EPADRC
Verificação de Conformidade EQAVET
30 maio 2023
EPADRC
O compromisso com a qualidade promove uma cultura de melhoria contínua da organização.Alinhada com o quadro de referência EQAVET e com a missão, visão e valores próprios da escola, enquadrados no seu projeto educativo, a EPADRC está comprometida com um sistema educativo de sucesso, qualidade, exigência e responsabilidade através das ações inscritas no seu plano que, numa perspetiva de melhoria contínua, são ciclicamente planeadas, implementadas, avaliadas e revistas, garantindo a credibilidade do seu desempenho e indo assim ao encontro das expetativas, das reais necessidades e da preferência de todos os stakeholders intervenientes neste processo.
Estrutura
Evidências
Enquadramento
Indicadores
Conclusão
Enquadramento
Missão
Objetivos
Fatores de mudança
Visão
Ações de melhoria
Plano de ação
Plano de Ação
2 planos de ação que apresentam objetivos, metas e ações comuns, mas formulados e calculados de forma diferente, o que obriga a uma análise e revisão distinta. Não é adequado a um processo de avaliação que deve integrar os requisitos, não só do alinhamento com o quadro EQAVET, mas também os da IGEC (Inspeção-Geral da Educação e Ciência)
Plano de ação decorrente do Projeto Educativo, alinhado com os requisitos IGEC
Plano de ação alinhado com o quadro EQAVET (2020)
Numa lógica de integração e de articulação, tendo em vista a coerência, a eficácia e a qualidade do processo de autoavaliação, procedeu-se à fusão dos dois planos e à instituição do plano de ação EPADRC
Plano de ação EPADRC
Eixos de ação
Projetos, Parcerias e Relação com a Comunidade
Qualidade do Processo Educativo
Gestão e Liderança da Organização
Autoavaliação e Melhoria
Sucesso Educativo
Eixo de ação 4
Eixo de ação 3
Eixo de ação 1
Eixo de ação 2
Eixo de ação 5
CONCLUSÃO
Eixo de ação 1 - Sucesso educativo
Áreas de intervenção
+info
Prevenção do abandono e do absentismo
Resultados académicos
+info
Apoio à aprendizagem
+info
+info
Resultados sociais
Eixo de ação 2 - Qualidade do processo educativo
Áreas de intervenção
Inovação pedagógica
+info
+info
Gestão pedagógica
+info
Adequação da formação profissional
Eixo de ação 3 - Gestão e liderança da organização
Áreas de intervenção
+info
Gestão dos recursos humanos, espaços e equipamentos
Capacitação dos recursos humanos
+info
+info
Clima organizacional
Eixo de ação 4 - Projetos, parcerias e relação com a comunidade
Áreas de intervenção
Projetos e parcerias
+info
+info
Mecanismos de comunicação e participação
+info
Participação e envolvimento dos encarregados de educação, pais e familias
Eixo de ação 5 - Autoavaliação e melhoria
Áreas de intervenção
+info
Consistência e impacto das práticas de autoavaliação
Fatores de mudança
A partir do ano letivo 2021/2022, ao abrigo do ponto 5 do Despacho nº 6726-A/2021 de 8 de julho, a escola passou a funcionar em regime de semestralidade, decisão concertada em sede de reunião concelhia da autarquia e dos diretores de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho de Alcobaça. Para o apuramento dos dados e a análise comparativa dos resultados da avaliação interna, a equipa de autoavaliação/EQAVET considera o 1º semestre, que enquadra as atividades letivas até 31 de janeiro, equivalente ao anterior 1º período e o 2º semestre, cujas atividades letivas decorrem até ao final do ano letivo, equivalente aos anteriores 2º e 3º períodos.
Semestralidade
pandemia
As restrições e contingências impostas pela situação pandémica vivenciada desde março de 2020, condicionaram e influenciaram negativamente a ação da escola.
Por orientação da ANQEP, a partir de 2021, os alunos transferidos (dentro da escola, para outro curso, ou para outros estabelecimentos de ensino) não são considerados no cálculo das taxas.
transferências
Fatores de mudança
A equipa nomeada no ano letivo 2021/2022 era constituída por 3 novos elementos, entre os quais a coordenadora, fator que potenciou as dificuldades sentidas na recolha dos dados que constituem o histórico de cada monitorização.
Nova equipa
A metodologia usada para o apuramento e a análise dos dados dos diferentes relatórios apresenta alterações significativas a partir de 2021/2022 e resultam da procura de uma melhoria contínua dos processos de autoavaliação. A comparação dos resultados obtidos com o histórico apurado, particularmente nos indicadores que não decorrem do EQAVET, foi, por isso, mais complexa e nem sempre exequível.
metodologia
O plano de ação da equipa de autoavaliação /EQAVET decorre da necessidade premente da criação de um documento que apresente, clara e objetivamente, os indicadores de medida e as fórmulas de cálculo usados para cada monitorização, assim como a definição e calendarização das diferentes ações necessárias à operacionalização eficiente do processo avaliativo.
Plano de ação
Ações de melhoria
. As atividades referidas nos relatórios de autoavaliação anteriores a 2021/2022 e listadas abaixo, foram integradas no cronograma do plano de ação da equipa, considerando que decorrem da metodologia de trabalho e dos deveres e responsabilidades da equipa: 2.2.1. Diplomados e exercer profissões relacionadas e não relacionadas com o curso/área de formação: Contactar os ex-alunos, através do envio de um comunicado formal, com o objetivo de os motivar a responder ao inquérito; Realizar anualmente os inquéritos aos ex-alunos; Contactar os empregadores, através do envio de um comunicado formal, com o objetivo de motivar a darem o seu testemunho; Realizar anualmente os inquéritos de satisfação aos empregadores dos ex-alunos; Registar a taxa de diplomados empregados na área de formação; Recolher informações sobre o grau de satisfação das Entidades Acolhimento FCT. 2.2.2. Satisfação dos empregadores: Realizar anualmente o inquérito de satisfação aos empregadores dos ex-alunos; Registar a taxa de formandos empregados na área de formação.
operacionalização
Em cada ano letivo apresentavam-seaproximadamente 17 relatórios de autoavaliação que, após terem sido alvo de uma análise cuidada, exaustiva, objetiva e refletida, a equipa decidiu concentrar em 3 relatórios anuais: Os relatórios de avaliação interna de 1º semestre e de 2º semestre e o relatório de progresso anual.
simplificação
Ações de melhoria
eixos
Por uma questão de uniformização, no eixo de ação 1, a área de intervenção 1.1 – Apoio à aprendizagem passou a ser a área 1.3 e a área de intervenção 1.3. – Resultados académicos passou a ser a área 1.1.
Considerando que tanto a meta 1.1.3. Aumentar em 0,5% os diplomados que prosseguem estudos como a meta 1.1.4. Aumentar em 0,5% os diplomados colocados no mercado de trabalho concorrem para a meta 1.1.2. Aumentar o número de diplomados colocados após a conclusão dos cursos e que alcançar a meta 1.1.3. prejudica o alcance da meta 1.1.4. e vice-versa, estas foram eliminadas e a manteve-se, unicamente, a meta 1.1.2.
metas
Numa lógica de integração e de articulação, tendo em vista a coerência, a eficácia e a qualidade do processo de autoavaliação, a proposta de fusão, pela sua redundância, dos objetivos 2.1.1. Promover a interdisciplinaridade e o enriquecimento curricular pela articulação de projetos e atividades, 2.1.2. Promover a aquisição e o desenvolvimento das competências previstas no Perfil do Aluno e 4.1.1. Dinamizar projetos na escola, foi aprovada em Conselho Pedagógico de 29 de novembro 2022. Assim, os objetivos 2.1.2. e 4.1.1. são suprimidos e o objetivo 2.1.1. passa a ter a seguinte redação: Promover as competências previstas no PASEO pela interdisciplinaridade e articulação de projetos e atividades.
objetivos
Indicadores EQAVET
Stakeholders
Turmas
Indicador 6 a)
Indicador 4 a)
Indicador 6 b)3
Indicador 5 a)
Turmas
Alunos
Stakeholders
A implementação de um processo de melhoria contínua fundamental à garantia da qualidade do ensino em qualquer instituição, não se pode dissociar do envolvimento permanente dos seus stakeholders, internos e externos, em torno do alcance dos objetivos da instituição.
Stakeholders
Stakeholders
Indicador 4 a)
Taxa de conclusão dos cursos
Resultados
+INFO
1.2.1 – Reduzir o abandono escolar
1.2.2 – Reduzir o absentismo
+INFO
+INFO
1.3.1 - Diminuir o número de módulos em atraso
2.1.1 - Promover as competências previstas no PASEO pela interdisciplinaridade e articulação de projetos e atividades
4.2.1 – Envolver pais, encarregados de educação e famílias na vida escolar dos seus educandos
+INFO
Taxa de conclusão
Taxa de desistência
Meta: Reduzir em 1% a taxa de desistência
Taxa de absentismo
Meta: Reduzir em 1% a taxa de absentismo
Taxa de recuperação módulos em atraso
Meta: Aumentar em 5% a taxa de recuperação de módulos em atraso
Taxa de participação de pais , encarregados de educação e famílias
Meta: Contactos com EE≥ média de 5 contactos por aluno
Indicador 5 a)
Taxa de colocação após a conclusão dos cursos
Resultados
1.1.3 –Promover o prosseguimento de estudos
1.1.4 – Apoiar a entrada no mercado de trabalho
4.1.1. Estabelecer e reforçar parcerias e protocolos com instituições e empresas de diferentes setores e áreas de formação (Indicador 6 a)
Taxa de colocação
Taxa de colocação
Indicador 6 a)
Percentagem de alunos que completaram o curso e que trabalham em profissões diretamente relacionadas com o curso/área de educação e formação que concluíram
Resultados
2.2.1 – Intensificar a relação da escola com as entidades empregadoras das diferentes áreas de formação
4.1.1. Estabelecer e reforçar parcerias e protocolos com instituições e empresas de diferentes setores e áreas de formação (Indicador 5 a)
Percentagem de alunos que completaram o curso e que trabalham em profissões diretamente relacionadas com o curso/área de educação e formação que concluíram
Protocolos e Parcerias
Meta: Aumentar em 1,0% o número de stakeholders
Indicador 6 b)3
Percentagem de empregadores que estão satisfeitos com os formandos que concluíram um curso de educação e formação profissional
Resultados
2.2.2 - Adequar o perfil do aluno ao mercado de trabalho
Percentagem de empregadores que estão satisfeitos com os formandos que concluíram um curso de educação e formação profissional
EVIDÊNCIAS
As ações da escola não podem ser interpretadas de forma isolada. Uma ação contribui, não só para o objetivo ao qual está agregado, mas, de forma mais direta ou indireta, para todos os outros. Toda a ação da escola deve ser considerada numa perspetiva integradora que concorre para uma melhoria efetiva da prestação do serviço educativo.
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 1
Promover a internacionalização, através do aumento e reforço de protocolos de cooperação para que haja mais partilha de boas práticas a vários níveis transnacionais
EVIDÊNCIAS
EUROPEA
Sète, França maio 2022
A EPADRC é a representante oficial da APEPA - Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas na EUROPEA - Associação de escolas agrícolas da Europa
Benesov, República Checa Outubro 2022
Erasmus+
Voluntariado Jovem
Erasmus+
Escola Embaixadora do Parlamento Europeu
Rede de Escolas Associadas da UNESCO
Clube Europeu
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 2
Proporcionar maior estabilidade no corpo não docente e a melhoria do vínculo contratual dos técnicos
especializados
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 3
Fortalecer o relacionamento com os encarregados de educação, nomeadamente através da sua
presença nas reuniões para as quais são convocados
INDICADOR 4 a)
Envolver pais, encarregados de educação e famílias na vida escolar dos seus educandos
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 4
Potenciar um envolvimento ainda maior dos stakeholders externos com menor participação
INDICADOR 4 a) e 6 a)
4.1.1. Estabelecer e reforçar parcerias e protocolos com instituições e empresas de diferentes setores e áreas de formação
EVIDÊNCIAS
ESDICA
Cerâmica Perpétua, Pereira e Almeida
APEPA
CM ALCOBAÇA
GRANJA DE CISTER
Quinta da ATELA
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 5
Melhorar continuamente a taxa de conclusão dos cursos, a taxa de absentismo e taxa de desistências
INDICADOR 4 a)
1.2.1 – Reduzir o abandono escolar
1.2.2 – Reduzir o absentismo
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 6
Melhorar continuamente os pontos fracos designados na análise SWOT
. Ausência de um gabinete de orientação e psicologia. Baixa autoestima dos alunos . Falta de atenção/concentração. Falta de assiduidade e de interesse . Falta de reconhecimento da importância da escola . Desrespeito pelas instalações escolares . Não cumprimento dos deveres estipulados no regulamento interno
EVIDÊNCIAS
SPO EPADRC
PDPSC EPADRC
CAA EPADRC
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 6
Melhorar continuamente os pontos fracos designados na análise SWOT
. Falta de segurança nas instalações escolares . Deficiente controlo de entradas e saídas de alunos e de pessoas externas . Falta de policiamento nas zonas envolventes da escola
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 6
Melhorar continuamente os pontos fracos designados na análise SWOT
. As deficientes instalações para a prática de educação física . Falta de áreas cobertas para o convívio entre alunos
EVIDÊNCIAS
Adaptação das instalações
Circuito de manutenção
Protocolo de cedência
Balneários
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
INDICADOR 4 a)
2.1.1 - Promover as competências previstas no PASEO pela interdisciplinaridade e articulação de projetos e atividades
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
Indicador 5a)
1.1.3 –Promover o prosseguimento de estudos
1.1.4 – Apoiar a entrada no mercado de trabalho
Promover o prosseguimento de estudos
Apoiar a entrada no mercado de trabalho
EVIDÊNCIAS
Indicador 6a)
2.2.1 - Intensificar a relação da escola com as entidades empregadoras das diferentes áreas de formação
Dinamização da bolsa de emprego EPADRC
EVIDÊNCIAS
Indicador 6b) 3
2.2.2 - Adequar o perfil do aluno ao mercado de trabalho
Adequar o perfil do aluno ao mercado de trabalho
Critérios de conformidade
Planeamento
Revisão
Diálogo Institucional
Implementação
Ciclo de garantia e melhoria
Avaliação
EQAVET - 30 MAIO 2023
Jacqueline Sousa
Created on May 16, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
January School Calendar
View
Genial Calendar 2026
View
Annual calendar 2026
View
School Calendar 2026
View
2026 calendar
View
January Higher Education Academic Calendar
View
School Year Calendar January
Explore all templates
Transcript
EPADRC
Verificação de Conformidade EQAVET
30 maio 2023
EPADRC
O compromisso com a qualidade promove uma cultura de melhoria contínua da organização.Alinhada com o quadro de referência EQAVET e com a missão, visão e valores próprios da escola, enquadrados no seu projeto educativo, a EPADRC está comprometida com um sistema educativo de sucesso, qualidade, exigência e responsabilidade através das ações inscritas no seu plano que, numa perspetiva de melhoria contínua, são ciclicamente planeadas, implementadas, avaliadas e revistas, garantindo a credibilidade do seu desempenho e indo assim ao encontro das expetativas, das reais necessidades e da preferência de todos os stakeholders intervenientes neste processo.
Estrutura
Evidências
Enquadramento
Indicadores
Conclusão
Enquadramento
Missão
Objetivos
Fatores de mudança
Visão
Ações de melhoria
Plano de ação
Plano de Ação
2 planos de ação que apresentam objetivos, metas e ações comuns, mas formulados e calculados de forma diferente, o que obriga a uma análise e revisão distinta. Não é adequado a um processo de avaliação que deve integrar os requisitos, não só do alinhamento com o quadro EQAVET, mas também os da IGEC (Inspeção-Geral da Educação e Ciência)
Plano de ação decorrente do Projeto Educativo, alinhado com os requisitos IGEC
Plano de ação alinhado com o quadro EQAVET (2020)
Numa lógica de integração e de articulação, tendo em vista a coerência, a eficácia e a qualidade do processo de autoavaliação, procedeu-se à fusão dos dois planos e à instituição do plano de ação EPADRC
Plano de ação EPADRC
Eixos de ação
Projetos, Parcerias e Relação com a Comunidade
Qualidade do Processo Educativo
Gestão e Liderança da Organização
Autoavaliação e Melhoria
Sucesso Educativo
Eixo de ação 4
Eixo de ação 3
Eixo de ação 1
Eixo de ação 2
Eixo de ação 5
CONCLUSÃO
Eixo de ação 1 - Sucesso educativo
Áreas de intervenção
+info
Prevenção do abandono e do absentismo
Resultados académicos
+info
Apoio à aprendizagem
+info
+info
Resultados sociais
Eixo de ação 2 - Qualidade do processo educativo
Áreas de intervenção
Inovação pedagógica
+info
+info
Gestão pedagógica
+info
Adequação da formação profissional
Eixo de ação 3 - Gestão e liderança da organização
Áreas de intervenção
+info
Gestão dos recursos humanos, espaços e equipamentos
Capacitação dos recursos humanos
+info
+info
Clima organizacional
Eixo de ação 4 - Projetos, parcerias e relação com a comunidade
Áreas de intervenção
Projetos e parcerias
+info
+info
Mecanismos de comunicação e participação
+info
Participação e envolvimento dos encarregados de educação, pais e familias
Eixo de ação 5 - Autoavaliação e melhoria
Áreas de intervenção
+info
Consistência e impacto das práticas de autoavaliação
Fatores de mudança
A partir do ano letivo 2021/2022, ao abrigo do ponto 5 do Despacho nº 6726-A/2021 de 8 de julho, a escola passou a funcionar em regime de semestralidade, decisão concertada em sede de reunião concelhia da autarquia e dos diretores de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas do concelho de Alcobaça. Para o apuramento dos dados e a análise comparativa dos resultados da avaliação interna, a equipa de autoavaliação/EQAVET considera o 1º semestre, que enquadra as atividades letivas até 31 de janeiro, equivalente ao anterior 1º período e o 2º semestre, cujas atividades letivas decorrem até ao final do ano letivo, equivalente aos anteriores 2º e 3º períodos.
Semestralidade
pandemia
As restrições e contingências impostas pela situação pandémica vivenciada desde março de 2020, condicionaram e influenciaram negativamente a ação da escola.
Por orientação da ANQEP, a partir de 2021, os alunos transferidos (dentro da escola, para outro curso, ou para outros estabelecimentos de ensino) não são considerados no cálculo das taxas.
transferências
Fatores de mudança
A equipa nomeada no ano letivo 2021/2022 era constituída por 3 novos elementos, entre os quais a coordenadora, fator que potenciou as dificuldades sentidas na recolha dos dados que constituem o histórico de cada monitorização.
Nova equipa
A metodologia usada para o apuramento e a análise dos dados dos diferentes relatórios apresenta alterações significativas a partir de 2021/2022 e resultam da procura de uma melhoria contínua dos processos de autoavaliação. A comparação dos resultados obtidos com o histórico apurado, particularmente nos indicadores que não decorrem do EQAVET, foi, por isso, mais complexa e nem sempre exequível.
metodologia
O plano de ação da equipa de autoavaliação /EQAVET decorre da necessidade premente da criação de um documento que apresente, clara e objetivamente, os indicadores de medida e as fórmulas de cálculo usados para cada monitorização, assim como a definição e calendarização das diferentes ações necessárias à operacionalização eficiente do processo avaliativo.
Plano de ação
Ações de melhoria
. As atividades referidas nos relatórios de autoavaliação anteriores a 2021/2022 e listadas abaixo, foram integradas no cronograma do plano de ação da equipa, considerando que decorrem da metodologia de trabalho e dos deveres e responsabilidades da equipa: 2.2.1. Diplomados e exercer profissões relacionadas e não relacionadas com o curso/área de formação: Contactar os ex-alunos, através do envio de um comunicado formal, com o objetivo de os motivar a responder ao inquérito; Realizar anualmente os inquéritos aos ex-alunos; Contactar os empregadores, através do envio de um comunicado formal, com o objetivo de motivar a darem o seu testemunho; Realizar anualmente os inquéritos de satisfação aos empregadores dos ex-alunos; Registar a taxa de diplomados empregados na área de formação; Recolher informações sobre o grau de satisfação das Entidades Acolhimento FCT. 2.2.2. Satisfação dos empregadores: Realizar anualmente o inquérito de satisfação aos empregadores dos ex-alunos; Registar a taxa de formandos empregados na área de formação.
operacionalização
Em cada ano letivo apresentavam-seaproximadamente 17 relatórios de autoavaliação que, após terem sido alvo de uma análise cuidada, exaustiva, objetiva e refletida, a equipa decidiu concentrar em 3 relatórios anuais: Os relatórios de avaliação interna de 1º semestre e de 2º semestre e o relatório de progresso anual.
simplificação
Ações de melhoria
eixos
Por uma questão de uniformização, no eixo de ação 1, a área de intervenção 1.1 – Apoio à aprendizagem passou a ser a área 1.3 e a área de intervenção 1.3. – Resultados académicos passou a ser a área 1.1.
Considerando que tanto a meta 1.1.3. Aumentar em 0,5% os diplomados que prosseguem estudos como a meta 1.1.4. Aumentar em 0,5% os diplomados colocados no mercado de trabalho concorrem para a meta 1.1.2. Aumentar o número de diplomados colocados após a conclusão dos cursos e que alcançar a meta 1.1.3. prejudica o alcance da meta 1.1.4. e vice-versa, estas foram eliminadas e a manteve-se, unicamente, a meta 1.1.2.
metas
Numa lógica de integração e de articulação, tendo em vista a coerência, a eficácia e a qualidade do processo de autoavaliação, a proposta de fusão, pela sua redundância, dos objetivos 2.1.1. Promover a interdisciplinaridade e o enriquecimento curricular pela articulação de projetos e atividades, 2.1.2. Promover a aquisição e o desenvolvimento das competências previstas no Perfil do Aluno e 4.1.1. Dinamizar projetos na escola, foi aprovada em Conselho Pedagógico de 29 de novembro 2022. Assim, os objetivos 2.1.2. e 4.1.1. são suprimidos e o objetivo 2.1.1. passa a ter a seguinte redação: Promover as competências previstas no PASEO pela interdisciplinaridade e articulação de projetos e atividades.
objetivos
Indicadores EQAVET
Stakeholders
Turmas
Indicador 6 a)
Indicador 4 a)
Indicador 6 b)3
Indicador 5 a)
Turmas
Alunos
Stakeholders
A implementação de um processo de melhoria contínua fundamental à garantia da qualidade do ensino em qualquer instituição, não se pode dissociar do envolvimento permanente dos seus stakeholders, internos e externos, em torno do alcance dos objetivos da instituição.
Stakeholders
Stakeholders
Indicador 4 a)
Taxa de conclusão dos cursos
Resultados
+INFO
1.2.1 – Reduzir o abandono escolar
1.2.2 – Reduzir o absentismo
+INFO
+INFO
1.3.1 - Diminuir o número de módulos em atraso
2.1.1 - Promover as competências previstas no PASEO pela interdisciplinaridade e articulação de projetos e atividades
4.2.1 – Envolver pais, encarregados de educação e famílias na vida escolar dos seus educandos
+INFO
Taxa de conclusão
Taxa de desistência
Meta: Reduzir em 1% a taxa de desistência
Taxa de absentismo
Meta: Reduzir em 1% a taxa de absentismo
Taxa de recuperação módulos em atraso
Meta: Aumentar em 5% a taxa de recuperação de módulos em atraso
Taxa de participação de pais , encarregados de educação e famílias
Meta: Contactos com EE≥ média de 5 contactos por aluno
Indicador 5 a)
Taxa de colocação após a conclusão dos cursos
Resultados
1.1.3 –Promover o prosseguimento de estudos
1.1.4 – Apoiar a entrada no mercado de trabalho
4.1.1. Estabelecer e reforçar parcerias e protocolos com instituições e empresas de diferentes setores e áreas de formação (Indicador 6 a)
Taxa de colocação
Taxa de colocação
Indicador 6 a)
Percentagem de alunos que completaram o curso e que trabalham em profissões diretamente relacionadas com o curso/área de educação e formação que concluíram
Resultados
2.2.1 – Intensificar a relação da escola com as entidades empregadoras das diferentes áreas de formação
4.1.1. Estabelecer e reforçar parcerias e protocolos com instituições e empresas de diferentes setores e áreas de formação (Indicador 5 a)
Percentagem de alunos que completaram o curso e que trabalham em profissões diretamente relacionadas com o curso/área de educação e formação que concluíram
Protocolos e Parcerias
Meta: Aumentar em 1,0% o número de stakeholders
Indicador 6 b)3
Percentagem de empregadores que estão satisfeitos com os formandos que concluíram um curso de educação e formação profissional
Resultados
2.2.2 - Adequar o perfil do aluno ao mercado de trabalho
Percentagem de empregadores que estão satisfeitos com os formandos que concluíram um curso de educação e formação profissional
EVIDÊNCIAS
As ações da escola não podem ser interpretadas de forma isolada. Uma ação contribui, não só para o objetivo ao qual está agregado, mas, de forma mais direta ou indireta, para todos os outros. Toda a ação da escola deve ser considerada numa perspetiva integradora que concorre para uma melhoria efetiva da prestação do serviço educativo.
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 1
Promover a internacionalização, através do aumento e reforço de protocolos de cooperação para que haja mais partilha de boas práticas a vários níveis transnacionais
EVIDÊNCIAS
EUROPEA
Sète, França maio 2022
A EPADRC é a representante oficial da APEPA - Associação Portuguesa de Escolas Profissionais Agrícolas na EUROPEA - Associação de escolas agrícolas da Europa
Benesov, República Checa Outubro 2022
Erasmus+
Voluntariado Jovem
Erasmus+
Escola Embaixadora do Parlamento Europeu
Rede de Escolas Associadas da UNESCO
Clube Europeu
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 2
Proporcionar maior estabilidade no corpo não docente e a melhoria do vínculo contratual dos técnicos especializados
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 3
Fortalecer o relacionamento com os encarregados de educação, nomeadamente através da sua presença nas reuniões para as quais são convocados
INDICADOR 4 a)
Envolver pais, encarregados de educação e famílias na vida escolar dos seus educandos
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 4
Potenciar um envolvimento ainda maior dos stakeholders externos com menor participação
INDICADOR 4 a) e 6 a)
4.1.1. Estabelecer e reforçar parcerias e protocolos com instituições e empresas de diferentes setores e áreas de formação
EVIDÊNCIAS
ESDICA
Cerâmica Perpétua, Pereira e Almeida
APEPA
CM ALCOBAÇA
GRANJA DE CISTER
Quinta da ATELA
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 5
Melhorar continuamente a taxa de conclusão dos cursos, a taxa de absentismo e taxa de desistências
INDICADOR 4 a)
1.2.1 – Reduzir o abandono escolar
1.2.2 – Reduzir o absentismo
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 6
Melhorar continuamente os pontos fracos designados na análise SWOT
. Ausência de um gabinete de orientação e psicologia. Baixa autoestima dos alunos . Falta de atenção/concentração. Falta de assiduidade e de interesse . Falta de reconhecimento da importância da escola . Desrespeito pelas instalações escolares . Não cumprimento dos deveres estipulados no regulamento interno
EVIDÊNCIAS
SPO EPADRC
PDPSC EPADRC
CAA EPADRC
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 6
Melhorar continuamente os pontos fracos designados na análise SWOT
. Falta de segurança nas instalações escolares . Deficiente controlo de entradas e saídas de alunos e de pessoas externas . Falta de policiamento nas zonas envolventes da escola
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
RECOMENDAÇÃO 6
Melhorar continuamente os pontos fracos designados na análise SWOT
. As deficientes instalações para a prática de educação física . Falta de áreas cobertas para o convívio entre alunos
EVIDÊNCIAS
Adaptação das instalações
Circuito de manutenção
Protocolo de cedência
Balneários
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
INDICADOR 4 a)
2.1.1 - Promover as competências previstas no PASEO pela interdisciplinaridade e articulação de projetos e atividades
EVIDÊNCIAS
EVIDÊNCIAS
Indicador 5a)
1.1.3 –Promover o prosseguimento de estudos
1.1.4 – Apoiar a entrada no mercado de trabalho
Promover o prosseguimento de estudos
Apoiar a entrada no mercado de trabalho
EVIDÊNCIAS
Indicador 6a)
2.2.1 - Intensificar a relação da escola com as entidades empregadoras das diferentes áreas de formação
Dinamização da bolsa de emprego EPADRC
EVIDÊNCIAS
Indicador 6b) 3
2.2.2 - Adequar o perfil do aluno ao mercado de trabalho
Adequar o perfil do aluno ao mercado de trabalho
Critérios de conformidade
Planeamento
Revisão
Diálogo Institucional
Implementação
Ciclo de garantia e melhoria
Avaliação