Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

https://www.youtube.com/watch?v=hE56vpvT79Q

Ato humanitário ou imprudente?

Trabalho realizado pela aluna:Adriana Silva

12ºB / Nº1

Acolhimento de refugiados

03. Refugiado ≠ Migrante

02. O que é um refugiado?

01. Introdução

06. Campanha SOS Europa

05. Como contribuir?

04. Número de refugiados

09. Ato humanitário ou imprudente?

08. Relação com o "Quinto Império"

07. Refugiados na Grécia

Índice

Introdução

O que é um refugiado?

O refugiado é um indivíduo que abandona o seu local de origem , à procura de acolhimento e proteção fora do seu país.

Os migrantes geralmente saem por vontade própria para procurar melhores condições de vida.

Os refugiados precisam de ajuda por motivos de guerra ou perseguição em seus países de origem.

Migrante

Refugiado

Refugiado ≠ Migrante

Número de refugiados

Nos últimos anos:

Segundo a ACNUR, o número de refugiados cresceu 4% em relação aos 79,5 milhões no final de 2019, atingindo assim um novo recorde de 82,4 milhões.

Informação ou grupos

Como podemos ajudar?

Redes Sociais

Roupa, medicação, monetárias...

Doações

Agências ou super-mercados

Voluntariado

Local, ou não

Alojamento
Campanha SOS Europa

Amnistia Internacional

Apelo aos líderes europeus para que estes mudassem as políticas de migração e abrigo no sentido de minorar os riscos de vida dos refugiados

Cerimónia onde foram lançadas flores às águas como homenagem a quem perdeu a vida e um gesto de solidariedade para os que atravessavam as águas do Mediterrâneo.

Mais de um milhão de pessoas cruzaram a fronteira da entrada na Grécia desde o início de 2015. Embora as autoridades gregas e os militares tenham aumentado suas respostas, milhares de pessoas ficaram a dormir ao ar livre sem serviços adequados de receção, ajuda e informação.

Refugiados na Grécia

E assim, passados os quatro Tempos do ser que sonhou, A terra será teatro Do dia claro, que no atro Da erma noite começou. Grécia, Roma, Cristandade, Europa — os quatro se vão Para onde vai toda idade. Quem vem viver a verdade Que morreu D. Sebastião?

de Fernando Pessoa

O "Quinto Império":

Este poema situa-se na terceira parte, “O Encoberto”, da Mensagem de Fernando Pessoa

Triste de quem vive em casa, Contente com o seu lar, Sem que um sonho, no erguer de asa, Faça até mais rubra a brasa Da lareira a abandonar! Triste de quem é feliz! Vive porque a vida dura. Nada na alma lhe diz Mais que a lição da raiz — Ter por vida a sepultura. Eras sobre eras se somem No tempo que em eras vem. Ser descontente é ser homem. Que as forças cegas se domem Pela visão que a alma tem!

"Quinto Império"

Ato humanitário ou imprudente?

Logo, o acolhimento aos refugiados deverá ser sempre um ato humanitário, porque enquanto caso contrário, estaremos em crise.

O problema não são os refugiados, mas a forma de como a sociedade que construímos, não está preparada para receber pessoas diferentes.

https://ensina.rtp.pt/artigo/o-que-e-um-refugiado/ https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/o-que-e-um-refugiado.htm https://super.abril.com.br/historia/entenda-a-diferenca-entre-migrante-e-refugiado https://www.santander.pt/salto/como-posso-ajudar-a-ucraniahttps://chaves.blogs.sapo.pt/amnistia-internacional-nucleo-de-chaves-1235202 https://www.amnistia.pt/amnistia-internacional-portugal-lanca-sos-a-europa-no-cais-das-colunas/ https://repositorio.ucp.pt/handle/10400.14/30022https://www.jusbrasil.com.br/artigos/por-que-devemos-acolher-os-refugiados/259249432 https://pt.slideshare.net/danikj/quinto-imperio-mensagem-de-fernado-pessoa https://www.jn.pt/nacional/portugal-so-acolheu-01-dos-refugiados-da-ue-em-2020-e-registou-elevadas-taxas-de-recusa-14954370.html

Webgrafia

Obrigadapela vossa atenção!

Adriana Silva / Nº1 /12ºB