária, moreias, campos de blocos erráticos e afloramentos graníticos imponentes, dos quais se destacam os Cântaros. Em todo o Planalto Superior é possível admirar múltiplos aspetos da flora e vegetação.
Biodiversidade da Serra da Estrela
O carácter único das zonas mais elevadas da serra e a sua situação geográfica determinam um isolamento reprodutor de populações de fauna e de flora que conduz à diferenciação em espécies, subespécies e variedades exclusivas, tais como a silene (Silene foetida foetida) ou a lagartixa-da-montanha (Iberolacerta monticola monticola). Em consequência, o Conselho da Europa, em 1993, designou uma área de 10 610 hectares como Reserva Biogenética, que representam aproximadamente 12% do total do Parque Natural.
Silene
Lagartixa-da-montanha
Covão Cimeiro
Lagoa da Francelha
Conclusão
Concluímos que a Serra da Estrela é uma unidade geomorfológica impressionante, com uma paisagem montanhosa deslumbrante, é um lugar incrível para explorar a natureza e aprender sobre a geografia de Portugal.
Here you can include a text to congratulate and wish your class luck at the end of the quiz.
End of the quiz!