Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Robótica

Trabalho realizado por: André Cascata, Nº2, 2ºM

Start

Indice

O que é a Robótica

O Termo Robô

O Primeiro Robô Industrial

O Primeiro Robô Humanoide

Composição dos Robôs

Áreas de Aplicação

Futuro da Robótica

Voltar

O que é a Robótica

A Robótica é a ciência e o estudo de Robôs.Os Robôs são máquinas computadorizadas feitas por nós (seres humanos) que realizam tarefas a partir de comandos dados, com o objetivo de facilitar certos trabalhos dentro da nossa sociedade. Os Robôs possuem um sistema integrado composto por sensores, manipuladores, sistemas de controlo, fontes de energia e um software, que os faz trabalhar até realizar a dada tarefa.

Voltar

O Termo Robô

O Termo Robô é originário da palavra checa "robota", que significa “trabalho forçado, servidão”. Este termo foi utilizado pela primeira vez em 1921 pelo escritor checo Karel Capek (1890-1938), numa peça de teatro intitulada R.U.R. (Rossum’s Universal Robots). Um livro foi lançado sobre essa peça, no Brasil pela editora Hedra com o título - A Fábrica de Robôs.

Voltar

O Primeiro Robô Industrial

Em 1954, George Devol criou este auxiliador (ajudante), chamado Unimate, que começou a funcionar na linha de produção da General Motors em 1961. A sua função dentro da fábrica era pegar pedaços quentes de metal e colar as peças nos chassis dos carros. Ele pesava 1.800 Kg e obedecia a comandos gravados em fitas magnéticas.

Voltar

O Primeiro Robô Humanoide

O primeiro Robô Humanoide foi criado em 1937, pela Westinghouse Eletric Corporation, em Ohio. Chamava-se Elektro, tinha 2,1 metros de altura e pesava 120,2 kg. Ele conseguia andar por comandos de voz, falar cerca de 700 palavras (usando um gravador de 78 rpm), fumar cigarros, estourar balões e mover a cabeça e os braços. O corpo era feito de engrenagens metálicas, uma câmera e um esqueleto motorizado coberto por uma pele de alumínio. Os seus olhos fotoelétricos podiam distinguir luzes verdes e vermelhas. Ele foi exibido na Feira de Nova Iorque em 1939 e 1940, acompanhado de “Sparko”, um cão robô que podia latir, sentar e pedir carinho ás pessoas.

Voltar

Composição dos Robôs

A Composição dos Robôs pode ser semelhante á de um ser humano, considerando que muitas das suas funções são iguais. Por exemplo: Um Robô possui sensores que atuam como os seus olhos, um software que atua como o seu cérebro e manipuladores que atuam como os seus membros (braços, pernas, mãos, pés, etc...)Robôs possuem todos estes elementos: sensores como dispositivos de entrada (sentidos), softwares ou sistemas de controlo para tomadas de decisão (cerébro) e manipuladores como dispositivos de saída (membros móveis).

Voltar

Áreas de Aplicação

A Robótica pode ser aplicada em inúmeros cenários dentro de nossa sociedade, por exemplo: Industrial, Médica, Espacial e Educacional.Industrial - fundição, pintura, soldagem, montagem, movimentação de cargas, inspeção de produtos, e realização de testes (tudo realizado com precisão, velocidade, e robustez elevada).Médica - utilizada em operações e tem o objetivo de ajudar o médico a ser mais preciso na cirurgia.Espacial - Ajudam a NASA a explorar o sistema solar e o universo. Naves espaciais que exploram outros planetas, como a lua e Marte, são todos robóticos. Esses Robôs incluem sondas e aterrizadores na superfície de outros planetas.Educacional - Acesso a recursos como computador, internet e programas educativos na escola e até na própria residência. O principal objetivo da robótica educacional é promover estudo de conceitos multidisciplinares, como física, matemática, geografia, raciocínio lógico entre outros.

Voltar

Futuro da Robótica

A evolução da tecnologia cresce imensamente e exponencialmente, quanto mais nós avançamos na capacidade intelectual dos robôs, mais possibilidades criamos para resoluções de problemas que nunca imaginamos solucionar. Porém, há dois principais questionamentos que os especialistas fazem sobre o futuro da robótica: Até que ponto os robôs podem nos substituir dentro do espaço de trabalho? E até onde a inteligência robótica pode chegar?Exemplo: Automação Industrial e Inteligência Artificial