Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

O que são?

As 5 Forças de Porter são um modelo que identifica e analisa cinco forças competitivas que moldam cada mercado ou indústria e ajudam a determinar os pontos fracos e fortes de um sector. A análise das 5 Forças é frequentemente utilizada para identificar a estrutura de um sector para determinar estratégias empresariais.

UFCD | 7855 - Plano de NegóciosFormadora: Cátia ElvasFormanda: Helena Mesquita

Quais são as forças?

Ameaça de novas entradas

Ameaça de Produtos Substitutos

Poder Negocial dos Clientes

Poder Negocial dos Fornecedores

Rivalidade da Indústria

Quais são algumas das desvantagens?

O modelo das 5 forças tem algumas desvantagens, incluindo o facto de ser retrospetivo, tornando as suas conclusões relevantes apenas a curto prazo.Outra grande desvantagem é a tendência para se tentar utilizar este modelo para analisar uma empresa individual, em vez de um sector alargado, que é a forma para a qual a estrutura foi concebida.

As 5 forças de Porter

A ameaça de novas entradas refere-se à facilidade com que novos concorrentes podem entrar num mercado e começar a competir pela quota de mercado. As elevadas barreiras à entrada podem dificultar a entrada de novas empresas num mercado, enquanto as baixas barreiras à entrada podem tornar relativamente fácil a entrada de novas empresas.

A ameaça de produtos ou serviços substitutos refere-se ao grau em que os produtos ou serviços alternativos podem ser substituídos pelos produtos ou serviços atualmente oferecidos. A elevada ameaça de substitutos pode dificultar a manutenção ou o aumento dos preços por parte das empresas, enquanto a baixa ameaça de substitutos pode permitir que as empresas cobrem preços mais elevados.

O poder negocial dos clientes refere-se ao grau de controlo que os clientes têm sobre o preço e a qualidade dos produtos ou serviços que adquirem. O elevado poder de negociação dos clientes pode dificultar às empresas a manutenção ou o aumento dos preços, enquanto o baixo poder de negociação dos clientes pode permitir às empresas cobrar preços mais elevados.

A rivalidade competitiva refere-se à intensidade da concorrência entre as empresas existentes no mercado. Níveis elevados de rivalidade competitiva podem tornar difícil às empresas manter ou aumentar os preços, enquanto níveis baixos de rivalidade competitiva podem permitir às empresas cobrar preços mais elevados.

O poder negocial dos fornecedores refere-se ao grau de controlo que os fornecedores têm sobre o preço e a qualidade dos fatores de produção que fornecem ao mercado. O elevado poder negocial dos fornecedores pode dificultar às empresas a negociação de preços e condições favoráveis para os fatores de produção, enquanto o baixo poder negocial dos fornecedores pode permitir às empresas negociar preços e condições mais favoráveis.