Guernica
Espanha
26 de abril de 1937
Guernica
A utilização do monocromático pode associar-se a ambientes de guerra. As cores revelam a dureza das consequências, demonstram repúdio e intensificam a sensação de drama, aflição, dor, medo, morte, tragédia e destruição.
Pablo Picasso
Na altura, a Espanha estava em conflito com as forças Republicanas e os Nacionalistas. Os Nacionalistas com o apoio do exército nazista, autorizaram o bombardeio de Guernica pelos alemães.
Para analisar as imagens presentes no quadro fazendo a identificação várias representações simbólicas...
Esta obra pode ser vista como tendo um significado político e funciona como uma crítica à devastação causada pela guerra, traduzindo-se num símbolo de paz ou anti-guerra.
+info
Informação
Destaque da imagem ao passar o rato sobre ela. Análise/representação simbólica ao clicar na imagem.
Ok
Touro
Elemento de destaque na cultura espanhola e revela medo, susto, agitação. Normalmente este animal é visto como forte e agressor, indicando uma subversão da natureza força-fraqueza e agressor-vítima.
Mãe com filho nos braços
Uma mulher que parece chorar a morte do filho (bebé) que tem nos braços. Esta cena pode ser associada à figura de Maria com Jesus morto nos braços.
Chamas
Uma pessoa que está a ser consumida pelas chamas, com os braços levantados como sinal de desespero. Pode também ser relacionado com a obra de Goya "Os fuzilamentos de 3 de maio", onde um homem abre os braços frente a um pelotão de fuzilamento. O incêndio representa a destruição causada pela guerra.
Pessoa caída no chão
Uma pessoa caída no chão, com uma mão aberta (demonstra necessidade de auxílio) e a outra (braço decepado) com uma espada partida (representa a derrota).Pode ser associado a um soldado que luta mas foi derrotado na guerra.
Cavalo
Elemento de destaque na cultura espanhola e revela medo, susto, agitação. Normalmente este animal é visto como forte e agressor, indicando uma subversão da natureza força-fraqueza e agressor-vítima.
Lampião
Uma pessoa com um lampião (no centro da imagem – representação central/importante) que observa (admirada/incrédula), tenta iluminar a cena de horror – terá o simbolismo de esperança.
Lâmpada/olho/sol
Tudo isto acontece sob uma lâmpada elétrica que “não ilumina”. Poderá ser interpretado como o contraste entre a evolução/modernidade e a devastação provocada pela guerra. Pode também aqui ser associado ao olhar divino (parece ter o formato de um olho) e/ou ao sol (pelo formato que faz lembrar os raios de sol).
Fugitiva
Uma mulher que tenta fugir com a perna ferida, que pode simbolizar a ingenuidade, a busca, a tentativa de fuga, sem sucesso da população indefesa.