Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Escola Superior de tecnologia da saúde de coimbra

Tema E

Ouvido interno

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de biofísica

Mecanismos de regulação homeostática observados no ouvido interno

7. GRUPO

índice

6. WEBGRAFIA

5. principais mecanismos

4. o ouvido interno e os seus mecanismos de regulação homeostática

3. regulação Homeostática

2. homeostasia

1. o ouvido interno

índice

ouvido interno

Canais semicirculares: ligados ao equilíbrio Cóclea: função de processar o som

- o ouvido interno é composto por duas partes: os canais semicirculares e a cóclea

ouvido interno

stasia

Ou seja, a junção das duas indica ESTADO DE EQUILÍBRIO

significa estado

homeo

significa igual

homeostasia

Regulação Homeostática

Conjunto de processos que os sistemas utilizam para manterem o seu equilíbrio, ou seja, a sua homeostasia.Esta regulação é essencial para garantir a sobrevivência e o bom desempenho das células, tecidos e sistemas de organismo.

regulação homeostática

No ouvido interno, encontram-se diferentes sistemas e estruturas que contribuem para que seja realizada a regulação homeostática, sendo esses os seguintes:

O ouvido interno possui um papel muito importante no que toca à audição e ao equilíbrio. Este possui mecanismos de regulação homeostática para que tudo funcione da melhor forma.

OUVIDO INTERNO E OS SEUS MECANISMOS DE REGULAÇÃO HOMEOSTÁTICA

nervo auditivo

gânglio espiral

células ciliadas internas

membrana basilar

lâmina reticular

membrana tectorial

estereocílios

células ciliadas externas

(imagem 1: células ciliadas)

Quando ocorre um desequilíbrio na homeostasia no ouvido interno, por exemplo, alterações de pressão ou movimentos bruscos, são estas que se ajustam para compensar e manter o equilíbrio.

células responsáveis por:-converter as vibrações sonoras em sinais elétricos (permitindo a audição)-deteção dos movimentos da cabeça (o equilíbrio).

Células Ciliadas

OUVIDO INTERNO E OS SEUS MECANISMOS DE REGULAÇÃO HOMEOSTÁTICA

(imagem 2: localização da perilinfa e da endolinfa)

Para manter a homeostasia estes líquidos apresentam uma composição química e uma pressão cuidadosamente regulada. Qualquer desequilíbrio nos mesmos poderá afetar a função do ouvido interno e levar a problemas de equilíbrio e audição.

Estes dois líquidos preenchem os canais semicirculares e as câmaras do ouvido interno. Estes são essenciais para:-fornecer suporte mecânico-para a condução do som - e também no equilíbrio.

Perilinfa e Endolinfa

OUVIDO INTERNO E OS SEUS MECANISMOS DE REGULAÇÃO HOMEOSTÁTICA

(imagem 4: localização dos otólitos)

(imagem 3: sistema vestibular)

No interior dos dois orgãos otolíticos, encontram se os otólitos, pequenos cristais de carbonato de cálcio, que são muito sensíveis à gravidade. Quando ocorre uma mudança de posição na nossa cabeça, os otólitos, ao serem muito sensíveis a estes movimentos, movem-se e vão estimular as células ciliadas do aparelho vestibular. O sistema vestibular por sua vez vai tentar manter o seu equilíbrio gerando, assim, a homeostasia.

É o aparelho responsável pela orientação espacial e pela deteção de movimentos. Este sistema vestibular é formado por:-três canais semicirculares -duas estruturas designadas por orgãos otolíticos (o utrículo e o sáculo)

Sistema Vestibular

OUVIDO INTERNO E OS SEUS MECANISMOS DE REGULAÇÃO HOMEOSTÁTICA

principais mecanismos de regulação homeostática no ouvido interno

-a autorregulação da audição-a autorregulação do equilíbrio.

os principais mecanismos de regulação homeostática observados no ouvido interno incluem:

principais mecanismos

principais mecanismos de regulação homeostática no ouvido interno

Reflexo de inibição do músculo estapédico. Quando ocorre um som elevado, o reflexo do músculo estapédico é acionado, causando, assim, a contração desse músculo. Essa contração leva à redução do movimento do estribo e, consequentemente, à transmissão das vibrações sonoras para o ouvido interno. Isso ajuda a proteger as estruturas sensíveis do ouvido interno contra danos causados por sons excessivamente altos.

Autorregulação da Audição:

principais mecanismos

principais mecanismos de regulação homeostática no ouvido interno

- Reflexo vestíbulo-ocular: reflexo responsável por manter a estabilidade visual durante os movimentos da cabeça. Quando há um movimento da cabeça os órgãos vestibulares no ouvido interno detetam as mudanças de posição e enviam sinais para os músculos oculares, ajustando o movimento dos olhos para compensar o movimento da cabeça. Isto permite que o campo de visão permaneça estável, mesmo durante movimentos rápidos da cabeça.

Autorregulação do Equilíbrio:

principais mecanismos

principais mecanismos de regulação homeostática no ouvido interno

-Reflexo vestíbulo-espinhal: reflexo importante para o controle postural e manutenção do equilíbrio. Ele ocorre quando os órgãos vestibulares detetam alterações na posição do corpo e enviam sinais para a medula espinhal, que por sua vez ativa os músculos do tronco e das extremidades para ajustar a postura e manter o equilíbrio.

Autorregulação do Equilíbrio:

principais mecanismos

Resumindo

São estes os mecanismos que permitem que o sistema auditivo e o sistema vestibular se adaptem às condições externas e mantenham o equilíbrio interno do nosso corpo.

Todos os mecanismos de regulação homeostática vão atuar de forma coordenada para garantir tanto uma audição adequada como também um equilíbrio estável.

principaismecanismos

Webgrafia

- Artigo fornecido pelo professor- https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/homeostase/ - https://mundoeducacao.uol.com.br/amp/biologia/equilibrio.htm - https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Anatomia_do_ouvido_interno.png- https://otoneuro.med.br/cristais-do-labirinto/- https://blogcocleativa.com/2020/08/13/como-o-som-e-amplificado-em-nossas-orelhas/

webgrafia

Petra Reis

nº 2022146051

Beatriz Pinheiro

nº 2022135008

Ana Luísa

nº 2022142984

trabalho realizado por:

Ana Beatriz

nº 2022135942

grupo 3

Tema E

muito

obrigada