Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
HISTORY PRESENTATION III
Leonardo Couto
Created on April 28, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
d.nUNO
ÁLVARES PEREIRA
começar
índice
1. Introdução
6. A Sua Morte
2. Quem foi D. Nuno?
7. Conclusão
3. O que fez ele de importante?
8. Webgrafia
------Fim-------
4. A Técnica do Quadrado
5. Como foi a vida dele pós-guerra?
1. Introdução
Neste trabalho vamos apresentar D. Nuno Álvares Pereira, uma grande personalidade de Portugal destacada pela suas técnicas militares!
2. Quem foi D. Nuno?
D. Nuno Álvares Pereira é considerado pelos historiadores portugueses um dos maiores estrategas portuguêses. Nasceu em 1360 e veio falecer em 1431. D. Nuno foi um grande estratéga pois ele sempre conseguiu vençer batalhas em que o exercito dele tinha menos soldados do que o inimigo.
D. Nuno Álvares Pereira
3. O que fez ele de importante?
Na crise de 1383-85, no reinado de D. João I, D. Nuno Álvares Pereira foi recrutado para ser marechal do exercito português, D. Nuno estriou a sua tática (a tática do quadrado) na Batalha de Aljubarrota, assim fazendo com que Portugal vencesse e continuasse independente. Com essa vitória enriqueceu e recebeu vários titulos pela sua coragem e estratégia. Além disso, D. Nuno foi um dos principais protagonistas na batalha de Atoleiros e contribuiu para a conquista de Ceuta.
4. A tática do Quadrado
D. Nuno tinha táticas muito boas e bastante avançadas para a época, tendo começado como estratega aos 17 anos. Uma das suas táticas mais conhecidas é a do quadrado, colocada em prática durante a batalha de Aljubarrota (1385), consistia em que a infantaria fosse disposta em formação de quadrado, formando a linha da frente e as alas um só corpo. A linha da frente era comandada pelo Condestável (D. Nuno) e nela estavam cerca de 600 lanças; na retaguarda, comandada por D. João I, estavam cerca de 700 lanças, besteiros e 2000 peões. Os restantes efetivos estavam nas alas, assim dando a ilusão de vantagem aos castelhanos. Batalha de Aljubarrota.
5. Como foi a vida dele pós-guerra?
Após a morte da sua mulher, D. Nuno tornou-se carmelita. Tomou o nome de Irmão Nuno de Santa Maria. Aí permaneceu até à sua morte, ocorrida em 1 de Novembro de 1431, com 71 anos, rodeado pelo rei e os seus infantes. Percorria as ruas de Lisboa e distribuía esmolas a quem precisava. No convento tinha um grande caldeirão usado pelos seus homens nas campanhas militares, onde se faziam refeições para os pobres. Estas ações levaram o povo a chamá-lo de Santo Condestável.
Com o estabilizar da paz com Castela, Nuno Álvares Pereira, que entretanto fora cumulado com sucessivas doações de terras e bens, vai dedicar-se a obras de bem-fazer. Em 1393 distribui muitas das suas terras pelos seus companheiros de armas. Estando ele viúvo desde 1388, em 1414 morre-lhe a filha, D. Beatriz. Vai dar então novo rumo à sua vida, dedicando-se mais aos trabalhos agrícolas nos seus domínios de Vila Viçosa. Entretanto, ainda participou, em 1415, na conquista de Ceuta.
d.N.A.P.
É o Padroeiro do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português. São Nuno de Santa Maria foi canonizado pelo Papa Bento XVI, a 26 de abril de 2009, e a sua festa é a 6 de novembro.
6. a sua Morte
D. Nuno foi inicialmente sepultado no Convento do Carmo, em Lisboa. Com a destruição parcial do Convento, devido ao Terramoto de 1755, foi transladado. Atualmente, os seus restos mortais repousam na Igreja do Santo Condestável, em Lisboa, desde o dia 14 de agosto de 1951, data da inauguração e comemoração dos 566 da vitória portuguesa na Batalha de Aljubarrota.
EM "Con clusão"
Nós achamos que o trabalho correu muito bem, além de aprendermos um pouco da vida de D. Nuno Álvares Pereira, também aprendemos como usar o Genially!
8. Webgrafia
Lisboa.pt, História-D. Nuno Álvares Pereira https://informacoeseservicos.lisboa.pt/Consultado a 23/04/2023
Porto Editora, Infopédia, D. Nuno Álvares Pereira, https://www.infopedia.pt/apoio/artigos/$d.-nuno-alvares-pereira Consultado a 25/05/2023 Eleutério Gouveia Sousa, As cidades e a táctica do quadrado, https://amigosdavenida.blogs.sapo.pt/4134.html Consultado a 28/04/2023 e-cultura, Morte de D. Nuno Álvares Pereira, https://www.e-cultura.pt/efemeride/532 Consultado a 12/05/2023
Porto Editora, Infopédia, D.Nuno Álvares Pereira, https://www.infopedia.pt/ Consultado a 23/04/2023
Obrigado pela atenção!
Return