Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Watson e o comportamento

Psicologia B

6. Vídeo

5. Metodologia da investigação

4.O papel do meio

3. O comportamentalismo

2. O comportamento

1. Dados biográficos

Índice

John Broadus Watson

  • Nasceu a 9 de janeiro de 1878, em Greenville na Carolina do Sul;
  • Casou com Mary Ickes aos 25 anos e mais tarde casa com Rosaline Rayner;
  • Foi um psicólogo considerado o fundador do comportamentalismo (ou simplesmente behaviorismo);
  • Estudou na Universidade Furman, Universidade de Chicago, Universidade de Baltimore e em Greenville High School;

John Broadus Watson

  • Frequentou o curso de Filosofia, Matemática, Latim e Grego mas desiludido com a orientação,mudou para Psicologia;
  • Doutorou-se depois em Neuropsicologia, defendendo uma tese sobre a relação entre o comportamento dos ratos de laboratório e o sistema nervoso central;
  • Ele passou os seus últimos anos a viver uma vida reclusa numa fazenda em Connecticut;
  • Faleceu a 25 de setembro de 1958, com 80 anos em Nova Iorque.

O comportamento humano é o termo que caracteriza a relação de pessoas, animais e até instituições em face do cenário que estiverem incluídos. Ou seja, é o modo de agir das pessoas em face ao seu ambiente, ditando, assim, o seu padrão de conduta de acordo com seu grupo social. Desse modo, os padrões sociais ao influenciar num comportamento podem ser considerados bons ou maus.

O comportamento

O comportamento

A procupação de Watson foi demarcar-se da psicologia tradicional, que tinha por objetivo o estudo da mente, da consciência, através da introspeção. Declara a necessidade de a psicologia se construir como ciência autónoma e objetiva, uma ciência natural e experimental.Não nega os estados mentais e a consciência mas considera que não se podem constituir como objeto de estudo da psicologia.

O comportamentALISMO

O comportamentalismo ou behaviorismo é a teoria e método de investigação psicológica que procura examinar do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais, com ênfase nos factos objetivos (estímulos e reações), sem fazer recurso à introspeção.Tem como objeto de estudo o comportamento, que é caracterizado pela resposta dada a estímulos externos, e segundo Watson, o “seu objetivo teórico é prever e controlar o comportamento”.

John B. Watson

«Creio ser possível criar uma Psicologia(...) jamais usando os termos consciência, estados mentais, mente, conteúdo, verificável por introspeção, imagem e outros afins. (...) A defenição pode ser feita em termos de estímulo e resposta, formação de hábitos, integração de hábitos e outros.»

O comportamento (R) é função (f), isto é, depende da dituação (S)

R=f(S)

O comportamentALISMO

Vai ser precisamente em termos de estímulo-resposta que Watson orienta a sua conceção:

  1. Para ter o estatuto de ciência rigorosa e objetiva, a Psicologia terá de definir como objeto de estudo o comportamento.
  2. Ora o comportamento é o conjunto de respostas (R) de um indivíduo a um estímulo (E) ou a um conjunto de estímulos/ situações (S).

O comportamentALISMO

O objetivo do comportamentalismo é estabelecer as relações entre estímulos e as respostas, entre causas e efeitos, como qualquer outra ciência. O comportamento é o conjunto de respostas objetivamente observáveis determinadas pela situação do meio físico ou social.Pode ser observado e quantificado, manifestando-se através de movimentos musculares e secreções glandulares. Pode ir desde um simples ato de reflexo, como afastar a mão de uma agulha, a atos mais complexos, como ler e escrever.

o COMPORTAMENTALISMO

  • Dado que os comportamentos mais elementares são comuns nos seres humanos e nos outros animais, é possível tirar conclusões frutuosas a partir do desenvolvimento de pesquisas em animais. O esquema de estímulo-resposta pode ser aplicado a todos os comportamentos.
  • Cabe à Psicologia observar, quantificar, descrever o comportamento enquanto relação causa-efeito, mas nunca interpretá-lo.
  • Conhecido o estímulo, será possívelprrever a resposta, e vice-versa.

Watson rejeita qualquer ideia de transmissão hereditária de uma aptação ou qualidade de carácter. «O homem não nasce, constrói-se.», o meio constrói o ser humano e, por isso, a importância da educação.

O papel do meio

No grupo experimental, faz variar o fator que considera responsável pelo comportamento (variável independente). No grupo de controlo, não há qualquer intervenção. O comportamento dos dois grupos é depois comparado. Se se concluir que a variável que se manipulou modifica o comportamento, e, depois de confirmado por outras experiências, faz-se a generalização para a população.

Na Psicologia temos de decompor o comportamento nos seus elementos para serem explicados de modo objetivo e rigoroso. Para esse efeito , recorre-se ao método experimental, seguindo requisitos desta metodologia: define-se uma amostra da população, dividindo-a em dois grupos.

Metodologia de investigação

https://www.youtube.com/watch?v=vMVaxktVJz4

jOHN wATSON- teoria do BEHAVIORISMO

Daniela Pereira Nº3 Lara Fernandes Nº10 Renata Filipa Nº1312ºC

Obrigada!