Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

rbe50anosabrilAEBarbosaduBocage

be

Created on June 20, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Concelho: Setúbal

Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage

COMEMORAÇÃO DOS 50 ANOS DO 25 DE ABRIL DE 1974

MOSTRA DE ATIVIDADES

Fazer Abril

Desafios

Abril por cá

Outros...

Partilhar Abril

Abril sem censura

Integrar Abril

Criar Abril

Partilhar Abril

As bibliotecas escolares do AE Barbosa du Bocage desenvolveram, ao longo deste ano de comemorações dos 50 anos de ABRIL, variadas atividades que assinalaram a data e levaram as crianças e os alunos do agrupamento a pensarem, a contactarem, a discutirem, a argumentarem e a ouvirem testemunhos de época e testemunhos vivos.A comemoração do 25 de abril de 1974 foi vivido intensamente pelas bibliotecas do agrupamento. Partilharam-se posts nas redes sociais, fizeram-se trabalhos de pesquisa e recolheram-se testemunhos locais sobre o período da ditadura, conduziu-se os alunos à reflexão e ao exercício do que é ser livre, fizeram-se criações artíticas e exposições, marchou-se pelo 25 de abril e pela liberdade.

Abril Por Cá

O clube de rádio escolar recolheu testemunhos , cartazes, fotografias, e objetos de familiares, professores e amigos que viveram a ditadura ou que passaram pela experiência da revolução de 25 deabril. Os testemunhos estão gravados e fazem parte do podcast "ABril depois de abril".

Fazer Abril

As atividades realizadas envolveram todos os ciclos de escolaridade do agrupamento, incluíndo as salas de pré-escolar. Refletir, pensar, debater foram os exercícios de liberdade propostos.

Criar Abril

Alunos, professores e outros elementos da comunidade educativa criaram as suas mais variadas representações da liberdade, perpetuando, desta forma, os valores, os símbolos e os sentidos da revolução de 25 de abril de 1974.

Integrar Abril

Os alunos dos 2º e 3ºciclos participaram em massa nesta atividade, quer através das Conversas de abril, quer através da participação no evento organizado pela CMS e em parceria com o plano nacional das artes, apresentando o manifesto, na manifestação "Venham mais vinte cincos".

Abril sem censura

Exposições, leituras de excertos de livros, exploração de obras que em tempos foram censuradas e proibidas de ler e que agora podemos tomar consciência das suas temáticas e promove-las junto das camadas mais jovens.

Créditos:

Outros

Som de fundo da apresentação do genially