Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Os primeiros agentes de globalização da história

João Gonçalves Zarco

1390- 1471

João Gonçalves Zarco foi um navegador português dos séculos XIV e XV. Descobriu a ilha de Porto Santo, em 1418, juntamente com Tristão Vaz Teixeira e mais tarde a Ilha da Madeira.

Quando a ilha foi repartida em capitanias, com o objetivo de se proceder ao seu povoamento e ao aproveitamento dos seus recursos, coube a João Gonçalves Zarco a capitania do Funchal.

Na qualidade de fidalgo da casa do infante D. Henrique, Zarco participou no cerco de Tânger, onde foi armado cavaleiro, em 1437. Depois de ter escapado a esta expedição, dedicou-se à construção de navios na Madeira que eram enviados ao Infante para serem usados nas suas expedições e descobertas para além do Cabo Bojador.

João Gonçalves Zarco

Com o intuito de perpetuar a figura e obra de João Gonçalves Zarco, um dos descobridores da Madeira e primeiro Capitão Donatário do Funchal, a Junta Geral do Distrito pediu a Francisco Franco que executasse esta estátua. O arquiteto Cristiano da Silva esteve a cargo do projeto do pedestal, onde fez representar elementos alegóricos relacionados com os Descobrimentos: Povoamento, Conquista, Sabedoria e Evangelização. Assim, em 1934, ergueu-se na intersecção das Avenidas Zarco e Arriaga, a estátua de João Gonçalves Zarco, que ganhou a medalha de ouro na Exposição Ibero-Americana em Sevilha no ano de 1929.

Diogo Cão

1440-1486

Foi um navegador português do século XV. Acredita-se que pertencesse a uma família radicada em Vila Real.

Escudeiro da Casa de D. João II de Portugal, tendo sido enviado pelo mesmo em expedições, a primeira das quais em que terá participado terá sido ao Golfo da Guiné, em 1480.Comandou duas viagens de reconhecimento e descobrimento da costa sudoeste africana, entre 1482 e 1486.

Na primeira, ocorrida entre 1482 e 1484, percorreu a costa desde o Cabo de Santa Catarina até ao Cabo do Lobo e depois até à foz do rio Congo, tendo penetrado no reino do Congo e estabelecido as primeiras relações com esse reino.

Diogo Cão foi o precursor dos padrões que demarcaram entre os séculos XV e XVII

Ele colocou os primeiros quatro padrões em África, entre 1482 e 1486

Os dois primeiros foram o de Santo Agostinho e o de São Jorge, respectivamente no Cabo de Santa Maria

Regressou ao Tejo em 1486, trazendo o ensinamento conveniente para atingir a África do Sul a navegar pelo largo, como fez Vasco da Gama.

Diogo Cão

Padrão de Sao Jorge, Zaire , Angola.

Padrão de Diogo Cão no Cabo Negro, Angola.

Vasco Da Gama

1469- 1524

Filho ilegítimo de Estêvão da Gama, que esteve ao serviço de D. João II como marinheiro. Vasco da Gama era também um experiente navegador que já tinha executado várias missões ao serviço de D. João II.

D. Manuel I nomeia-o comandante da frota que vai descobrir o caminho marítimo para a Índia.

A frota parte de Lisboa a 8 de julho de 1497 e chega a Moçambique a 2 de março de 1498. Segue depois para Melinde, onde obtém a ajuda de um piloto mouro, acabando por aportar a Calecute, na Índia, em 17 de maio de 1498.

Em outubro de 1498 tem início a viagem de regresso, dando-se a chegada a Lisboa em agosto de 1499.

Estava descoberto o caminho marítimo para a Índia há tanto tempo procurado, e era o culminar de tantos anos de esforços. Face aos problemas que entretanto surgem na Índia, Vasco da Gama volta lá em 1502 com uma armada de 20 navios. Deixa assegurado o dominio português no no Índico, depois de fazer aliança com os reis de Cochim e Cananor. Volta a Portugal carregado de especiarias em 1504.

Vasco Da Gama

Em 1524 D. João III nomeia-o vice-rei da Índia, onde chega em setembro, para lutar contra os abusos existentes que punham em causa a presença portuguesa na região. Vasco da Gama começa a atuar rigidamente e consegue impor a ordem, mas vem a morrer em dezembro desse mesmo ano, sendo os seus restos mortais trazidos para Portugal.

É possível traçar um roteiro na cidade de Sines baseado nos monumentos de Vasco da Gama.

Castelo (onde passou a infância e poderá ter nascido)

Casa de Vasco da Gama (núcleo do Museu de Sines dedicado a Vasco da Gama)

Igreja Matriz (onde recebeu a “prima tonsura”)

Igreja de Nossa Senhora das Salas (que mandou reconstruir e por cuja santa tinha uma especial devoção).

Estátua de Vasco Gama (testemunho do amor de Sines pelo seu filho mais célebre)

Fernão Magalhães

1480-1521

Fernão de Magalhães, um dos mais ilustres navegadores portugueses, comandou, ao serviço do Rei de Espanha, a expedição que concluiu a primeira viagem de circum-navegação ao globo.

Em 27 de novembro de 1520, a expedição do navegador português, descobriu o caminho que liga os oceanos Atlântico e Pacífico no extremo sul da América do Sul.

A viagem de Magalhães ao serviço de Castela foi uma das maiores epopeias da época dos descobrimentos, inaugurando uma nova rota de comércio marítimo pelo oceano Pacífico. Fernão Magalhães ao Iniciar esta viagem queria apenas abrir para Portugal um novo caminho marítimo até as Ilhas Molucas, hoje conhecida como Indonésia, mas na verdade, acabou por fazer com que sua pequena expedição se tornasse a responsável, por provar que a terra é redonda e à descoberta de mares até então inimagináveis.

A viagem, a bordo da nau Victoria, começou a 20 de setembro de 1519, em Sanlúcar de Barrameda (sul de Espanha), e terminou a 6 de setembro de 1522, no mesmo local. Fernão de Magalhães foi o primeiro europeu a atravessar o estreito entre os oceanos Atlântico e Pacífico, a sul da América do Sul.

Fernão Magalhães

Estreito de Magalhães Turismo histórico. Com 565 quilômetros de extensão, o Estreito de Magalhães fica no extremo sul do Chile e é a divisão natural entre o continente e o arquipélago da Terra do Fogo, na divisa com a Argentina.

Estátua dedicada a Fernão Magalhães encontra-se na Praça do Chile, em Liboa.

A 1ª pedra foi lançada em 1930, mas só 20 anos mais tarde, em 1950, viria a ser inaugurado.

A estátua em bronze foi oferecida pelo Chile, o pedestal que a sustenta foi concebido em Portugal.

Erguido à proa de uma embarcação, com o pé sobre o pau da giba, Fernão de Magalhães observa o horizonte distante.

Bartolomeu Dias

1450-1500

Bartolomeu Dias foi um célebre navegador português, descendente de Dinis Dias. Em 1486, D. João II confiou-lhe o comando de duas caravelas com o intuito de saber notícias do Preste João.

Descobriu primeiro a Angra dos Ilhéus, sendo assaltado e em seguida,apanhado por um violento temporal. Treze dias depois, procurou a costa encontrando apenas o mar.

Navegou para norte, descobrindo vários portos. No entanto, a tripulação obrigou o capitão a retroceder, dobrando, por acaso, o grande cabo em 1487 - Cabo das Tormentas, Esse feito comprovou a ideia de que os oceanos Atlântico e ìndico tocavam-se.

Em 1500, acompanha Pedro Álvares Cabral na famosa viagem em que este descobre o Brasil. Quando a frota seguia para a Índia, o navio em que ia Bartolomeu Dias naufragou e o valente marinheiro achou a morte junto do mesmo cabo - cabo da Boa Esperança.

Bartolomeu Dias

Conclusão

Entre os séculos XV e XVIII, os Descobrimentos levaram Portugal ao mundo e trouxeram o mundo ao Alentejo. Construíram-se igrejas, conventos, aquedutos imponentes e palácios dignos de reis. Fundou-se uma universidade em Évora. Encheu-se cada canto e recanto de arte, nos mais diversos estilos. E criou-se um estilo único: o manuelino, que está presente em vilas como Alvito e Viana do Alentejo, cidades como Elvas e Évora e num expoente do Renascimento português, o Paço Ducal de Vila Viçosa.

Cátia, Manuela e PaulaNS1A CP-H NG2 DR4

Os descobrimentos resultaram na expansão portuguesa e deram um contributo essencial para delinear o mapa do mundo, impulsionados pela Reconquista e pela procura de alternativas às rotas do comércio no Mediterrâneo.

  • Lorem ipsum dolor sit amet.
  • Consectetur adipiscing elit.
  • Sed do eiusmod tempor incididunt ut.
  • Labore et dolore magna aliqua.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do.

Consectetur adipiscing elit

Lorem ipsum dolor

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit