Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Equidade

Escala de apreciação literal

Objetividade

Transparência

Padrões

Competências reflexivas

Benefícios das tabelas de avaliação

INNOVATION IN TEACHING

ESCALA DE APRECIAÇÃO

Exemplos de escalas de apreciação

A escala de apreciação é a avaliação com uma série de etapas que servem para fazer um julgamento qualitativo sobre o trabalho do aluno. No exemplo anterior, a escala utilizada pelo professor para realizar o processo de feedback possui três níveis: satisfatório, a ser melhorado (precisa melhorar) e insatisfatório.

Escala de apreciação

Uma tabela de avaliação permite maior objetividade devido ao uso uniforme de critérios de avaliação explícitos. Isso evita julgamentos subjetivos, mutáveis, aleatórios ou variáveis de um trabalho para outro.

As tabelas de avaliação aumentam a transparência na comunicação entre o professor e os alunos: À medida que os alunos recebem o programa no início do semestre, já sabem explicitamente quais os critérios que devem cumprir com antecedência.A comunicação transparente sobre a avaliação reduzirá disputas desagradáveis de notas e poderá até mesmo eliminá-las.

A seguir, esclarecemos o significado da escala de apreciação literal que é conhecida nas universidades norte-americanas, para poder justificá-la e evitar negociações com os alunos.

Escala de apreciação literal

  • O nível excepcional (A+) equivale a uma conquista notável que surpreende pela qualidade e originalidade, superando em muito as exigências ou expectativas
  • Excelente (A) corresponde a um trabalho impecável, meticuloso e livre de erros
  • O nível muito bom (B) corresponde a um trabalho muito bem executado e com poucas imperfeições
  • Bom (C) corresponde a um trabalho mediano, incompleto, onde há muitos erros. A este nível é necessário melhorar os vários pontos do trabalho antes de aspirar a uma melhor apreciação
  • Aprovado (D) e Reprovado (E) são atribuídos a trabalhos claramente incompletos em vários aspectos de acordo com os critérios de avaliação. Se o trabalho apresentar erros graves, pode resultar em falha

A utilização de uma tabela de avaliação reforça a equidade. A aprendizagem é avaliada da mesma forma para todos os alunos:A mesma classificação, escala e ponderação são utilizadas para todos os componentes e critérios que os acompanham.

Quando os professores partilham entre si as suas tabelas de avaliação, proporcionam um meio de revelar os padrões do currículo e a qualidade das tarefas exigidas ao longo do curso.As tabelas podem ainda ser utilizadas para ilustrar expectativas e padrões de avaliação para gestores de programas, diretores, profissionais e outras partes interessadas.

Em alguns casos, as rubricas podem ser desenvolvidas com a ajuda dos alunos. Por exemplo, os alunos que trabalham em equipa podem, sob supervisão, desenhar a tabela de avaliação como forma de autoavaliação.Esta situação exige que os alunos reflitam sobre as qualidades de desempenho a alcançar e apliquem os seus próprios padrões muito antes da avaliação final.

Exemplos de escalas de apreciação

  • Satisfatório – A melhorar – Insatisfatório
  • Satisfatório – Em andamento – A melhorar
  • Excelente – Muito bom – A desenvolver – A repetir
  • Nível de proficiência: Avançado – Médio – Fraco
  • Exemplar – Competente – Em Desenvolvimento
  • Excepcional (A+) – Excelente (A) – Muito bom (B) – Bom (C) – Razoável (D) – Reprovado (E)