TRABALHO DE BIOLOGIA
Dhiully Dauinheimer
Created on November 13, 2023
More creations to inspire you
LAYOUT ORGANIZATION
Presentation
TALK ABOUT DYS TEACHER-TEACHER
Presentation
TALK ABOUT DYS WITH TEACHER
Presentation
ESSENTIAL OILS PRESENTATION
Presentation
ANCIENT EGYPT FOR KIDS PRESENTATION
Presentation
CIRQUE DU SOLEIL
Presentation
YURI GAGARIN IN DENMARK
Presentation
Transcript
START
Aluna: Dhiully DauinheimerProf: Silvia Munari
Trabalhode biologia
START
daltonismo
O que é Daltonismo?
O daltonismo consiste em um quadro no qual o indivíduo apresenta dificuldade na identificação das cores tais como vermelho e/ou verde. Há casos mais graves em que o paciente não consegue identificar as cores.
Como mencionado, o daltonismo pode ser dividido em tipos, sendo eles:
- Protanopia
- Tritanopia
- Daltonismo acromático
- Deuteranopia
TIPOS DE DALTONISMO
Também chamado de monocromacia, este tipo de daltonismo é mais raro e o paciente enxerga apenas preto e branco.
Daltonismo acromático
Neste quadro, a pessoa tem a dificuldade de distinguir a cor verde, enxergando apenas tons amarronzados no lugar da tonalidade.
Deuteranopia
O paciente portador da protanopia tem dificuldades ou não consegue enxergar a pigmentação vermelha e costumam ver a cor verde como similar ao vermelho. Além disso, nesta condição os pacientes tendem a ver mais em tons amarronzados e cinzas.
Protanopia
Este tipo de daltonismo o paciente tem dificuldades para distinguir as cores azul e amarelo. O azul acaba sendo em uma tonalidade diferente, enquanto o amarelo é visto como o rosa.
Tritanopia
Ao que tudo indica, a causa do daltonismo está diretamente relacionada a herança genética ou em alguns casos a traumas, ou lesões provocadas nos olhos. De maneira mais detalhada, os casos em que o daltonismo se manifesta como uma condição de ordem genética hereditária, acaba sendo a maioria dos quadros e está diretamente ligada a alterações no cromossomo X, o cromossomo sexual.
O que causa a manifestação do daltonismo?
Há três tipos de exames que podem ser utilizados para diagnosticar o daltonismo. Tais procedimentos não reconhecem apenas o problema como também o nível de implicação na percepção das cores. Um dos exames é o anomaloscópio, há também o teste com cores de Ishihara e o teste de lãs de Holmgren. O teste de Ishihara tem sido o mais utilizado para o diagnóstico de casos de daltonismo. Nele, há círculos com diversos pontos coloridos e letras que acabam sendo formadas. Pessoas com a visão normal consegue claramente identificar as letras nestes círculos.
Diagnóstico do daltonismo
O daltonismo não possui cura e também não tem tratamento específico até o momento.
A única alternativa utilizada hoje não elimina o daltonismo e nem mesmo melhora o quadro, apenas atua melhorando o contraste na visão do seu portador de modo que a identificação ou percepção da cor seja otimizada. Nesse sentido, acaba sendo indicado o uso de lentes com filtros de cor. Para casos em que o daltonismo acaba sendo desencadeado por pancadas ou correlatos a manifestação, pode regredir ou estabilizar desde que a causa seja evitada ou combatida e o indivíduo apresente uma boa resposta ao tratamento ao qual receber.
Qual o tratamento indicado?
FIM
Got an idea?
Use this space to add awesome interactivity. Include text, images, videos, tables, PDFs... even interactive questions!Premium tip: Get information on how your audience interacts with your creation:
- Visit the Analytics settings;
- Activate user tracking;
- Let the communication flow!