Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Estilos Comunicacionais

Estilo Assertivo

Estilo Manipulador

Estilo Agressivo

Estilo Passivo

Estilo Passivo

O passivo, por insegurança e baixa autoestima, remete-se sempre para um papel secundário, evitando confrontos e tentando agradar a toda a gente. Evita o olhar, ri nervosamente e raramente fala, sobretudo para discordar. Anda encolhido, sem barulho, e prefere passar despercebido. Quando instado a manifestar uma opinião, tenderá a expressar a de uma pessoa a quem queira agradar.

Características

Consequências do Comportamento:

Comportamento de:

Assiste-se a:

- “Não quero dramatizar”;- “É preciso deixar as pessoas à vontade”;- “Não sou o único a lamentar-me”

O que se ouve do estilo de comunicação passiva:

Estilo Agressivo

O comportamento agressivo resulta, muitas vezes, de um sentimento de revolta ou uma necessidade de afirmação ou defesa, que leva a pessoa a ser intolerante, impaciente, autoritária, hostil e contestatária inclinando-se e aproximando-se do/a seu/sua interlocutor/a no sentido de o/a tentar intimidar.O agressivo dá passos grandes, barulhentos e gesticula expansivamente. Fala alto, reclama, discute e interrompe, dando corpo à frase “a melhor defesa é o ataque”.

Características

Quais os comportamentos:

O que gera:

- “Neste mundo é preciso um homem saber impor-se”;- “Se eu não tivesse aprendido a defender-me já há muito tinha sido devorado”;- “Só os fracos é que podem sentir-se agredidos”.

O que se ouve do estilo de comunicação agressiva:

Estilo Manipulador

Info

O manipulador é extremamente observador e intuitivo. É um/a ator/atriz nato/a, um “Camaleão”, que se insinua junto do/a seu/sua intercetor/a, moldando-se às circunstâncias para atingir os seus fins. Tanto pode ser agressivo, como passivo, recorrendo aos meios que pensa que lhe poderão dar acesso ao que pretende, como a lisonja, o boato, chantagem emocional, a agressividade ou até mesmo a ameaça.

Estilo Manipulador

Comportamentos do estilo Manipulador

- Exploração astuciosa; - Mudança de opinião em função dos seus objetivos; - Não estabelece relações com base na confiança; - Comunicação indireta e participação reduzida; - Sedução, dissimulação, encenação, conspiração;- Valorização do outro através de frases humorísticas e que denotem inteligência e cultura; - Repetição da informação mas manipulada; - Falar por meias palavras; especialistas em rumores e “diz que disse”; - É mais hábil em criar conflitos no momento oportuno do que reduzir as tensões existentes; - Falar por meias palavras; especialistas em rumores e “diz que disse”; - É mais hábil em criar conflitos no momento oportuno do que reduzir as tensões existentes; - A sua arma preferida é a culpabilidade; - Uso frequente do “nós” e não do “eu”; - Apresentar sempre boas intenções.

Consequências do comportamento Manupulador

- Dificilmente recupera a confiança dos outros

- Uma vez descoberto, o manipulador tende a vingar-se dos outros e, se tem poder, utiliza-o para isso;

- Perda de credibilidade à medida que os “truques” forem descobertos;

Estilo Assertivo

Um comportamento assertivo pressupõe uma elevada autoestima e respeito pelas outras pessoas. Embora possa ter opiniões vincadas, esta pessoa promove o diálogo de forma franca, e é sensível à expressão de uma posição diferente da sua, lutando contra o preconceito e procurando soluções de consenso.O Assertivo é uma pessoa ponderada, tolerante, confiante e expressa e sorri frequentemente.

Características

Info

Pressupõe:Comportamento adequado perante pessoas e situações;Respeito por si e pelos outros;Fala sempre por si (eu).Comunicação clara e direta de necessidades, direitos e sentimentos de forma adequada

Estilo Assertivo

Nota:

A assertividade pressupõe uma elevada autoestima, disciplina e maturidade. Se de facto existem características inatas de personalidade, não é menos verdade que estas podem ser trabalhadas, desde que haja vontade e que a pessoa não permita que tudo o que pensa ou sente seja exteriorizado em bruto, minando, talvez irremediavelmente, a possibilidade de estabelecer relações cordiais com as outras pessoas.