Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Get started free
VIBRANT FLIPPED CLASSROOM PRESENTATION
mariana bicho
Created on May 30, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
O Lado Amargo Do Açúcar
O objetivo deste trabalho é conseguirmos perceber o quanto o excesso de açúcar faz mal á nossa saúde e ao nosso corpo e perceber um pouco dentro desse assunto.
START
Temas que vamos abordar
Consequências do açúcar para o corpo humano
Indicações sobre a quantidade de açúcar ingerido.
Subtítulo
Abordar mais intensamente cada uma das consequências.
Alimentos do dia a dia com exceso de açúcar.
Consequências do açúcar para o corpo humano
- O açúcar no geral faz mal quando é em excesso. Normalmente os problemas de saúde que mais vimos relacionados com o açúcar são o ganhar peso, os diabetes e nos adolescentes o que é mais visível é o acne.
- Mas existem mais doenças como por exemplo: risco de doenças cardíacas, Aumenta o risco de câncer, Acelera o processo de envelhecimento da pele, provoca caries dentárias, danos ao Cérebro, Esgota nossa energia, e doença hepática.
Indicações sobre a quantidade de açúcar ingerido.
- É difícil resistir a bolos, biscoitos, chocolates, doces e refrigerantes, que agradam o paladar de muita gente. O problema é que eles são cheios de açúcar. A OMS (Organização Mundial de Saúde) alerta que devemos consumir apenas 25 g por dia e não ultrapassar 50 g e muitas pessoas ultrapassam o limite do consumo de açúcar.
Abordar mais intensamente cada uma das consequências (parte 1).
- Acelera o processo de envelhecimento da pele- Sabendo que os açúcares podem afetar a composição corporal, eles também podem alterar a nossa pele, contribuindo para rugas e flacidez.
- Caries dentárias- Quando fica sobre os dentes o açúcar causa danos com mais eficiência do que qualquer outro alimento. Açúcar apodrece os dentes que deixam mau hálito.
- Ganho de peso- Para se evitar ganhar obesidade deve se evitar principalmente as bebidas açucaradas em excesso.
- Risco de doenças cardíacas- Assim como a obesidade o açúcar pode causar doenças como inflamação e altos níveis de triglicerídeos, açúcar no sangue e aumento da pressão arterial – todos fatores de risco para doenças cardíacas.
- Aumento de acne - O açúcar aumenta os níveis de insulina no sangue, causando aumento da secreção de androgênio, produção de óleo e inflamação, dessa produzindo acne.
- Aumenta o risco de cancro- Foi comprovado a partir de estudos que o consumo de açúcar adicionado foi associado positivamente a um risco aumentado de cancro de esôfago, cancro de pleura e cancro de intestino delgado.
Alimentos do dia a dia com exceso de açúcar.
- Estes 2 exemplos têm um elevado valor de açúcar. No caso destes 2 sabemos que existem versões de cada um com 0% de açúcar mas já são alternativas feitas do produto inicial que contem elevados valores de açúcar é uma tentativa de fazer com que nós os compradores do produto de consumirmos um valor menos elevado de açúcar.
- Ao compararmos a coca-cola com a gelatina conseguimos entender que a gelatina terá um maior valor de açúcar já que a gelatina terá 88g/100g de açúcar e a coca-cola 10,6g /100g.
Abordar mais intensamente cada uma das consequências (parte 2).
- Doença hepática- Excesso de açúcar pode provocar a acumolação de gordura no fígado e se transformar em doenças hepáticas que podem evoluir até se tornar um cancro.
- Aumento no risco de diabetes tipo 2- Apesar de que existem muitos fatores responsáveis para que uma pessoa desenvolva o diabetes tipo-2 o consumo excessivo do açúcar é sem dúvidas um dos grandes responsáveis por desencadear essa doença.
- Danos ao Cérebro- O Açúcar em excesso pode deixar o cérebro mais lento e causar déficits de memória e atenção.
- Esgota sua energia- Alimentos com alto teor de açúcar podem afetar negativamente seus níveis de energia, causando um aumento na insulina no sangue seguido de uma queda brusca de energia.
Conclusão