Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Trabalho realizado por: André Baez Paçó

“NÓS, PORTUGUESES: NASCER PARA NÃO MORRER”

Título

“NÓS, PORTUGUESES: NASCER PARA NÃO MORRER” O título do documentário destaca o tema em foco: o envelhecimento progressivo da população em Portugal. Isso sinaliza que a taxa de mortalidade está superando a taxa de natalidade, enquanto a expectativa média de vida continua a crescer.

Tema abordado

O tema discutido focaliza a crise demográfica que Portugal enfrenta neste século. O país está experimentando um aumento significativo na população idosa, ao mesmo tempo em que o número de jovens nascendo para contribuir economicamente está diminuindo. Essa é considerada a maior crise demográfica em Portugal nos últimos anos.

A Frase do jornalista Carlos Daniel

No início do documentário, Carlos Daniel fala sobre como a vida em Portugal mudou. Em 1920, as pessoas viviam, em média, só 36 anos. Mas, com avanços na saúde, alimentação e limpeza, agora vivemos por mais tempo. Carlos destaca que não só vivemos mais, mas também vivemos melhor, graças aos progressos na sociedade e na ciência.

Indicadores demográficos

Os indicadores demograficos indicados no documentario são: -Taxa de Natalidade -Taxa demortalidade-Esperança media de vida

Principais Problemas

Aborda os desafios que aguardam a demografia nacional, focalizando na incapacidade de renovar gerações, enquanto as migrações têm dificuldades em compensar, a concentração da população nas áreas costeiras e um interior cada vez mais desabitado.

Posiveis Soluções

Para enfrentar esse desafio demográfico, duas soluções possíveis são aumentar a média de filhos por pessoa e atrair mais migração para o país. Para estimular o aumento da taxa de natalidade

Reflexão

Neste documentário, destacamos os problemas que o país enfrenta e exploramos maneiras práticas de tornar as coisas melhores.

Fim

A taxa de natalidade é o número de nascimentos em uma população durante um determinado período, geralmente expresso por 1.000 pessoas em um ano.
A taxa de mortalidade é o número de mortes em uma população durante um período específico, geralmente expresso por 1.000 pessoas em um ano.
A esperança média de vida é o número médio de anos que uma pessoa pode esperar viver em uma determinada idade e condições de mortalidade.