Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Direitos humanos 123
Beatriz Antunes
Created on November 25, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
defesa, segurança e paz
Confllitos Armados
Trabalho realizado po: Beatriz Antunes; Matilde Garcia e Núria Lourenço
25/11/2023t
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. - Artigo 1 da Declaração Universal de Direitos
Conflitos armados atuais
Introdução
IConceito de paz
Principais motivos que originam os conflitos
Conceito de Segurança
`´´´`´´´´´´´´´´´´´´´´´índice
Conceito de defesa
Consequências dos conflitos armados
Quais são os direitos humanos na guerra?
Tipos de conflitos armados
Conclusão
Introdução
Introdução
O Referencial de Educação Para a Segurança, a Defesa e a Paz assenta justamente no conjunto de princípios e condições que tornam a atividade da Defesa um elemento essencial no reforço da cidadania e da construção da Paz
Conceito de paz
Conceito de Paz
Estado de calmaria; de harmonia; de concórdia;Ausência de guerra ou de conflito; Anulação das hostilidades entre nações , normalmente estabelecida por acordos de amizade.
conceito de segurança
Conceito de Segurança
A segurança é condição, objeto, produto, bem ou propósito, que procede da condição humana e da permanente procura de estabilidade e desenvolvimento num ambiente de riscos
Conceito de defesa
Conceito de Defesa
Defesa significa protecção contra ataques e, portanto, a sua necessidade implica a existência duma agressão ou de ameaças de agressão.
Quais os direitos humanos na guerra?
Quais sao os direitos humanos na guerra?
- As pessoas fora do combate e aqueles que não participam diretamente nas hostilidades têm o direito ao respeito pelas suas vidas e pela sua integridade moral e física. Devem, em todas as circunstâncias, ser protegidos e tratados humanamente sem qualquer distinção adversa.
É ilegal que uma força armada promova qualquer ataque ou operação, se o sofrimento previsto, tanto de soldados, como de civis, for desproporcionado em relação aos ganhos militares que poderiam retirar-se desse ataque ou operação.
tipos de conflitos armados
Tipos de conflitos armados
Não internacionais
Mistos
Internacionais:
são os conflitos armados internacionais juntamente com os conflitos não internacionais
entre forças governamentais e grupos armados não governamentais
em que dois ou mais Estados se enfrentam
conflitos armados atuais
Conflitos armados atuais
- Guerra entre Israel e Hamas
- Conflito Azerbaijão x Armênia em Nagorno-Karabakh
- Guerra Rússia x Ucrânia
- Guerra da Síria Guerra civil no Iêmen
principais motivos que originam os conflitos
Principais motivos que originam os conflitos
As guerras são conflitos armados que acontecem por diferentes motivos, como desentendimentos religiosos, interesses políticos e econômicos, disputas territoriais, rivalidades étnicas, entre outras razões.
Consequências dos conflitos armados
Consequências dos conflitos armados
As principais consequências dos conflitos armados são: Culturas destruídas; medo ; bastante fome ; um aumento do número de órfãos; o surgimento de um exército de refugiados.
conclusão
Conclusão
Conflito armado é um choque entre forças armadas de dois Estados distintos, forças armadas de um Estado e um grupo armado organizado, ou dois ou mais grupos armados organizados dentro do território de um Estado.
Todas as pessoas, como membros da sociedade, têm direito à segurança social; e podem legitimamente exigir a satisfação dos direitos económicos, sociais e culturais indispensáveis, graças ao esforço nacional e à cooperação internacional, de harmonia com a organização e os recursos de cada país. - Artigo 22 da Declaração Universal de Direitos