Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Conhecendo as etapas do Circuito de Gestão (CdG) - Inspetores e region

Camilo Visconti Sousa

Created on November 24, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Conhecendo as etapas do Circuito de Gestão (CdG)

Conhecendo as etapas do Circuito de Gestão (CdG)

Instâncias
SIGAE
Exercício prévio: Diagnóstico
Planejamento
Execução
SMAR
Correção de rotas
Exercício prévio SMAR
RGE-E1
VT-1
RT-R1
PC-1
Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer rio serve para navegar!
Grupo Gestor

Tem o papel de implementar o Circuito de Gestão. O grupo conta com o apoio do Inspetor Escolar e do servidor das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) – responsável pelo Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) –, participa ativamente das Visitas Técnicas (VTs) e mobiliza a comunidade escolar no desenvolvimento das ações necessárias.

Visita Técnica 1 (VT-1)

Momento em que a escola apresenta a primeira versão do Plano de Ação e recebe as devolutivas sobre essa entrega. A partir das devolutivas, pode aprimorar a primeira versão e garantir a finalização do Plano de Ação (versão final) e dos Programas de Ação (escolas EMTI), atualizando-os no SIGAE.

Reunião de Gestão Integrada - Escola 1 (RGI-E1)

Está dividida em 2 momentos: Momento 1:

  • Compartilhar com as escolas o Plano de Ação da SRE e as diretrizes gerais que vão guiar o ano letivo vigente.
  • Propiciar momentos de diálogo e troca a respeito dos desafios que as escolas poderão enfrentar para atingir as metas e dos possíveis caminhos e soluções.
Momento 2
  • Apresentar os próximos passos a serem realizados, sanar dúvidas sobre a elaboração do Plano de Ação das escolas e a realização da Devolutiva dos Planos de Ação pelo Inspetor Escolar, e fornecer demais orientações para o planejamento das escolas.

Escolas

Instituições responsáveis por implementar o Circuito de Gestão junto à equipe escolar, envolvendo-a nas ações planejadas e nas Visitas Técnicas estabelecidas. As escolas contam com o apoio direto dos profissionais das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), garantindo aos estudantes mineiros o direito a uma educação pública de qualidade.

Inspetor Educacional

Apoia a implementação do Circuito de Gestão (CdG) nas escolas de Ensino Médio e nas escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI).

Reunião de Trabalho Regional 1 (RT-R1)

Momento dedicado à elaboração do Plano de Ação da Superintendência Regional de Ensino(SRE) que tem como base a meta do Ideb Minas da SRE, o Plano de Ação da SEE, as diretrizes gerais apresentadas pela SEE e as evidências coletadas na 3ª SMAR/Parada Reflexiva do ano anterior, se houver.

Planejamento

O Planejamento é o ponto de partida do Circuito de Gestão. Essa etapa consiste na elaboração dos Planos de Ação a partir dos 6 objetivos estratégicos:

  • Tornar a escola mais atrativa e inclusiva, com a comunidade escolar atuante.
  • Preparar os estudantes para o mercado de trabalho, alinhado com o seu projeto de vida.
  • Ter profissionais motivados e atualizados quanto às demandas educacionais.
  • Implantar modelos inovadores de gestão escolar e ter lideranças motivadas e qualificadas.
  • Fortalecer o regime de colaboração entre Estado e Municípios.
  • Garantir a continuidade da aprendizagem para todos os níveis e etapas, da educação básica ao Ensino Superior.
O planejamento ocorre apenas no primeiro ciclo do CdG e é entendido como o “coração” do método, já que, quando bem-feito, é capaz de potencializar as etapas sequentes.

Ponto de Checagem 1 (PC-1)

Evento, remoto ou presencial, que acontece em todas as instâncias, com o objetivo de apoiar a escola na elaboração do Plano de Ação e dos Programas de Ação (escolas EMTI).

Dupla Gestora das Escolas

Tem o papel de implementar o Circuito de Gestão junto ao Grupo Gestor da escola. A dupla conta com o apoio do Inspetor Escolar e do servidor das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) – responsável pelo Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) –, participa ativamente dos Pontos de Checagem (PCs), das Visitas Técnicas (VTs), das Reuniões de Gestão Integrada entre SREs e escolas e mobiliza a comunidade escolar no desenvolvimento das ações necessárias.

Circuito de Gestão (CdG)

O Circuito de Gestão é uma metodologia utilizada no âmbito da estratégia Jovem de Futuro que objetiva promover a melhoria da qualidade da educação pública.

Exercício prévio: Diagnóstico

É papel da Superintendência Regional de Ensino (SRE) no diagnóstico prévio dentro do Circuito de Gestão do Jovem de Futuro: fornecer suporte técnico e pedagógico; realizar um diagnóstico prévio de contexto; estabelecer metas e Planos de Ação; e orientar e apoiar as equipes gestoras. O diagnóstico pode acontecer por meio de formulários on-line ou off-line, avaliação do desempenho acadêmico, reuniões e avaliações de docentes, devolutivas da comunidade escolar e análise de dados de frequência e disciplina. Na etapa de diagnóstico prévio dentro do Circuito de Gestão do Jovem de Futuro, os Inspetores têm a responsabilidade de realizar:

  1. Diagnóstico prévio de contexto;
  2. Análise da dinâmica institucional;
  3. Contato com os sujeitos;
  4. Acompanhamento do Circuito de Gestão.

O diagnóstico prévio de contexto pode acontecer por meio de formulários on-line ou off-line, reuniões e lista de priorização de hipóteses de problemas.

SIGAE

O Sistema de Gestão para o Avanço Contínuo da Educação (SIGAE) é uma plataforma que tem como objetivo monitorar as fases do Circuito de Gestão. Na plataforma é possível acompanhar o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação da gestão da educação pública de forma ágil e intuitiva, fornecendo informações em tempo real. Sua constante atualização é fundamental para apoiar o trabalho dos atores envolvidos no Circuito de Gestão (CdG).

Acesse o SIGAE em: https://sigae.institutounibanco.org.br/portal/login

Servidor da Superintendência Regional de Ensino responsável pelo Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI)

Cada profissional atua no fortalecimento e na garantia do Circuito de Gestão nas escolas de EMTI, de acordo com as responsabilidades definidas em cada etapa desenvolvida.

Superintendências Regionais de Ensino (SREs)

Instituições responsáveis por implementar o Circuito de Gestão, considerando as diretrizes da Secretaria de Estado de Educação (SEE), bem como as particularidades relativas ao território em que estão situadas e ao seu conjunto de escolas. As Superintendências devem considerar as ações fora da governabilidade das escolas e o apoio necessário a ser despendido às unidades escolares, com foco no alcance dos resultados e em suas necessidades específicas.

Secretaria de Estado de Educação (SEE)

Órgão responsável pela estratégia Jovem de Futuro, junto ao Instituto Unibanco, e por conduzir as diretrizes gerais para a rede. A SEE implementa o Circuito de Gestão no Órgão Central, dando início à etapa de Planejamento a cada ano, e, ao mesmo tempo, gera o apoio necessário às Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e às escolas, com foco no atingimento dos objetivos estratégicos e dos resultados almejados, agregando visão mais sistêmica e em rede.