Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Info

Randy Garrison propôs o conceito de comunidade de investigação (COI), ou comunidade de aprendizagem ou investigação, para nutrir o conhecimento que permanece connosco a longo prazo e que seremos capazes de desenvolver e aplicar ao longo do nosso desenvolvimento profissional.Esta comunidade inclui, como elemento chave, a experiência social educativa, que reúne um conjunto de presenças que podem ser visualizadas no diagrama abaixo. No COI, os alunos não estão mais simplesmente presentes em uma turma. Em vez disso, fazem parte de uma rede na qual reforçam constantemente o processo de aprendizagem social da aprendizagem entre pares.

A comunidade de investigação

Para utilizar a instrução entre pares de forma adequada, é muito importante que os objetivos de aprendizagem estejam alinhados com as estratégias e métodos de ensino que serão utilizados no curso.Acima de tudo, é importante que tenhamos sempre em mente como vamos avaliar esta aprendizagem: Para isso, podemos pensar em formas de avaliar para desenvolver a aprendizagem colaborativa e a motivação intrínseca.

A instrução entre pares não é uma varinha mágica que pode ser incluída arbitrariamente em qualquer sala de aula. Já deveria fazer parte de um currículo ou plano de estudos e basear-se em uma série de princípios ou elementos fundamentais, o que John Biggs chamou de "alinhamento construtivo".O diagrama a seguir mostra os elementos que contribuem para o alinhamento construtivo.

Alinhamento construtivo

Depois da aula

Em aula

Antes da aula

O que é a sala de aula invertida?

Leitura recomendada
INNOVATION IN TEACHING

O QUE É A SALA DE AULA INVERTIDA?

Recomendamos o livro E-Learning in the 20th Century, de Randy Garrison, considerado um texto definitivo sobre aprendizagem online. Neste livro você pode obter mais informações sobre como criar uma comunidade de aprendizagem.

Para que a instrução entre pares aconteça, é importante compreender que a transferência de conhecimento não deve ocorrer simplesmente de forma passiva, num momento síncrono e em tempo real, mas que é feita através da abordagem da sala de aula invertida.