Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Francisca barbosa 4ºB Nº6 EB1 da Pícua

A História de Portugal

A História de Portugal

cOMEÇAR

4º DINASTIA

3º DINASTIA

2º DINASTIA

1º dINASTIA

a FORMAÇÃO DE PORTUGAL

a RECONQUISTA CRISTÃ

ÍNDICE

A reCONQUISTA CRISTÃ

Os povos cristãos, refugiados nas Astúrias, iniciaram a recuperação das suas terras, aos Muçulmanos, em 722. Tiveram a ajuda de cavaleiros de outros reinos da Europa, que lutavam pela difusão da fé cristã - Os Cruzados.

Áudio

Formaram-se vários reinos. Um desses reinos foi o Condado Portucalense, recebido como recompensa, pelo cavaleiro D. Henrique.

Áudio

A formação de portugal

- D. Henrique casa com D. Teresa e fica a governar o Condado Portucalense.- Mais tarde, D. Henrique morre e D. Teresa fica a governar o condado aliada a nobres galegos.

Áudio

- D. Afonso Henriques sai vitorioso, mas só em 1143 é reconhecida a independência do Condado, nascendo o Reino de Portugal.

- O seu filho, D. Afonso Henriques com o apoio de nobres portucalenses luta contra a mãe, na Batalha de S. Mamede.

Áudio

1ª dinastia

-Portugal passa a ser uma monarquia, sendo o rei D. Afonso Henriques.- D. Afonso Henriques – o Conquistador - continua a alargar o território, conquistando Leiria, Santarém e Lisboa. - Foi reconhecido como rei pelo Papa, através da Bula Papal.- D. Sancho I e os reis que lhe sucederam continuaram a conquistar territórios a sul, aos Muçulmanos. - Em 1927 ficam definidos os limites territoriais de Portugal, através do Tratado de Alcanizes.

Áudio

Mandou semear pinhais e aproveitou terrenos incultos.

Criou as feiras francas.

Criou a Bolsa dos Mercadores.

Desenvolveu as indústrias.

O português foi reconhecido como língua oficial.

Mandou construir novos barcos.

Criou a primeira universidade.

No reinado de D.Dinis houve grande progresso económico e cultural.

Áudio

Áudio

- No séc. XIV Portugal viveu períodos de fome, guerras e epidemias - PESTE NEGRA.- Em 1383, morre D. Fernando, criando um problema de sucessão no trono de Portugal.

a peste negra

2ª dinastia

Áudio

- D. Beatriz é aclamada Rainha de Portugal por D. Leonor, viúva de D. Fernando com apoio da maioria da Nobreza e do clero.- O povo e alguns nobres queriam nomear D. João, Mestre de Avis, como rei.- Reunem-se as cortes em Coimbra e D. João é aclamado Rei de Portugal.- Castela invade Portugal e inicia-se a Batalha de Aljubarrota. As tropas Portuguesas vencem e é construido o Mosteiro da Batalha.

PASSAGEM DO CABO BOJADOR(1434)

MAPa dos descobrimentos

descoberta do brasil(1500)

descoberta do caminho marítimo para a índia(1498)

PASSAGEM DO CABO DA boa esperança(1488)

descoberta dos açores(1427)

descoberta da madeira(1418)

PASSAGEM DO CABO BOJADOR(1434)

conquista de ceuta(1415)

Áudio

3ª dinastia

- Durante 60 anos existe uma união política entre Portugal e Espanha - Dominio Filipino. Reinam Filipe I, Filipe II e Filipe III.

- Após a morte de D. Sebastião na Batalha de Alcácer Quibir, Portugal fica sem sucessor ao trono.

Áudio

Áudio

- Descontentes com este dominio Espanhol, alguns nobres revoltam-se a 1 de Dezembro de 1640, restaurando a independência de Portugal.- D. João, Duque de Bragança, é aclamado rei de Portugal.

a restauração da independência

4ª dinastia

Áudio

INVASÕES FRANCESAS

- Portugal é invadido 3 vezes pelos Franceses que defendiam ideias de liberdade e igualdade.- A familia real foge para o Brasil.- Portugal, com o auxilio dos ingleses consegue retirar as tropas francesas, mas fica sob o dominio Inglês.

Áudio

- Em 1822, é redigida a primeira Constituição e surge então uma monarquia constitucional.- No final do séc. XIX, muitas pessoas defendiam uma mudança de regime.- Foi criado o partido Republicano que defendia a mudança de regime- A república.

- Em 1820, dá-se a revolta liberal que termina com o dominio dos ingleses.

a 1ª CONSTITUIÇÃO

Áudio

- No dia 4 de Outubro de 1910, uma revolta pôs fim a quase 8 séculos de monarquia em Portugal.- No Dia 5 de Outubro de 1910 foi proclamada a República em Portugal.

a 1ª republica

Obrigada pela vossa atenção! Espero que tenham aprendido mais sobre a História de Portugal!