Want to make creations as awesome as this one?

Projeto MAIA de físico-química

More creations to inspire you

Transcript

Raios Gama

2

4

3

Projeto MAIA de fisico-quimica

1

Os raios gama são muito mais energéticos do que a radiação visível. A radiação visível é composta por ondas eletromagnéticas com energias entre 1,65 eV (para a cor vermelha) e 3,26 eV (para a cor violeta). Em contraste, os raios gama são emitidos por átomos em transições nucleares e têm energias típicas de milhões ou biliões de eléctron-volts (MeV ou GeV).

A radiação gama produzida pelo Sol não chega facilmente à superfície terrestre, pois a atmosfera da Terra funciona como um escudo protetor contra essas radiações altamente energéticas. A camada de ozóno, que está localizada a uma altitude de cerca de 20 a 30 quilómetros acima da superfície da Terra, é particularmente importante na protecção contra os raios gama solares e outras formas de radiação ionizante. A radiação gama do Sol é absorvida pela atmosfera superior da Terra, causando ionização, que é o processo de perda ou ganho de elétrons pelos átomos, formando íons. A ionização pode ter efeitos prejudiciais em seres vivos e na tecnologia, por isso é importante monitorar a radiação ionizante.

Vantagens - Os raios gama têm aplicações em diversas áreas, como na medicina, na industria, na pesquisa cientifica, na deteção de radiação e segurança, na arqueologia e na geologia. Desvantagens - São muito energéticos e perigosos pois destroem as células humanas provocando o cancro; os raios gama são ionizantes, ou seja, que podem remover elétrons de átomos ou moléculas, causando danos ao ADN (DNA) ou a outros componentes celulares.

Os raios gama podem destruir tumores de remoção complexa, reduzindo os riscos cirúrgicos; Podemos usar a radiação gama para a irradiação de alimentos, como os vegetais, matando os microrganismos que reduzem a validade; Pode ser usada para a determinação de diversas características físicas de materiais sólidos. A radiação gama é amplamente utilizada na radioterapia no tratamento de enfermidades como o cancro num processo designado teleterapia, onde o paciente é exposto a uma fonte radioactiva emissora gama sem que haja contacto físico com a tal fonte por um tempo pré determinado.