Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Pedro Santos Nº18 T:1109

Progresso CientÍfico Séc. XIX

índice

4- Outras pessoas que marcaram o avanço da ciência
3.1 A progressiva generalização do ensino público
3- A progressiva generalização do ensino público
2.3- Filme sobre a Madame Curie
2.2 - o avanço das ciências exatas e emergências das ciências sociais
2.1- quem foi A Madame curie?
1.6- o que é o positivismo e a sociologia
1.5- Sistema Filosófico de comte
1.4 - o positivismo
1.3 Quem foi Auguste comte
1.2 A confiança no progresso científico
1.1- O avanço das ciências
2- o avanço das ciências exatas e a emergências das ciências sociais
1. A confiança no progresso científico

A confiança no progresso científico

No século XIX, tornou-se evidente que os progressos da Química, da Física, da Biologia e de tantos outros ramos do saber se refletiam beneficamente na vida do cidadão comum. Foi neste contexto que Auguste Comte criou o Positivismo, teoria filosófica que muito contribuiu para reforçar o valor atribuído à ciência.
A ciência média
Laboratório de química

1.2 A confiança no progresso científico

1.3 Quem foi Auguste comte

Auguste Comte (1798-1857) foi um filósofo francês, considerado o fundador do Positivismo - corrente filosófica que propõe uma nova organização social. Foi o primeiro a empregar o termo sociologia.

O avanço das ciências

Sociologia
Medicina
Geografia
Economia POlítica
Física
Química
Ciênciada vida

O positivismo

A ela se deve, em grande parte, o interesse com que os Estados começaram a olhar a investigação científica, que passou a desenvolver-se sobretudo em instituições financiadas com fundos públicos, como uni-versidades, institutos, academias e outras associações.

Divulgado entre 1830 e 1842, na obra Curso de Filosofia Positiva, o Positivismo teve um grande impacto no pensamento da segunda metade do século XIX. A fé nas potencialidades da ciência e nos benefícios que ela traria a Humanidade acentuou-se ainda mais . Acreditava-se que o Universo obedecia a uma ordem lógica e funcionava segundo regras determinadas e fixas, que a ciencia competia conhecer. Esta corrente de pensamento, designada por cientismo, dominou a vida intelectual da época.

1.4 - o positivismo

1.5- Sistema Filosófico de comte

Segundo o sistema filosófico criado por Comte, o conhecimento humano passa por três estágios:

Positivo – abandona as explicações anteriores, substituindo as hipóteses e causas primeiras, religiosas ou metafísicas, pelas leis científicas.

Metafísico – em que os fenômenos são atribuídos à abstração, chamadas causas;

Teológico – em que os fenômenos são considerados como resultantes da ação de uma vontade livre;

Além disso, Comte propôs uma hierarquia de disciplinas científicas, na qual a sociologia ocupava o lugar mais importante. Ele via a sociologia como a ciência que estudava as leis que governam o funcionamento da sociedade humana, ele acreditava que a sociologia poderia ajudar a resolver os problemas sociais e contribuir para o progresso da humanidade.

1.6- o que é o positivismo e a sociologia

O positivismo de Comte é baseado na ideia de que o conhecimento deve ser baseado em fatos observáveis e na aplicação do método científico. Ele acreditava que a ciência poderia fornecer respostas para todos os aspectos da vida humana, incluindo questões sociais e políticas.

o avanço das ciências exatas e a emergências das ciências sociais

2.1- quem foi A Madame curie?

Marie Curie é reconhecida principalmente por seu trabalho no campo da física e da química, especialmente em relação aos estudos sobre a radioatividade e a descoberta dos elementos polônio e rádio. Suas descobertas foram fundamentais para o desenvolvimento da física nuclear e tiveram um impacto significativo na medicina, com a utilização da radioterapia para o tratamento do câncer.

Portanto, Marie Curie é amplamente reconhecida por suas contribuições no campo das ciências exatas, em particular na área da física e da química, e sua influência está relacionada ao avanço dessas disciplinas, e não especificamente à emergência das ciências sociais.

As ciências exatas, como a física, a química e a matemática, têm um enfoque na descrição e explicação dos fenômenos naturais por meio de leis, princípios e cálculos precisos. O trabalho de Marie Curie, em particular, contribuiu para o avanço dessas disciplinas e abriu caminho para pesquisas posteriores no campo da radioatividade.

2.2 - o avanço das ciências exatas e emergências das ciências sociais

2.3- Filme sobre a Madame Curie

Movida por uma mente brilhante e uma grande paixão, Marie Curie embarca em uma jornada científica com o marido, Pierre, para explicar elementos radioativos até então desconhecidos. Logo se torna evidente que seu trabalho pode levar salvar milhares de vidas se aplicado na medicina - ou destruir bilhões se for usado na guerra.

A progressiva generalização do ensino público

  • O estabelecimento de escolas públicas e a introdução de leis de educação obrigatória em vários países foram passos importantes na generalização do ensino público, a generalização do ensino público no século XIX representou um avanço significativo para o acesso à educação em larga escala, contribuindo para transformações sociais e econômicas importantes ao longo desse período histórico.
  • Durante o século XIX, houve avanços significativos na progressiva generalização do ensino público em várias partes do mundo, particularmente nos países industrializados da Europa e na América do Norte. Esses avanços refletiram mudanças sociais, políticas e educacionais que ocorreram nesse período.

3.1 A progressiva generalização do ensino público

4- Outras pessoas que marcaram o avanço da ciência

Louis Pasteur (1822-1895)

Biólogo, botânico e monge austríaco. Descobriu as leis da genética, que mudaram o rumo da biologia.

Johann Mendel(1822-1884)

Químico e microbiologista, ele é conhecido principalmente por suas descobertas relacionadas à microbiologia, imunologia e esterilização

Charles Darwin (1809-1882)

Biólogo britânico, revolucionou a biologia e teve um impacto profundo no entendimento da diversidade e adaptação das espécies.

fim