Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Arte barroca

Introdução

No século XVII, na Península Itálica surgiu o Barroco, uma nova expressão artística, que mais tarde espalhou-se pela Europa e territórios coloniais europeus. Este tipo de arte foi marcado pelo exagero, ostentação, exuberância, dramatismo e contrastes. Os maiores impulsionadores foram, na pintura, Caravaggio, na escultura, Gian-Lorenzo Bernini, e na arquitetura, Francesco Borromini.

Escultura

A escultura barroca apresenta principalmente temas religiosos e mitológicos, entre outros. As esculturas transmitem sentimentos, também se destaca a emoção e o dramatismo, que são reforçadas pelas formas exageradas. As roupas que cobrem as esculturas reforçam a ideia de movimento e exprimem um forte dinamismo. A organização dos elementos da escultura era feita, principalmente, em função de linhas diagonais, para criar um desequilíbrio na composição.

Pintura

A pintura barroca utiliza cores quentes e o contraste entre a luz e a sombra, para criar um ambiente mais profundo. As pinturas também utilizam a ilusão de ótica para ter uma sensação de movimento e infinito. Esse tipo de pintura era muito intensa, em relação à parte psicológica. Machado de Castro e Frei Cipriano da Cruz eram grandes referências da pintura barroca, em Portugal.

Arquitetura

A arquitetura barroca é caracterizada por uma organização de espaços complexa, contráste ente espaços cheios e vazios e formas côncavas e convexas, efeitos dramáticos entre a luz e a sombra e decoração interior e exterior rica e luxuosa. O Palácio-Convento de Mafra é o maior exemplo de arte barroca ao serviço da afirmação do absolutismo em Portugal, construido em 1717.