Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Júlia Veiga, Nº8 / Matilde Santos nº13

start

Mitologia grega

6. Bibliografia

1. A origem dos deuses

5. A caixa de Pandora

4. Prometeu

3. Aracne

2. Os 12 deuses do Olimpo

Indíce

A origem dos deuses

Mitologia Grega

Os deuses gregos eram as divindades que faziam parte da religião tradicional da Grécia Antiga. Os gregos acreditavam que seus deuses tinham forma humana e possuíam sentimentos típicos dos humanos, como alegria, ódio e tristeza. Eles poderiam interferir diretamente na vida dos seres humanos e residiam no Monte Olimpo.Os mitos que faziam parte da religiosidade grega também narravam a origem dos deuses. Zeus, por exemplo, tem sua origem ligada com a história do surgimento do Universo. Nos primórdios dos tempos, o Universo era formado por uma massa cósmica sem forma e desorganizada que era conhecida pelos gregos como Caos.

Os 12 deuses do olímpo

Os olímpicos adquiriram sua autoridade após uma guerra dos deuses da Grécia, onde Zeus é creditado com a liderança e a vitória final. Ele levou seus irmãos ao triunfo sobre a última geração do clã dominante de divindades conhecido como Titãs. Zeus obteve sua vitória derrubando seu próprio pai, Cronos, que era o rei dos Titãs. Ele, portanto, tornou-se a principal divindade em um novo grupo de divindades composto principalmente por seus irmãos e filhos.

Os 12 deuses do Olímpo

O mito de Aracne

Aracne era uma jovem tecelã, ela bordava extremamente bem, os seus trabalhos eram perfeitos, tão bons que desafiava a própria Atena (deusa da guerra).Atenas bordou uma tapeçaria dos deuses na majestade, o de Aracne mostrava as suas várias aventuras. Furiosa com o trabalho perfeito da sua rival, rasgou-o e Aracne no desespero enforcou-se. A deusa sentiu pena e soltou a corda, que se transformou em uma teia de aranha. Aracne transformou-se numa aranha.

O mito do Prometeu e do Fogo

Segundo a religião é Prometeu (Prometheus) um titã conhecido por derrotar deuses olímpicos, por roubar-lhes o fogo e dá o mesmo à humanidade em forma de tecnologia, conhecimento e mais geralmente, civilizações. Em algumas versões do mito, ele é que criou a humanidade a partir de barro.Ele foi mandado para Tártaro por Zeus que estava furioso e não aceitou a luta dos titãs contra ele na famosa Batalha dos Titãs- Titanomachy.Como Prometeu não estava envolvido diretamente na guerra, Zeus salvou-o de Tartarus e deu-lhe uma missão: formar um homem a partir de Terra e Água.A missão foi concluída, mas enquanto trabalhava na sua criação, ele começou a gostar dos homens. Ele não queria saber dos deuses e as suas hierarquias, e mesmo se o tratassem mais gentilmente, ele sentia-se melhor ao pé dos imortais.Ele achou que roubar o fogo era fácil, mas era um pouco complicado, ele era inteligente e tinha um plano- ele enganou as deusas a atirar-lhes uma pera dourado que estava lá escrito “para a deusa mais bonita de todas”, todas as deusas começaram a lutar pela fruta enquanto os deuses viam a cena a decorrer. Enquanto estavam todos distraídos ele roubou o fogo que estava no escritório de Hephaestus, o Deus Grego do fogo, e trouxe-o para a Terra e deu-lhe para os humanos.

Zeus ficou cansado de ser derrotado tantas vezes por Prometeu e obrigou Hephaestus a acorrentar Prometeu no Monte Cáucaso, onde a águia iria comer-lhe o fígado para sempre.

A caixa de pandora

é considerada um dos mitos que melhor representa o comportamento humano. Pandora é uma caixa que contém toda a miséria e maú.

De acordo com o mito, Pandora foi a primeira mulher da Terra, foi criada pelos Deuses. Cada um deu-lhe um presente (o seu nome em grego significa “ A que carrega os presentes todos”). Ela foi criada para punir a humanidade; pois Zeus cria punir a humanidade, porque Prometeu roubou o fogo para lhes dar. Os presentes que lhe foram dados eram terrivelmente maus, de acordo com o Hesíodo. Hephaestus criou-a a partir do barro, e esculpiu-a perfeitamente, Afrodite deu-lhe feições femininas e Atenas ensinou-a a fazer trabalhos manuais. Zeus ordenou Hermes a ensiná-la a ser: teimosa, traiçoeira e curiosa. Deram-lhe uma caixa. Os Deuses disseram-lhe que a caixa contém presentes especiais, mas, ela não estava autorizada a abri-la. Hermes levou-a para Epimetheus, irmão de Prometeu, para ser a sua esposa. Prometheus já o tinha avisado para não aceitar nada de deuses, mas quando a viu aceitou logo. Pandora tentou combater a sua curiosidade, mas não estava a aguentar mais e abriu a caixa, todas as doenças e dificuldades que os deuses lá guardaram foram para fora da caixa. Ela ficou assustada quando viu espíritos maléficos a sair de lá, ela tentou fechá-la o mais rápido possível, fechando a esperança lá dentro. De acordo com Hesíodo, a Esperança ficou lá dentro, porque Zeus queria deixar as pessoas sofrerem para perceberem que não deveriam desobedecer aos deuses. Pandora era a pessoa certa para fazê-lo, porque tinha curiosidade o suficiente, mas não tinha más intenções.

Bibliografia

https:/www.historiadomundo.com.br/grega/deuses-gregos.htm

Link 4

https://greekmythologytours.com/blog/312-12-olympian-gods

Link 3

https://www.greekmyths-greekmythology.com/pandoras-box-myth/

https://www.britannica.com/topic/Prometheus-Greek-god

https://www.culturagenial.com/mitologia-grega-mitos-importantes-com-comentarios/

https://www.greekmyths-greekmythology.com/prometheus-fire-myth/

Link 2

Link 1

Link 6

link 5