Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

ORIENTAÇÃO

ATIVIDADES DE EXPLORAÇÃO DA NATUREZA

ATIVIDADES DE EXPLORAÇÃO DA NATUREZA

ORIENTAÇÃO

Ações técnicas

Vídeos Didáticos

Mapa de orientação:

É uma representação simplificada da superfície da terra, vista de cima e reduzida em dimensão. No mapa estão representadas as características do terreno, incluindo o tipo de relevo. Cada mapa apresenta uma escala, indicando aos praticantes a distância total do percurso ou a distância linear entre pontos. Em competições oficiais, os mapas de orientação utilizam, normalmente, uma escala de 1/10 000 ou 1/15 000. Cada centímetro num destes mapas corresponde, respetivamente, a 100 ou 150 metros no terreno. No mapa, estão ainda assinalados os pontos de controlo, a zona de partida e a de chegada.

Pontos de controlo: Devem estar representados no mapa por um círculo. O ponto de partida é representado por um triângulo e o ponto de chegada por dois círculos.

Material:Mapa: Contêm o percurso a ser realizado com a localização precisa dos pontos de controlo.

Information that captivates? Right this way! Capture your audience's attention with videos, images, PDFs, etc. You can add everything you need from the Insert menu or in interactive layers.

A orientação é praticada sobretudo em contacto com a natureza, mas é perfeitamente praticável noutro tipo de ambientes. ObjetivoPassar por todos os pontos de um percurso assinalado num mapa, no menor tempo possível.

Orientação pelo terreno: • Visualizar três pontos característicos da paisagem. • Localizar no mapa esses pontos característicos. • Colocar o mapa à frente, rodando o mapa, até que os pontos característicos do mapa e do terreno coincidam.

Orientação no mapa:

Orientação do mapa com a bússola: • A bússola deve ser colocada na horizontal, em cima do mapa, de modo a fazer coincidir a agulha do norte magnético da bússola com as linhas transversais de norte desenhadas no mapa.

Curvas de nível:

São uma representação das irregularidades ou do relevo de um terreno. Quanto mais próximas as curvas, mais acentuada é a inclinação da encosta. Com efeito, quanto mais afastadas, mais suave é a inclinação da encosta.

Norte magnético:

Nos mapas de orientação, as linhas transversais de cor azul representam uma orientação no mapa que considera o norte magnético e não o norte geográfico. Esta representação decorre do facto de as bússolas indicarem, igualmente, o norte magnético.

VIDEO PROMOCIONAL DA MODALIDADE

Técnica 1-2-3 (realização de azimute):

1. Colocar a régua de conversão da bússola a unir os pontos desejados. 2. Efetuar a rotação do limbo da bússola, fazendo com que as linhas no seu interior coincidam ou fiquem paralelas com os meridianos do mapa. 3. Rodar o mapa/bússola para que a agulha magnética que indica o norte coincida com a seta desenhada no limbo. Seguir a seta de direção desenhada na plataforma da bússola.

Material:Bússola: Utilizada para auxiliar os praticantes na orientação do mapa

Cartão de controlo: Cartão utilizado para registar a passagem nos pontos de controlo assinalados no mapa.

  • Sprint: Percurso de grande complexidade técnica, com elevada velocidade de progressão.
  • Distância média: Consiste num percurso com pormenores de difícil e de fácil interpretação, obrigando a um elevado nível de concentração ao longo do percurso.
  • Distância longa: Percurso com grande exigência física.
  • Estafetas: Prova em que cada elemento da equipa realiza uma parte do percurso.

Tipos de provas:

Cálculo de distâncias:

Aferição do passo:Através desta técnica, é possível ter uma noção da distância percorrida durante a prova. Esta técnica deve ser testada contando o número de «passos duplos» que se dá para completar a distância de 100 metros. Este processo deve ser repetido três vezes, de modo a obter um valor médio do número de passos duplos necessários para percorrer 100 metros.

Azimute: Entende-se como azimute a obtenção de uma linha reta entre dois pontos subsequentes, que se define pelo ângulo que esta reta forma com a direção de norte. A realização de um azimute tem como objetivo encurtar a distância a percorrer entre dois pontos de controlo.

MaterialPicotador de controlo: Cada picotador encontra-se anexado às balizas de orientação, sendo utilizado pelos participantes para registar no cartão de controlo a sua passagem por cada ponto do percurso. Cada picotador de controlo possui um código distinto de picotagem.

Baliza de orientação: As balizas são utilizadas pelos participantes na identificação dos locais assinalados no mapa.