Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Biografia STo Antonio
Cristina Cannas
Created on July 8, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Biografia de Santo António de Lisboa
- Cristina Cannas
- Português - Módulo 4 - EP
Padre António Vieira
PEIXES
Sermão de Santo António aos
1195(?)
Fernando Martins de Bulhões
Santo António de Lisboa
1263
1227
1221
1210
1231
1224
1220
à porta da igreja vende-se pão de St António?
St António ajuda a encontrar objetos perdidos?
St António é o santo casamenteiro?
é tradição dar um tostãozinho para o St António?
o dia 13 de junho é feriado em Lisboa?
Sabias que...
Santo António falece em Pádua, Itália, no dia 13 de junho de 1231.
Com uma saúde precária, Santo António recolhe-se no convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreve uma série de sermões para domingos e dias santificados.
Retorna a Itália e até 1230 atua como Ministro Provincial em Milão e em Pádua. Ainda em 1230, solicita ao papa a dispensa das suas funções no cargo Provincial, para se dedicar à pregação e contemplação, permanecendo no mosteiro que tinha fundado em Pádua.
Viaja para Assis a fim de participar do Capítulo da Ordem dos Franciscanos.
Igreja de Santo António de Lisboa - A versão atual foi construída após o terramoto de 1755, mais especificamente entre 1767 e 1812. Apesar disso, uma primeira ermida já teria sido construída no local, por cima do local da casa onde nasceu.
Watch
Os seus milagres, ainda em vida, valeram-lhe a canonização, em 13 de maio de 1232, apenas onze meses depois de sua morte, pelo papa Gregório IX. Um dos milagres de Santo António é relatado quando o frei pregava aos hereges em Rimini, na Itália, e estes não quiseram escutar e deram-lhe as costas. Sem desanimar, Santo António vai até a beira do rio e continua pregando, momento em que ocorre um milagre, quando vários peixes se aproximam e colocam a cabeça fora d’água em ato de escuta.
Em 1263, seus restos mortais foram levados para a Basílica de Santo António de Pádua, construída em sua memória.
Estudos religiosos
Com 15 anos, ingressou no Mosteiro de São Vicente de Fora, onde iniciou sua formação religiosa. Em seguida, foi estudar no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, onde recebeu sólida formação filosófica e religiosa.
É ordenado Sacerdote e, nesse mesmo ano, fica sensibilizado ao ver os despojos dos frades franciscanos que são venerados no Mosteiro de Santa Cruz após terem sido martirizados numa missão em Marrocos, na tentativa de evangelizar os mouros. Resolve juntar-se à ordem dos Franciscanos e recebe o hábito de São Francisco no Convento dos Olivais, em Coimbra, e adota o nome de Frei António. Inicia uma missão em Marrocos, mas após um ano de catequese nesse país, teve de deixa-lo devido a uma enfermidade e seguiu para Itália.
Nasce em Lisboa, no dia 15 de agosto de 1195 (?). Filho de Martinho de Bulhões e Maria Tereza Taveira.
Fernando Martins de Bulhões
É indicado por são Francisco de Assis para lecionar Teologia na universidade de Bolonha. Em seguida, foi enviado para França, onde leciona nas universidades de Toulouse, Montpellier e Limoges.