Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

INICIAR módulo

Módulo 4 do curso de Formação à Distância: Especialização e-Formador

Criação e utilização de conteúdos educativos

A Coordenação Pedagógica

No final deste módulo, os participantes devem ser capazes de utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada; adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto.

Próximo

Estratégias de comunicação/interação conteúdo - formando

Vantagens e inconvenientes do recurso a Base de Dados

e-Conteúdo: Temas e Subtemas, visual, reutilização de conteúdos

Ferramentas externas para criação de conteúdos educativos

Implementação e avaliação da qualidade dos conteúdos educativos

Ferramentas Moodle para criação de conteúdos educativos

Tempo do e-Conteúdo

Neste módulo iremos explorar os seguintes tópicos:

Índice

01

e-Conteúdo: Temas e Subtemas, visual, reutilização de conteúdos

iniciar

Experiências Concretas (ec)

Os estilos de aprendizagem definem características de aprendizagem específicas para cada indivíduo. Kolb (1984) propõe uma teoria de aprendizagem experiencial que envolve quatro fases principais:

observação reflexiva (or)

Conceptualização abstrata (ca)

experimentação ativa (ea)

Próximo

O reconhecimento da existência de formas diferentes de aprender, condicionadas pelas diferentes formas de perceber e processar a informação, deve refletir-se no desenho dos ambientes e experiências de aprendizagem e também, de forma importante, na conceção e desenvolvimento dos e-conteúdos.

Estilos de Aprendizagem

O reconhecimento destes estilos de aprendizagem no âmbito da monitoria de cursos de e-learning é importante para os e-formadores, já que a conceção e gestão dos materiais disponibilizados em ambiente Moodle devem ser diversificados por forma a se conseguir satisfazer as preferências dos diferentes e-formandos inscritos. Idealmente os e-formadores, mediante uma perceção prévia do perfil de aprendizagem predominante em cada projeto formativo, devem ter tempo e possibilidade de ajustarem a tipologia de recursos pedagógicos ao respetivo estilo predominante.

Próximo

Estilos de Aprendizagem

G SUITE FOR EDUCATION

BLACKBOARD

mOODLE

UDEMY

Eadbox

samba tech

As considerações anteriores remetem-nos para o facto de a aprendizagem em e-learning possibilitar a personalização de uma plataforma EaD ao ponto de permitir criar identidades visuais dos cursos online nos espaços virtuais, com dinamismo e interatividade proporcionada por diferentes formatos pelos quais o conteúdo pode ser oferecido, tornando a experiência do ensino à distância mais completa.Tudo começa pela escolha da plataforma EaD a utilizar, sendo que no mercado existem opções diferenciadas:

Próximo

Personalização da Plataforma EaD

O Moodle é uma das opções mais eficientes como plataforma de ensino a distância, porque possui um dos mais completos sistemas com ampla variedade de plugins customizáveis.Os e-formadores devem ter a preocupação de personalizarem os conteúdos dos cursos que preparam, estando alinhados com as características do público-alvo: pensar no público que cada curso irá ter ajuda a configurar o conteúdo compreendendo a experiência do usuário e o seu estilo de aprendizagem, seja qual for a modalidade do curso.

Próximo

Temas

Os temas ou seções permitem estruturar os conteúdos dos cursos no moodle, por forma a refletir a estrutura dos cursos na plataforma e permitir assim uma navegação e aprendizagem organizadas.

Próximo

Subtemas

Os subtemas servem para delimitar as diferentes tipologias de áreas de informação que estão na base da estrutura dos cursos. Esta organização é possível efetuar com recurso aos separadores.

Próximo

Visual

Uma das principais características do Moodle LMS é permitir imensas possibilidades de personalização e configuração, inerentes à sua natureza de código aberto. Com as habilidades e conhecimentos certos ou com a ajuda dos técnicos que fornecem o Moodle devidamente certificados, as entidades formadoras podem adaptar o site Moodle às necessidades: desde uma funcionalidade customizada até à própria aparência, sendo um instrumento de reforço da própria marca empresarial.

Próximo

1º passo

4º passo

5º passo

3º passo

2º passo

Reutilização de conteúdos

Pode ser necessário para desdobrar o mesmo curso em diferentes edições os e-formadores ou administradores das plataformas terem que duplicar os cursos. O procedimento é o seguinte:

Próximo

02

Tempo do e-Conteúdo

iniciar

Testes

inquéritos

tarefas

sistema de vc

trabalhos

Próximo

A gestão do tempo de acesso autorizado de cada e- formando ao curso em que se inscreveu é responsabilidade do administrador da plataforma e não do e-formador.Contudo há opções de parametrização ao nível da gestão do tempo que podem ser geridos pelos e-formadores:

Tempo de e-Conteúdo

Próximo

Os e-conteúdos devem ser planificados e para o efeito os e-Formadores devem usar um suporte para o efeito:

Planificação dos e-conteúdos

03

Ferramentas Moodle para criação de conteúdos educativos

iniciar

Próximo

Ferramentas Moodle para criação de conteúdos educativos

04

Ferramentas externas para criação de conteúdos educativos

iniciar

Como referido no módulo 3, os e-formadores têm a possibilidade de integrar ferramentas externas no moodle, para otimizar a variedade dos recursos pedagógicos e tornar os cursos mais interessantes, mas para além dessa possibilidade, podem e de forma criativa e seletiva usar outras ferramentas de edição de imagem de texto, de vídeo e áudio que permitem de forma gratuita ou com custos reduzidos marcar a diferença com a criação de conteúdos educativos personalizados e da autoria dos próprios e-formadores.

Próximo

Ferramentas externas para criação de conteúdos educativos

05

Vantagens e inconvenientes do recurso a Base de Dados de conteúdos educativos

iniciar

O recurso a bases de dados de conteúdos educativos, como por exemplo a que é disponibilizada gratuitamente pelo Forma-te, e não gratuitos como a Academia.Edu ou da Scribd são outra possibilidade.

Próximo

Base de Dados de conteúdos educativos

O recurso aos materiais pedagógicos do Forma-te pode ser vantajoso na medida em que:

  • Permite aos e-Formadores terem uma referência de conteúdos a partir da qual podem preparar os seus materiais de forma personalizada;
  • Permite a preparação de materiais educativos com relativa rapidez, sobretudo quando está em causa cumprir referenciais do CNQ.
Os inconvenientes relacionam-se com os seguintes factos:
  • Os e-formadores podem facilitar e plagiar de forma integral os materiais disponíveis, replicando bons mas também maus conteúdos, e não respeitando direitos autorais;
  • O risco de aproveitar conteúdos desatualizados é maior;
  • O trabalho criativo e de inovador que se perspetiva para os conteúdos educativos a criar, pode ser menor.

Próximo

&

Os materiais da Academia.Edu e do Scribd são sobretudo documentos resultantes da investigação de especialistas, sendo a sua consulta vantajosa nas seguintes perspetivas:

  • Enriquecimento dos materiais educativos com informação especializada;
  • Provimento de informação básica para os materiais educativos previstos.
As desvantagens relacionam-se com:
  • Os e-formadores precisam cumprir os requisitos de acesso, que podem funcionar como fator de desmotivação;
  • Os e-formadores têm de ter tempo para pesquisar, encontrar os materiais certos e atuais e ter tempo de os ler e reaproveitar para os materiais educativos a produzir;
  • Os e-formadores podem não respeitar direitos autorais.

Próximo

06

Estratégias de comunicação e interação entre conteúdo e formando

iniciar

Na formação à distância suportada tecnicamente no Moodle, para a dinamização da componente síncrona de formação o sistema de videoconferência mais usado é o Zoom, sendo que o sistema de videoconferência BBB (BigBlueButton) também começa a ser bastante procurado.

Próximo

As entidades que optem por investir em formação e-learning e não queiram investir em plataformas LMS (como o Moodle, o iSpring Learn LMS ou o Talent LMS) normalmente recorrem ao Microsoft Teams, como ferramenta de comunicação e de suporte dos materiais. Para uma e outra opção, os e-formadores têm de desenvolver estratégias de comunicação ajustadas, criativas e inovadoras, e tal aprende-se e deve colocado em prática.

Próximo

07

Implementação e avaliação da qualidade dos conteúdos educativos

iniciar

O Ciclo da qualidade do e-Learning pauta-se de forma resumida no seguinte:

Próximo

Carta da Qualidade em e-Learning

Como se pode concluir do gráfico anterior, existem duas vertentes ao nível dos requisitos pedagógicos relacionadas com o design do curso e conteúdos educativos (e-conteúdos).As entidades formadoras promotoras de oferta formativa em e-learning, devem criar instrumentos de avaliação tendentes a avaliar a qualidade dos conteúdos educativos (e-conteúdos), devem alertar os e-formadores para esta avaliação e reportar mais tarde aos profissionais os resultados obtidos com este processo de avaliação.Os e-formadores ao colaborarem com entidades formadoras que não tenham instrumentos concretos que permitam esta avaliação, devem eles próprios criarem e implementarem instrumentos que lhes permita efetuar esta avaliação.

Próximo

Carta da Qualidade em e-Learning

Questionários e Uso de Recursos Educativos Abertos

Fontes de Verificação

Questionários e Grelha de avaliação dos e-Conteúdos

Sequência dos conteúdos

Questionários e Grelha de avaliação dos e-Conteúdos

Navegabilidade, Interatividade e diversidade

Rigor e fiabilidade dos conteúdos

Próximo

Critérios a Avaliar

Os critérios anteriormente expostos podem ser avaliados mediante uma estratégia de autoavaliação complementada com uma estratégia de heteroavaliação.Sob a forma de questionário, no Moodle os e-Formadores podem criar um questionário por cada curso. Sob a forma de questionário no Microsoft Teams, os e-Formadores podem criar questionários de avaliação dos conteúdos.Resta assegurar a produção de relatórios que permitam aferir as tendências das respostas dos e-formandos e conciliar os resultados com a autoavaliação para se determinar ações de melhoria.

Próximo

Critérios a Avaliar

Concluiu os conteúdos do Módulo.

Parabéns!

Pode fechar a página

É-se redirecionado para a e cópia do curso, neste momento há dois cursos exatamente iguais, visualizáveis em Meus Cursos.

Duplicação de Curso

Para o formando que prefere a experiência concreta é importante o trabalho em laboratórios, o trabalho de campo e o registo das observações. Em ambiente de aprendizagem e-learning vai preferir a modalidade síncrona de formação, com recurso a chats e videoconferência com e-formadores, em que se possa apresentar a resolução de casos práticos e simulações previamente trabalhados em tarefas, trabalhos ou mesmo por via da integração com ferramentas externas. Em contexto de formação assíncrona terá preferência por participarem em fóruns individuais ou de grupo, desde que orientados para situações bem concretas.

Experiências concretas

Gestão dos Trabalhos

É possível delimitar a data de início do acesso autorizado da retirada desse mesmo acesso.

Indicadores
  • Os e-conteúdos refletem uma organização lógica (sequencial ou flexível) a partir da qual se vai ensinar e aprender;
  • Os e-conteúdos são apresentados de forma flexível permitindo ao formando escolher o seu percurso de aprendizagem (personalização).
  • Os e-conteúdos são organizados em unidades temáticas, respeitando a regra da progressividade, da profundidade e complexidade: factos, conceitos, princípios, teorias, procedimentos, atitudes e valores.
  • A aprendizagem ocorre através da ação e os econteúdos permitem compreender a relação entre as ações de aprendizagem e os seus efeitos/resultados, comparando conceitos desconhecidos com conceitos conhecidos e utilizando os conhecimentos passados em situações novas.

É possível delimitar a data de início do acesso autorizado da retirada desse mesmo acesso.

Gestão dos inquéritos e questionários

Para o experimentador ativo é necessário proporcionar simulações, estudos de caso e muito trabalho de casa, sendo que este valorizará a formação síncrona alternada com a formação assíncrona, exatamente para efetuar um percurso de integração com base em métodos ativos de aprendizagem, que implicarão que o e-formador tenha o cuidado de associar aos conteúdos estáticos (manuais, pastas, páginas), hiperligações, Wikis, tarefas, testes e fóruns cuidadosamente preparados.

Experimentação Ativa

Download / Restauro do Backup

Ao lado do backup gerado, visualiza-se o botão "Download" e "Restaurar". Neste caso vamos escolher "Restaurar", mas antes de clicar na opção, recomenda-se que prima a tecla "Ctrl" do teclado, apenas para que o processo de restauração abra numa nova janela, para não perder a janela de origem.

Indicadores
  • E-conteúdos apresentados de forma esclarecedora (percurso de aprendizagem), promovem a autonomia na aprendizagem e estão adequados à estratégia pedagógica e aos objetivos definidos.
  • Navegabilidade intuitiva, utiliza elementos óbvios (ícones e esquemas) de uma forma consistente, permite compreender as funções e comportamentos dos conteúdos, dos sistemas e das ferramentas utilizadas.
  • E-conteúdos cumprem regras de acessibilidade – inclusivos e acessíveis (acesso, autonomia e usabilidade).
  • Desenho do ambiente promove itinerário motivador, que facilita a interação e a interatividade com o conteúdo (relação ativa conteúdo-formando).
  • E-conteúdos redigidos num estilo dialogante e utilizando uma linguagem compreensível e estimulante para o formando, permitindo uma interatividade potenciadora de uma relação ativa entre o e-conteúdo e o formando.
  • Ao longo do percurso pedagógico, são apresentadas atividades e formas de avaliação diversificadas que permitem ao formando ter uma participação ativa (questionários, exercícios, trabalhos, jogos, etc.)
  • Conteúdos são apresentados utilizando suportes diversificados, tendo em conta as caraterísticas, estilos e ritmos de aprendizagem dos destinatários: áudio, vídeo, texto, gráficos, animações, etc.
  • A organização dos conteúdos permite um feedback efetivo do sistema ou do formador (feedback ao erro, a uma ação ou a um trabalho, etc).

Zoom, Bigbluebutton, Jitsi, etc.

É possível delimitar a data de início do acesso autorizado da retirada desse mesmo acesso.

Sistemas de videoconferência

Backup do curso

Há que efetuar um backup do curso a partir da opção backup do Moodle, (menu administração do curso), escolher o que se pretende na cópia de backup e clicar sucessivamente até à última janela. Concluída esta operação não se altere o nome do backup.

Gestão dos Testes

É possível delimitar a data de início do acesso autorizado da retirada desse mesmo acesso, bem como regular o tempo de acesso para resolução dos testes pelos e-formandos.

Para o formando reflexivo convém usar documentação impressa, referências bibliográficas e proporcionar a discussão das ideias.Em contexto e-learning este formando preferirá aprender em contexto assíncrono, tendo acesso a materiais disponíveis em pastas, páginas, URL´s e materiais em H5P, alternados com fóruns individuais ou de grupo, que obriguem à reflexão

Observação Reflexiva

Finalizar Restauro

Após clicar em "Restaurar" clica-se em continuar, e será aparecerão algumas opções, como se pretende um "curso novo" usa-se a primeira opção e escolhe-se uma categoria, clicando no botão continuar referente à escolha

Para o concetualizador abstrato importam as conferências, artigos científicos e obras teóricas, sendo que em contexto de e-learning, este tipo de formando valorizará a formação assíncrona que lhe permita explorar livros, glossários, pastas de conteúdos e mesmo conteúdos integrados com ferramentas externas. Os chats com os e-formadores são importantes para reforçarem ou consolidarem a concetualização

Conceptualização Abstrata

Indicadores
  • Os conteúdos apresentados permitem atingir os níveis de profundidade adequados para alcançar os objetivos/resultados de aprendizagem definidos para o curso.
  • Os conteúdos selecionados (ou produzidos) são validados por especialistas ou peritos nas temáticas do curso.
  • As fontes de informação utilizadas na seleção e produção dos conteúdos educativos são atuais e válidas (links para sites com informação fidedigna).
  • Estão assegurados os direitos de autor dos conteúdos
Gestão de tarefas

É possível delimitar a data de início do acesso autorizado da retirada desse mesmo acesso.

Mantêm-se as informações padrões e prossegue-se até ao fim, entra-se na edição de curso da duplicação e muda-se o nome, p. exemplo: "Nome do Curso - Turma 2".

Duplicação de Curso