Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Fernando Pessoa

O Menino da Sua Mãe

Poema: ”O Menino da sua mãe”Autor: Fernando PessoaTema: Amor materno

Assunto : Este poema relaciona se com a própria vida de Fernando Pessoa. Desta forma, o tema da infância perfeita dura pouco pois é perdida e irrecuperável e poderá relacionar-se com os seus primeiros cinco anos de vida, marcados pela felicidade, amor, bem-estar e proteção que a familia que proporcionava: vivia com a presença do pai, da mãe e das duas criadas e da avó. No entanto, o seu pai morre. Mais tarde morre o irmão, o que o faz sentir novamente o amor e o carinho maternos. Apesar disso, esses sentimentos acabam por ser rapidamente escondidos pois a sua mãe apaixona se por outro homem e ele terá que abandonar Portugal e ir viver para a África do Sul.Com isto , a morte do soldado poderá relacionar-se com a morte do pai ou do irmão, e a angústia de querer voltar ao passado poderá relacionar-se com a mesma angústia que ele sente ao desejar voltar a ter a sua familia unida e feliz como antigamente.

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, dia 13 de Junho de 1888.Com apenas 5 anos, Fernando Pessoa ficou órfão de pai devido a tuberculose e deixou a família em estado de pobreza. Nesse período também escreveu o seu primeiro poema com o nome “À Minha Querida Mamã”:Em 1902, já com 14 anos, a família retornou à Lisboa. Três anos mais tarde, matricula-se na Faculdade de Letras no curso de Filosofia, porém não chega a concluir o curso.Começa a dedicar-se à literatura e a partir de 1915 junta-se a um grupo de intelectuais. Destacam-se os escritores portugueses modernistas: Mario de Sá-Carneiro (1890-1916) e Almada Negreiros (1893-1970).Fundou a "Revista Orfeu" e, em 1916, seu amigo Mário de Sá-Carneiro suicida-se. Em 1921, Pessoa funda a Editora Olisipo, onde publica poemas em inglês. Fernando Pessoa faleceu em sua cidade natal, dia 30 de Novembro de 1935, vítima de cirrose hepática, com 47 anos.

Fernando Pessoa

No plaino abandonado Que a morna brisa aquece, De balas traspassado — Duas, de lado a lado —, Jaz morto, e arrefece. Raia-lhe a farda o sangue. De braços estendidos, Alvo, louro, exangue, Fita com olhar langue E cego os céus perdidos. Tão jovem! que jovem era! (Agora que idade tem?) Filho único, a mãe lhe dera

” O Menino da Sua Mãe”

Poema (pg 244)

Um nome e o mantivera:«O menino da sua mãe».Caiu-lhe da algibeiraA cigarreira breve.Dera-lha a mãe. Está inteiraE boa a cigarreira.Ele é que já não serve.De outra algibeira, alada

” O Menino da Sua Mãe”

Poema (pg 244)

Ponta a roçar o solo, A brancura embainhada De um lenço... Deu-lho a criada Velha que o trouxe ao colo. Lá longe, em casa, há a prece: «Que volte cedo, e bem!» (Malhas que o Império tece!) Jaz morto, e apodrece, O menino da sua mãe.

” O Menino da Sua Mãe”

Poema (pg 244)

No plaino abandonado -a Rima Cruzada e Emperelhada Que a morna brisa aquece, -bDe balas traspassado -a — Duas, de lado a lado —, -aJaz morto, e arrefece. -b

Tipo de rima

Raia-lhe a farda o sangue. HipérbatoDe braços estendidos,Alvo, louro, exangue,Fita com olhar langueE cego os céus perdidos.

No plaino abandonadoQue a morna brisa aquece, AntíteseDe balas traspassado— Duas, de lado a lado —,Jaz morto, e arrefece. Raia-lhe a farda o sangue.De braços estendidos,Alvo, louro, exangue, AdjetivaçãoFita com olhar langueE cego os céus perdidos.

” O Menino da Sua Mãe”

Poema (pg 244)

3- Na primeira estrofe somos confrontados com a morte de um homem ainda jovem na guerra.

Resposta as questões do manual

4- ”Jaz morto, e arrefece.” ”Raia-lhe a farda o sangue.””Alvo, louro, exangue,””Tão jovem! que jovem era!” ”apodrece,””O menino da sua mãe.”

Resposta as questões do manual

4.1- ”O jovem faleceu na guerra como é comprovado na primeira estrofe ”De balas traspassado” e na segunda estrofe ”Raia-lhe a farda o sangue.”

Resposta as questões do manual

5-

Resposta as questões do manual

6-

Resposta as questões do manual

https://www.google.com/search?q=fernando+pessoa&client=opera-gx&hs=LSq&sxsrf=APwXEde66iexq8Ewob7AO7p8kvfJxFw1Cw:1685402732046&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiGo5a51pv_AhXch_0HHU6zDLgQ_AUoAXoECAEQAw&biw=852&bih=761&dpr=0.9#imgrc=4ieDS3mUY8Z6PMhttps://www.todamateria.com.br/fernando-pessoa/https://www.ebiografia.com/fernando_pessoa/https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/fernando-pessoa.htm

Bibliografia