OCEAN PRESENTATION
Bianca Sousa
Created on May 23, 2023
More creations to inspire you
WWII TIMELINE WITH REVIEW
Presentation
SPANISH: PARTES DE LA CASA WITH REVIEW
Presentation
QUOTE OF THE WEEK ACTIVITY - 10 WEEKS
Presentation
HISTORY OF THE EARTH
Presentation
THE EUKARYOTIC CELL WITH REVIEW
Presentation
WWII JUNE NEWSPAPER
Presentation
PRIVATE TOUR IN SÃO PAULO
Presentation
Transcript
Bianca Sousa10LH1
Relevo do litoral de Portugal continental
Índice
08
07
06
05
04
03
02
01
Minha escolha
Faro
Sagres
Peniche
São Martinho
Aveiro
Troia
Porto
O termo cabedelo designa um depósito arenoso, geralmente de pequenas dimensões, ligado a uma das margens de um rio e que constitui a barra da maior parte dos estuários fluviais. A formação do depósito arenoso e outros sedimentos forma-se pela ação das correntes marítimas junto à foz dos rios e junto às baías.
Acidente de litoral
Porto
O tipo de relevo existente nessa zona é constituído por material heterogéneo e de diferente dureza, geralmente areias e calhaus que, depois de depositados, originam uma língua arenosa extensa e paralela à praia que se pode ligar a um ou dois pontos de uma baía.
Tipo de relevo
Troia
A Ria de Aveiro é uma lagoa costeira pouco profunda que se estende no interior do território português, paralelamente ao Oceano Atlântico. É uma formação lagunar pouco profunda que resultou da regressão marinha e da acumulação de sedimentos transportados pelo rio Vouga e da deposição de areias pelas correntes marítimas Norte.
Relevo
Aveiro
A baía de São Martinho do Porto, acidente do litoral, resultou da acumulação de sedimentos que transformaram um golfo (grande porção de mar que avança terra adentro) numa pequena baía em forma de concha.
Relevo
São Martinho do Porto
O tômbolo da península de Peniche formou-se lentamente durante o século XVII. Essa língua de areia, na costa oriental da ilha, era invadida pelo mar durante a maré cheia e ficava a descoberto durante a maré vazia. O tômbolo formou-se quando a forte sedimentação marinha transportada pelas correntes marítimas originou o istmo que liga a ilha ao continente.
Relevo
Peniche
A costa de Sagres pode evoluir através da erosão e meteorologia. Rocha macia, por exemplo, areia e argila, erode-se facilmente para criar penhascos suavemente inclinados. Rocha dura, como calcário e granito, resiste mais à erosão e cria penhascos íngremes. Além disso, a costa pode evoluir através da ação humana como construção de infraestruturas.
Costa
Sagres
A costa de Faro é uma costa do tipo “lido” – formou-se por um processo semelhante ao da “ria” de Aveiro, mas os cordões de areia vão aumentando e vão progressivamente isolando lagoas.
Relevo
Faro
Acredita-se que o atual Golfo do México teve origem no período Triássico, sendo resultado da separação dentro da placa norte-americana, no momento em que começou a afastar-se das placas africanas e sul-americanas. É provável que o processo de separação tenha continuado durante o tempo Jurássico inferior e médio, o que permitiu a formação da crosta continental em toda a parte central da bacia.
Relevo
México