Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

Atualidade

Operariado

A Sociedade Oitocentista

Cartismo e Ludismo

A Revolução Industrial

A Revolução Industrial mudou a Europa e o mundo, tanto a nível social como a nível económico, foi o início de uma nova época na produção, agricultura e trabalho. A indústria tornou-se o motor da economia, gerando lucros e marcando a sociedade, foi a chegada de um tempo novo que veio mudar o mundo para sempre.

O Homem, a máquina e as transformações sociais

Atualidade Nos dias de hoje, o operariado continua a ser uma força vital na economia, mesmo que o perfil de trabalhador seja diferente. Com o surgimento do mundo digital, assim como uma economia mais moderna e com a grande influência da tecnologia nos dias de hoje, e no mundo em que vivemos, as formas de trabalho estão a ser redefinidas, com leis e direitos para os trabalhadores, uma situação que não foi possível observar no século XIX. Source: Huffpost.com

O Operariado O Operariado tinha más condições de vida, viviam nos bairros degradados, as casas eram miseráveis e sem higiene, alimentavam-se mal e passavam frio, apanhavam várias doenças, tinham muitos problemas sociais como a criminalidade, a violência, entre outros.

A Sociedade Oitocentista A sociedade oitocentista europeia era composta por classes sociais que tinham uma posição na hierarquia, sendo eles a alta burguesia que ocupava os cargos políticos e administrativos, de seguida as classes médias que tinham mais importância social e econômica e por último o operariado que era a classe de trabalhadores.

Cartismo e Ludismo O desemprego era o foco principal destes movimentos, já que, devido à introdução de maquinaria que substituam funções desempenhadas por trabalhadores, muitos deles foram despedidos. Estes dois movimentos denominavam-se por cartismo e ludismo. Ambos movimentos foram destacados pela destruição de máquinas como uma forma de protesto e outras ações.

A Revolução Industrial A Revolução Industrial foi a mudança para novos processos de fabrico com o objetivo de ter uma fonte de maior riqueza e lucro através da entrada de máquinas nas produções. Com a entrada das máquinas, ocorreu a substituição da manufatura pela maquinofatura, ou seja, a substituição do trabalho dos ser humano pelo trabalho das máquinas com o intuito de realizar as tarefas em menos tempo e com maior precisão.