Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Práticas Inclusivas
Ana Carvalho
Created on June 11, 2023
Ação de Formação Práticas Inclusivas em sala de aula
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Formador: Jorge Pinheiro
Ana Carvalho
Diário de Bordo
start
Ação de Formação PráticAs Pedagógicas Inclusivas em sala de aula
10 de julho
21 de junho
14 de junho
5 de julho
19 de junho
7 de julho
12 de julho
26 de junho
3 de julho
12 de junho
28 de junho
7 de junho
welcome!
Diário de Bordo
Return
Nesta primeira sessão, foi-nos dado a conhecer os conteúdos, os objetivos, as metodologias e a avaliação desta ação formação em regime e-learning. Também pudemos conhecer o grupo de formandos numa breve dinâmica de apresentação. Na parte final da sessão, tivemos a oportunidade de visualizar o vídeo - Escola atual em julgamento, seguido de uma breve análise em grande grupo.
Sessão 1: Começou a nossa viagem...
7 de junho
Return
Dando continuidade à primeira sessão, retomamos a discussão no âmbito do vídeo apresentado, Escola atual em julgamento. Tendo como mote o sistema educativo, o formador disponibilizou um quadro síntese para registo das ideias principais veiculadas pelo filme em 3 tópicos: oportunidade/condição/ participação (dos alunos). Cada grupo refletiu e registou as suas conclusões que, posterirmente, foram partilhadas e debatidas em grande grupo. Destaque-se, neste âmbito, a importância do papel do professor no processo ensino-aprendizagem bem como a individualidade, criatividade e espírito colaborativo. De seguida, o formador passou à exploração das Medidas de Suporte à Aprendizagem.
Sessão 2
12 de junho
Return
Nesta sessão, o formador começou por relembrar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Como consolidação, promoveu uma atividade prática sobre as medidas universais e seletivas: em pequeno grupo, tivemos a oportunidade de refletir sobre as mesmas a nível da concetualização e operacionalização. A reflexão foi depois partilhada em grande grupo. Destaque-se a sempre pertinente intervenção e ajuda do formador no esclarecimento de dúvidas.Na parte final, o formador disponibilizou o vídeo- Todo lo que me ensenãron los niños, a perspetiva do mundo aos olhos das criança que tanto nos ensina enquanto professores!
Sessão 3
14 de junho
Return
O formador iniciou a sessão com o levantamento de uma Questão Problema como mote para a reflexão sobre ambientes educativos inclusivos, especificamente na promoção da participação e aprendizagem de todas as crianças. O ppt apresentado suscitou, desde logo, a reflexão. No desenvolvimento de aprendizagens significativas para todos os alunos, o professor tem escolher/adaptar as melhores metodologias (métodos, estratégias, recursos, tarefas) a fim de ir de encontro às especificidades de cada aluno em particular. De seguida, assistimos a um pequeno vídeo que sintetiza os métodos inovadores ao dispor do professor e, por fim, o formador propôs a atividade- Espaços de inclusão vs inclusão nos espaços. Em pequeno grupo, respondemos a umas perguntas sobre a problemática que facilitaram a discussão/reflexão, partilhada, a posteriori, em grande grupo.
Sessão 4
19 de junho
Return
No seguimento da Questão Problema levantada na última sessão, após debate de ideias inicial, partimos para a organização do espaço de sala de aula como forma de derrubar barreiras e contribuir para a mudança de paradigma das práticas inclusivas. Analisamos as diversas formas da organização de sala de aula e de que forma é que as mesmas potenciam as aprendizagens. Seguiu-se uma atividade prática individual sobre os desenhos de sala de aula, a qual culminou numa discussão coletiva a partir da reflexão das vantagens, desvantagens e eficácia de cada uma delas.
Sessão 5
21 de junho
Return
Dando continuidade às duas últimas sessões, ainda no âmbito da Questão Problema proposta sobre a forma como podemos promover a participação e a aprendizagem de todas as crianças e jovens, nesta sessão assistimos a um Webinar, moderado por Marisa Correia. Numa análise sistémica e transformadora do processo ensino-aprendizagem, da educação inclusiva, que é um direito de todos e para todos, na produção de um ensino eficaz e de maximização dos caminhos de todos os alunos, destaque-se a ação do professor em quatro vertentes: análisar; planear; agir e avaliar num processo circular, colaborativo e formativo de constante reformulação, adaptação e melhoria a fim de concretizar uma educação inclusiva. Partindo do visionamento do webinar, foi proposta a construção de um glossário que foi depois objeto de partilha e reflexão em grande grupo.
Sessão 6
26 de junho
Return
A propósito da Gestão da Diversidade em sala de aula, nesta sessão abordamos a temática da Diversidade e Multiculturalidade. Por conseguinte, sendo esta uma realidade cada vez mais visível na escola, tivemos a oportunidade de refletir sobre a forma como devemos criar um ambiente que permite a integração e a inclusão de todas as crianças, independentemente da raçã, origem ou capital cultural. Visionamos um vídeo sobre Racismo na Educação que suscitou a reflexão de todos. Seguiu-se a exploração de um ppt pelo formador que continuou a promover a discussão sobre o assunto a partir da análise/resposta a diversas questões sobre o tema.
Sessão 7
28 de junho
Return
O início desta sessão foi dedicado à recuperação do debate promovido na sessão anterior sobre a necessidade de integração de todos os alunos, independentemente das suas raízes, culturas ou origens. Posteriormente , o formador começou por mostrar o vídeo- Universal Design for Learning que serviu de mote à exploração do Desenho Universal para a Aprendizagem, ou seja, a metodologia esquematizada de como organizar e sistematizar a nossa prática a fim de ir de encontro à individualidade de todos os alunos. Seguiu-se a partilha de um ppt e a exploração do DUA por parte do formador fomentando sempre o debate de ideias. Ao concebermos o DUA de forma a operacionaliza-lo na sala de aula, há que ter em consideração o que se vai ensinar e a como o vamos fazer, o feedback obtido da aquisição efetiva da aprendizagem e como vamos manter a motivação do aluno perante a aprendizagem. Posto isto, o formador dinamizou uma atividade prática em grupos sobre o DUA.
Sessão 8
3 de julho
Return
Na sessão de hoje, retomamos o trabalho de grupo proposto no âmbito do Desenho Universal para a Aprendizagem. A atividade incidiu na aplicação dos princípios do DUA através do preenchimento de uma grelha. À medida que o trabalho ia-se desenvolvendo, o formador ia interagindo com os diferentes grupos para esclarecimento de dúvidas. Finda a tarefa, passou-se à apresentação dos Trabalhos de Grupo e respetiva discussão coletiva. Mais uma vez, destaque-se a partilha de ideias e o enriquecimento profissional.
Sessão 9
5 de julho
Return
A sessão 10 foi dedicada à avaliação. O formador começou por apresentar um vídeo subordinado à temática. Finda a visualização, seguiu-se um debate em grande grupo onde foram discutidas várias questões. Acima de tudo, concluiu-se que o processo de avaliação é difícil, de constante reajuste de estratégias e tem como objetivo regular a aprendizagem e a melhoria das práticas pedagógicas. Na parte final da sessão, o formador partilhou um ppt e foi esclarecendo todas as dúvidas e fomentando a partilha de ideias.
Sessão 10
7 de julho
Return
Na sessão de hoje retomamos o tema da Avaliação. Como tal, o formador começou por apresentar um pequeno filme promotor de reflexão em grande grupo. À semelhança da sessão anterior, concluiu-se que o enfoque na avaliação formativa será o caminho mais certo para a aprendizagem acontecer. Neste processo, o professor, não como mero classificador, mas sim como mentor e orientador, vai ajustando, adaptando e formulando, melhorando estratégias/recursos de forma a poder facilitar e promover a aquisição de novas competências. Posteriormente, o formador facultou uma ficha com várias questões que foram debatidas e respondidas em pequenos grupos.
Sessão 11
10 de julho
Return
A viagem chegou a bom porto! Nesta última sessão de formação, após caminhada de intensa partilha, foi-nos proporcionado mais um momento de reflexão em grupo, ainda a propósito da avaliação em consonância com o Desenho Universal para a Aprendizagem. Neste sentido, num ambiente colaborativo e de partilha, fomos respondendo a um questionário sobre a temática contando sempre com a ajuda e os esclarecimentos profícuos do formador. Na parte final, além das considerações finais, procedemos ao preenchimento dos inquéritos de autoavaliação e da avaliação da ação.
Sessão 12