Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Começar

Perturbaçõens no equilíbrio dos ecossistemas

Mas não só pois tambem os dezastres naturais podem intreferir, tal como: Terremotos, deslizamentos de terra, erupções vulcânicas e incêndios naturais afetam os diversos ecossistemas do nosso planeta.
Há varios fatores que podem levar á alteração do equilibrio dos ecossistemas tais como: A poluição, a caça, a pesca e a introdução de espécies exóticas podem ser suas causas.

O que leva á alteração do equilíbrio dos ecossistemas?

Os serviços de ecossistemas são os benefícios que a humanidade obtém dos ecossistemas e podem incluir bens materiais e/ou serviços imateriais. Estes podem ser agrupados em:

Que serviços os ecossistemas prestam ao ser humano?

Os benefícios, geralmente sem valor de mercado, resultantes de processos que ocorrem nos ecossistemas associados à gestão de riscos naturais. São exemplos deste tipo de serviços a manutenção da qualidade do ar, a regulação hidrológica, o controlo de erosão, a polinização, a purificação da água, a regulação de pragas, entre outros.

Serviços de regulação:

Todos os produtos e bens de consumo obtidos a partir dos ecossistemas. São exemplos deste tipo de serviços os: alimentos, os combustíveis, a água potável, os medicamentos, entre outros.

Serviço de produção:

São aqueles que estão na base da prestação, pelos ecossistemas, de todos os outros serviços. São exemplos deste tipo de serviços a manutenção e a formação de solo, a reciclagem de água e nutrientes, o fornecimento de habitat para a fauna e a flora, entre outros.

Serviços de suporte:

Os serviços diretos imateriais, ainda que, por vezes, com valor de mercado, resultantes do contacto com os ecossistemas. São exemplos deste tipo de serviços o turismo, o lazer e a recreação, os valores patrimoniais e culturais, a pesquisa científica e a educação.

Serviços culturais ou de informação:

A biodiversidade do nosso planeta enfrenta grandes desafios, sendo a nossa obrigação de contribuir para a preservação de espécies e ecossistemas, através da utilização das novas tecnologias.

Qual é a importância da ciência e da tecnologia na conservação dos ecossistemas?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), foram adotados pelos países-membros das Nações Unidas em 2015 como um apelo universal à ação para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que até 2030 todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

Quais os objetivos do desenvolvimento sustentável?

Objetivo nº3- Saude de qualidade objetivo nº4- Educação de qualidade

objetivo nº1- Erradicar a pobresa objetivo nº2- Erradicar a fome

Os 17 objetibos da ODS

Objetivo nº7- Energias renovaveis objetivo nº8- Trabalho digno

objetivo nº5- Igualdade de genero objetivo nº6- Agua potavel e saneamento

Os 17 objetibos da ODS

Objetivo nº11- Cidades e comunidades sustentaveis objetivo nº12- Consumo e produção responsavel

objetivo nº9- industrias e inuvação objetivo nº10- Redução das desigualdades

Os 17 objetibos da ODS

Objetivo nº15- Vidra sobre a terra objetivo nº16- Páz e justiça

objetivo nº13- Ação contra a mudança objetivo nº14- vida na água climatica

Os 17 objetibos da ODS

objetivo nº17- alianças para desenvolvimento

Os 17 objetibos da ODS

Do latim catastrŏphe (o qual, por sua vez, deriva de um vocábulo grego que significa “ruína” ou “abalo”), o termo catástrofe diz respeito a um evento fatídico que altera a ordem regular das coisas. A catástrofe pode ser natural, como um tsunami, a seca ou uma inundação, ou provocada pelo homem, como uma guerra.

O que é uma catástrofe

As catastrofes naturais podem ser divididas em:
  • Catástrofes geológicas- quando têm origem em processos geológicos;
  • Catástrofes climáticas- quando têm origem em precessos meteriologicos.

As catástrofes naturais são aconteçimentos inesperados de origem natuaral (sem intervenção do ser humano), muitas vezes imprevisiveis, que ocorrem a grande escala e suscetíveis de provocarem grandes prejuísos materiais e perda de vidas.

Quais as catastofres naturais que afetam o nosso planeta?

O território português tem sido devastado por um grande número de incêndios que, muitas vezes, não são de origem natural, mas de origem antrópica. CausasOs incendios podem ser causados naturalmente e antróficamente podendo ser causados por exemplo: por Trovoadas (causa natural) ou por fogo posto (causa antrófica). Impactos nos ecossistemasUm incêndio pode causar grandes impactos nos ecossistemas podendo causando: Devastação dos solos, diminuição da produtividade agrícula, desflorestação. destruição do edificado e perca de vidas animais e humanas.

Incêndios: catástrofe natural ou antrófica?

Existem varias catástrofes antrópicas que afetam o nosso planeta. Sendo os que mais o afeita:
  • mudanças climáticas;
  • esgotamento dos recursos naturais pela alta taxa de exploração;
  • aumento da poluição e do lixo;
  • invasão ou migração de espécies para diferentes ecossistemas;

Quais as catástrofes de origem antrópica que afetam o nosso planeta?

A poluição corresponde á acumulação, no meio ambiente, de elementos suscetíveis de provocar maleficios nos evossistemas ou na saúde humana.As substâncias que são nocivas para o meio ambiente podem ser distinguidas em:
  • não degradáveis- permanecem inaltaráveis na natureza, permaneçendo inalteraveis por longos periodos de tempo;
  • biodegradaveis- decompõem-se naturalmente, desde que não ultrapasse a capacidade de decomposição do meio:

De que modo a poluição afeta os ecossistemas?

Os gases com efeito estufa (GEE), como o dixido de carbono, o metano e o vapor de água presentes na atmosfera retêm o calor impedindo que este se liberte e volte para o espaço.

Quando a radiação solar atinge a atmosfera terrestre parte da radiação é refletida novamente para o espaço e outra penetra na atmosfera sendo absorvida pela terra provocando o seu aquecimento.

O que é o efeito de estufa?

A diminuição desta camada leva a que uma grande quantidade de raios UV atinja aTerra, tendo consequências graves na saúde humana, tal como o cancro da pele, o envelhecimento da pele entre outras,
A camada de ozono pode ser destruida pelos clorofluorocarbonetos (CFC) presentes na atmosfera e que têm origem em atividades antrópicas ,tais como, gases em aparelhos de refrigiração.
A camada de ozono fonciona como um escudo que protege a Terra das radiaços perigosas para a vida.

Como acontece a redução da camada de ozono?

A chuva ácida é uma das consequências da poluição atmosférica. Os gases provenientes da queima de combustíveis reagem com o oxigénio do ar e o vapor de água, transformando-se em ácidos que são depositados na superfície terrestre através das precipitações.

Como acontece a redução da camada de ozono?

A poluição hídrica empobrece os ecossistemas aquáticos e facilita a proliferação descontrolada de algas fitoplanctônicas nos lagos A água pode ser poluida de diferentes maneiras por exemplo:Fertilizantes agrícolas,Esgoto doméstico e industrial ePlásticos e outros residuos,etc...

De que modo a puluição afeta a água?

As principais consequências da poluição do solo são a perda da fauna, a esterilização da terra para plantação e a contaminação da água. A poluição que se infiltra transmite doenças como infecundidade, hipersensibilidades alérgicas, bem como disfunção hepática e renal ou até cancro.

De que modo a puluição afeta o solo?

Recursos naturais são elementos da natureza que são úteis ao ser humano para cultivo, no processo de desenvolvimento da civilização, ou para sobrevivência e conforto da sociedade em geral. Podem ser renováveis, como a energia solar e a do vento. Já a água, o solo e as árvores são considerados limitados mas potencialmente renováveis. E ainda não renováveis, como o petróleo e minérios em geral.

O que são recurços naturais?

Concideram-se recursos renováveis aqueles que não correm o risco de se esgotarem, á escala da vida humana, sendo repostos pela naturesa numa taxa igual ou superior á do seu consumo. São exemplos destes recursos a luz solar, o vento e a água..

Como distinguir recurços renováveis de não renovaveis?

Os recursos naturais podem ser: • Biológicos: vegetais, animais e florestas; • Hídricos: lagos, rios, mares, oceanos; •Minerais ou pedológicos: minérios, rochas, areia, argila, carvão; • Energéticos: luz solar, vento, água.

Como podemos classificar os recursos naturais?

Os recursos naturais podem ser:

Como podemos classificar os recursos naturais?

Os recursos geológicos são todos os bens de natureza geológica, existentes na crusta terrestre, passíveis de serem utilizados pelo Homem. Constituem a fonte de matérias-primas a partir das quais, direta ou indiretamente, são fabricados os mais diversos produtos usados no quotidiano.

Geologicos:

Os recursos pedológicos incluem os solos, constituídos por matéria mineral,orgânica, organismos vivos,ar e água,que, pelas suas característricas, apresentão interesse agroflorestal.

Pedológicos

Por recursos hídricos entende-se o volume de água, superficial ou subterrânia, disponivel numa dada região, para qualquer uso (doméstico, industrial ou agricola), durante determinado período de tempo.

Hídricos

Consideram-se recursos biológicos todos os bens que possuem utillidade para o ser humano e que provêm de seres vivos , tais como os alimentos e matérias-primas (madeira, linho , seda, etc...). Estes podem ser classificados em recursos agropecuários, florestaís e marinhos.

Biológicos

São recursos não energéticos aqueles que não podem ser usados para a produção de energia como por exemplo o algodão, o granito ou as ostras. Pelo contrário os recursos energéticos podem ser usádos para a produção de energia como por exemplo o sol, o vento, o carvão ou o urânio..

Como podemos distinguir recursos energéticos de recursos não energéticos?