Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Victor Hugo

O Corcunda de Notre-Dame

  • Título: O Corcunda de Notre-Dame
  • Autor:Victor Hugo
  • Páginas:616
  • Editora:Porto Editora
  • Data de lançamento:16 de março de 1831
  • Edição:1ª edição

Estrutura do livro

Victor-Marie Hugo nasceu em Besançon, 26 de fevereiro de 1802 e faleceu em Paris a 22 de maio de 1885 foi um romancista, poeta, dramaturgo e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país como deputado.As suas obras,de elevado cariz político, criticam as injustiças entre as classes e refletem o conservadorismo. É autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras clássicas de fama e renome mundial.

Victor Hugo

O capitão da guarda real- homem que finge corresponder ao amor de Esmeralda.

Esmeralda- alvo do desejo masculino e da discriminação por ser uma mulher cigana e estrangeira

Claudde Frollo- bispo da Catedral, que adota Quasímodo e desenvolve uma obsessão por Esmeralda.

Quasimodo- homem com a cara e rosto desformado com corcunda.

Personagens

2º Frollo tenta raptar Esmeralda

6º Os amigos salvam-na mas ela é capturada

8º Os dois corpos aparecem no túmulo.

7º Esmeralda é exilada e o corcunda desaparece.

5º Quasimodo tenta proteger Esmeralda

4º O padre quer se vingar e mata Phebus.

3º Quasimodo é chicoteado mas apaixona-se.

1º Quasimodo vence Papa dos Tolos

Desenvolvimento

A corrupção está presente no próprio clero, representado por Claudde Frollo, cujos instintos sexuais o levam a renegar a sua fé e matar Febo, por ciúmes de Esmeralda. As ações conduzem à incriminação de Esmeralda, que por ser considerada uma "cidadã de segunda categoria" é automaticamente vista como culpada. Assim, também é possível ver um sistema monárquico onde o povo era oprimido, onde a justiça estava na mão dos ricos e poderosos, através de espetáculos públicos de mortes e torturas. O livro mostra também uma sociedade ainda muito marcada pela ignorância e pelo preconceito que rejeita tudo aquilo que é diferente, considerando-o feio ou perigoso.

Retrato da sociedade francesa e as críticas

Uma vez que a igreja era a principal da região, é apresentada pelo como o coração da cidade, o local onde tudo acontecia. Ali, cruzavam-se os destinos de pessoas de todos extratos sociais: os sem-abrigo, os miseráveis, o clero, os fidalgos, os bandidos, os guardas, os nobres e até o rei Luís XI.Quando escreveu Notre-Dame de Paris, Victor Hugo estava preocupado com o estado precário da catedral, que enfrentava problemas na sua estrutura. O seu objetivo era chamar a atenção dos franceses para a riqueza estética e histórica do local, para que este começasse a ser restaurado. O livro, com seu gigantesco sucesso, cumpriu a missão: começou a atrair cada vez mais turistas para o local, o que levou a França a parar de negligenciar a catedral. Alguns anos depois, em 1844, as obras de reforma começaram.

Significado da Obra

"O que é uma mansão, senão um lugar de solidão para quem nela habita?" Victor Hugo, O Corcunda de Notre-Dame.

Citação Escolhida

Conclusão