Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
BASIC PRESENTATION
Francisco Alves
Created on May 29, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
wow
Variáveis de Estado
Trabalho realizado por: Francisco Alves N°4 11° TPI
Introdução
Hoje estou aqui para apresentar no âmbito da disciplina FQ o meu trabalho sobre Variáveis de Estado. O objetivo da minha apresentação e: Compreender o conceito de variáveis de estado na termodinâmica e a sua importância para descrever e analisar sistemas termodinâmicos.
Index
Variáveis de estado fundamentais
Introdução
Index
Exercício 1 e Exercício 2
Historia da Termodinâmica
Conclusão
Definição de variáveis de estado
Propriedades Extensivas e intensivas
História da Termodinâmica
A Termodinâmica teve um grande avanço durante a Revolução Industrial com a melhoria da eficiência das máquinas a vapor. No entanto, enquanto naquela época o estudo termodinâmico se baseava em propriedades macroscópicas como pressão, volume e temperatura, a Teoria Cinético-Molecular surgiu no final do século XIX para explicar essas propriedades em termos microscópicos. Essa teoria, agora integrada à Mecânica Estatística, permitiu um maior entendimento dos fenômenos termodinâmicos.
Definição de Variáveis de Estado
As variáveis de estado termodinâmicas são propriedades físicas que descrevem o estado de um sistema termodinâmico. Elas fornecem informações sobre as características macroscópicas do sistema e são independentes do percurso pelo qual o sistema atingiu esse estado.
Propriedades Extensivas e Intensivas
Diferenciação entre propriedades extensivas e intensivas: Propriedades extensivas: dependem da quantidade de matéria presente no sistema (exemplos: massa, volume, energia total). Propriedades intensivas: independentes da quantidade de matéria e são características intrínsecas do sistema (exemplos: temperatura, pressão, densidade). As propriedades extensivas são aditivas, enquanto as intensivas não.
Variáveis de Estado Fundamentais
Variáveis de estado termodinâmicas fundamentais mais comuns: Temperatura (T): medida da energia térmica média das partículas em um sistema. Pressão (P): medida da força exercida por unidade de área nas paredes do sistema.
Volume (V): espaço ocupado pelo sistema. Energia interna (U): energia total das partículas do sistema. Entropia (S): medida da desordem ou aleatoriedade das partículas em um sistema.
Exercício 1
Exercício 2
As variáveis de estado termodinâmicas são independentes da trajetória percorrida para alcançar um determinado estado termodinâmico.
Um cilindro contém 5 litros de um gás a uma pressão de 2 atmosferas e temperatura de 300 K. Se o gás sofrer uma expansão isotérmica até ocupar um volume de 10 litros, qual será a nova pressão do gás?
Conclusão
Com este trabalho, pude aprender mais sobre as variáveis de estado termodinâmicas, que são propriedades fundamentais para descrever o estado de um sistema termodinâmico. Compreendi que a pressão, o volume, a temperatura, a energia interna, a entalpia e a entropia são algumas das variáveis que desempenham um papel crucial na análise e compreensão dos sistemas termodinâmicos.