Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Trabalho realizado por: Beatriz Sequeira nº3 10ºAE

Mobilidade, manipulação e acessibilidades

  • Tecnologias/ produtos de apoio de acesso á mobilidade
  • Tecnologias/ produtos de apoio de suporte á manipulação
  • Acessibilidade física e digital

tópicos a desenvolver

Tecnologias e produtos de apoio á mobilidade

As tecnologias de apoio à mobilidade baseiam-se em produtos de apoio que permitem a deslocação de uma pessoa em todos os contextos físicos em que se pretenda mover

Cadeira-elevador

Cadeira de rodas elétrica

Cadeira de rodas pediátrica

Cadeira de rodas para a prática desportiva

símbolo de pessoa com deficiência

Cadeira de rodas

Exosqueletos são dispositivos robóticos que envolvem a pessoa e que têm por objetivo aumentar as capacidades dessa pessoa. Na área da Reabilitação tem sido investigada a utilização de exosqueletos para devolver a marcha a pessoas paraplégicas, existindo já produtos no mercado. Estes sistemas robóticos suportam o peso da pessoa e são capazes de calcular cada passo com base num conjunto de dados dos seus sensores. O utilizador tem apenas de ser capaz de equilibrar a parte superior do corpo durante a marcha

Exosqueletos

Existem elevadores de transferência para serem comandados por terceiros e elevadores de transferência que podem ser comandados pelos próprios (por exemplo, no caso de utilizadores paraplégicos).

Os elevadores de transferência permitem transferir uma pessoa com mobilidade reduzida de um local para outro (de uma cadeira de rodas para uma cama ou para uma piscina, por exemplo)

Elevadores de transferência

Casa de banho adaptada com elevador de transferência aplicado na parede

Elevador de transferência aplicado no teto de habitações

O uso de um sistema de lagartas apoia-se sobre, pelo menos, três degraus, e sobe a escada transportando uma cadeira de rodas. A principal vantagem destes sistemas de lagartas é o facto de não ser necessária qualquer adaptação do meio físico. A principal desvantagem é a necessidade do auxílio de uma pessoa com formação para a utilização destes equipamentos não possibilitando, assim, o acesso autónomo às escadas.

Manipulador robótico

Sistema de controlo de ambiente baseado num pequeno tablet

Braço biónico

Manipulador robótico

Tecnologias de apoio á manipulação

A acessibilidade Digital não é mais que a eliminação de barreiras para que pessoas com deficiência possam perceber, compreender, navegar e interagirna web, sem dificuldade. Acessibilidade digital é, portanto, um conjunto de recursos que permite a navegação, a compreensão e a interação de qualquer pessoa na web (independentemente das suas limitações), sem ajuda de terceiros. Trata-se de toda a tecnologia assistida que auxilia as pessoas com deficiência física e visual a navegarem mais facilmente na web, melhorando o atendimento e proporcionando uma experiência online mais inclusiva.

Acessibilidade digital

A acessibilidade física é fundamental para garantir a inclusão social de pessoas com deficiência. É necessário proporcionar condições igualitárias de acesso aos espaços universitários para que todos possam usufruir de seus direitos.

Acessibilidade física

É promover a adequação de espaços e a extinção de barreiras físicas e ambientais dentro de residências, espaços públicos e privados e equipamentos urbanos. Exemplos: rampas, elevadores e casas de banho adaptadas, passeios, etc.

Acessibilidade fisica

https://www.acessibilidade.gov.pt/livros/tapd/html/7_tecnologias_apoio_manipulacao.html

https://www.acessibilidade.gov.pt/livros/tapd/html/6_tecnologias_apoio_mobilidade.html

https://www.universosenior.com/news/o-que-e-a-acessibilidade-digital/

https://lume.ufrgs.br/handle/10183/78352

Fim!!!