Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Design thinking e corporação

Ensinando a pescar

Mudar é necessário

De uma fábica de papel a uma das maiores empresas no segmento de tecnologia, a Nokia é o maior exemplo de adaptabilidade utilizando como base o Design Thinking.

O que é o design Thinking?

Você tem um problema e precisa de uma solução

‘O design thinking visa solucionar problemas, priorizando a perspectiva humana e buscando um equilíbrio entre ideias, necessidades e possibilidades técnicas. Busca-se não apenas uma abordagem criativa, mas também prática e intuitiva, fundamentada em experiências reais dos usuários.’- Débora Matos

Descobriram a necessidade dos seus usuários

Voltando à Nokia

Iniciaram como fabricante de papel em 1865

Evoluíram o seu produto do papel até chegar em celulares

Previram que a internet móvel mudaria o jogo

Com estratégias de design thinking, lançaram o Ovi

O Ovi causou um BUM tecnológico na Nokia

O talento técnico somente não basta

Viabilidade

Praticabilidade

Desejabilidade

inovação

‘Inovar sem um propósito claro não traz benefícios significativos, enquanto a falta de inovação pode resultar em ser deixado para trás.

- Débora Matos

O Design Thinking e os Negócios

Matriz de "Formas de Crescer"

Independentemente do setor ou da indústria em que uma organização ou projeto esteja inserido, ele pode trazer benefícios significativos. Desde a criação de produtos e serviços inovadores até a melhoria de processos internos, o design thinking oferece uma abordagem holística e orientada para o usuário que valoriza a empatia, a colaboração e a experimentação.

O design thinking é uma abordagem versátil que vai além das fronteiras da tecnologia e das áreas correlatas, podendo ser aplicado em praticamente qualquer contexto. Sua natureza centrada no ser humano e foco na resolução de problemas tornam-no uma metodologia flexível e adaptável a uma ampla gama de desafios.

Então podemos dizer que

O design thinking transcende barreiras e pode ser aplicado em praticamente qualquer campo ou setor. Sua ênfase na compreensão das necessidades dos usuários, geração de ideias criativas, prototipagem rápida e iteração contínua o tornam uma abordagem valiosa para a resolução de problemas e a busca por soluções inovadoras em qualquer contexto.

Ele também pode ser aplicado em questões sociais, ajudando a identificar e resolver problemas complexos, como desigualdade, pobreza e mudanças climáticas. Através da colaboração com as partes interessadas envolvidas, é possível desenvolver abordagens inovadoras e sustentáveis para enfrentar esses desafios.

Então podemos dizer que

A inovação não é algo que podemos ligar e desligar

No mundo dos negócios, a inovação desempenha um papel essencial na superação de recessões econômicas. No entanto, ir além da simples inovação e adotar o design thinking, pode impulsionar ainda mais o crescimento econômico das empresas.

- Débora Matos

Dúvidas?