Want to make creations as awesome as this one?

Transcript

Quiz Famílias Bem-Estar Digital

Com base em Positively online

Iniciativa integrada na Semana do Bem-Estar Digital

INÍCIO

QUIZ BEM-ESTAR DIGITAL

QUESTION 1/6

O tempo de ecrã das crianças deve ser limitado?

Sim

Não

Não sei

É verdade que as crianças passam muito tempo online, a jogar e em contato com os amigos. Mas também existem aspetos positivos em estar online, como por exemplo, aprender coisas novas. Embora não exista um número de horas específico para uma criança estar online, existem alguns princípios gerais, como manter um equilíbrio com as atividades offline e poder variar de acordo com a idade. Para ajudar a encontrar esse equilíbrio, a família pode definir alguns limites de tempo de ecrã e promover momentos de atividades em conjunto, como jogos de tabuleiro ou experimentar um novo desporto.

É verdade que estar online tem muitos aspetos positivos, como aprender coisas novas. Mas as crianças também podem passar demasiado tempo online, a jogar e em contato com os amigos. Embora não exista um tempo definido que elas devem passar online e isso poder variar de acordo com a idade, é importante que se mantenha um equilíbrio com as atividades offline. Para ajudar a encontrar esse equilíbrio, a família pode definir alguns limites de tempo de ecrã e promover momentos de atividades em conjunto, como jogos de tabuleiro ou experimentar um novo desporto.

Não há um tempo definido que uma criança deva passar online ou offline e pode variar dependendo da idade. Dito isto, é importante manter um equilíbrio. Para atingir esse equilíbrio, a família pode definir alguns limites de tempo de ecrã e promover momentos de atividades em conjunto, como jogos de tabuleiro ou experimentar um novo desporto.

QUIZ BEM-ESTAR DIGITAL

QUESTION 2/6

É difícil evitar conteúdos negativos online?

Sim

Não

Não sei

Se a criança vir algum conteúdo que a deixe angustiada, perturbada ou mal consigo mesma, lembre-lhe de que ela pode bloquear e denunciar. É útil lembrar que a maioria dos aplicativos e dispositivos possui configurações que permitem bloquear certas pessoas, palavras e frases que podem ter um impacto negativo. Ao lembrar à criança que tem essa opção, está a ajudá-la a garantir que a sua experiência online seja positiva.

A internet pode ser um lugar muito positivo e é verdade que conteúdos negativos podem ser evitados. Mas se a criança vir algum conteúdo que a deixe angustiada, perturbada ou mal consigo mesma, lembre-lhe que ela pode bloquear e denunciar. Também é útil lembrar que a maioria dos aplicativos e dispositivos possui configurações que permitem bloquear certas pessoas, palavras e frases que podem ter um impacto negativo. Ao lembrar à criança que tem essa opção, está a ajudá-la a garantir que a sua experiência online seja positiva.

Pode ser difícil saber como navegar na Internet e evitar conteúdo negativo online. Mas se a criança vir algum conteúdo que a deixe angustiada, perturbada ou mal consigo mesma, lembre-lhe que ela pode bloquear e denunciar. Também é útil lembrar que a maioria dos aplicativos e dispositivos possui configurações que permitem bloquear certas pessoas, palavras e frases que podem ter um impacto negativo. Ao lembrar à criança que tem essa opção, está a ajudá-la a garantir que a sua experiência online seja positiva.

QUIZ BEM-ESTAR DIGITAL

QUESTION 3/6

Tudo o que vemos online é verdade?

Sim

Não

Não sei

A internet é um recurso incrível, mas é importante que todos nos lembremos de que nem tudo o que vemos ou ouvimos online é verdade. Podem ser rumores falsos ou até fotos editadas e alteradas. Devemos lembrar às crianças que imagens editadas e rumores falsos podem ser partilhados online fingindo ser verdadeiros. Isso pode ajudá-las a navegar na Internet de uma forma que as faça sentir melhor consigo mesmas e mais confiantes sobre o conteúdo que estão a visualizar.

De facto, nem tudo o que vemos ou ouvimos online é verdade. Podem ser rumores falsos ou até fotos editadas e alteradas. Devemos lembrar às crianças que imagens editadas e rumores falsos podem ser partilhados online fingindo ser verdadeiros. Isso pode ajudá-las a navegar na Internet de uma forma que as faça sentir melhor consigo mesmas e mais confiantes sobre o conteúdo que estão a visualizar.

Pode ser difícil descobrir se o que vemos ou ouvimos online é verdade ou não. Mas devemos ter em mente que parte do conteúdo que podemos ver online pode ser falso. Podem ser rumores falsos ou até fotos editadas e alteradas. Devemos lembrar às crianças que imagens editadas e rumores falsos podem ser partilhados online fingindo ser verdadeiros. Isso pode ajudá-las a navegar na Internet de uma forma que as faça sentir melhor consigo mesmas e mais confiantes sobre o conteúdo que estão a visualizar.

QUIZ BEM-ESTAR DIGITAL

QUESTION 4/6

Tudo bem se a criança cometer um erro online?

Sim

Não

Não sei

Todos nós cometemos erros. E saber que não há problema é importante para as crianças que navegam no mundo online. Se a criança cometer um erro online, certifique-se de que a tenta compreender e a apoia para aprender com essa experiência. Pode tentar falar sobre o erro e como ela se sentiu. Tudo isso faz parte da construção de resiliência online, que faz parte do desenvolvimento de um bem-estar online positivo.

As crianças podem achar difícil navegar no mundo online, por isso é uma boa ideia aceitar que vão ser cometidos erros online. Se a criança cometer um erro online, certifique-se de que a tenta compreender e a apoia para aprender com essa experiência. Pode tentar falar sobre o erro e como ela se sentiu. Tudo isso faz parte da construção de resiliência online, que faz parte do desenvolvimento de um bem-estar online positivo.

À medida que navega no mundo online, é provável que a criança cometa um erro. O importante é aceitar que todos podemos cometer erros. Se a criança cometer um erro online, certifique-se de que a tenta compreender e a apoia para aprender com essa experiência. Pode tentar falar sobre o erro e como ela se sentiu. Tudo isso faz parte da construção de resiliência online, que faz parte do desenvolvimento de um bem-estar online positivo.

QUIZ BEM-ESTAR DIGITAL

QUESTION 5/6

Os adultos devem dar o exemplo na forma como usam a internet?

Sim

Não

Não sei

É verdade que o melhor é pôr em prática os conselhos que dá à criança. As crianças seguem os exemplos dos adultos. Por isso, é aconselhável que faça pausas no seu tempo de ecrã, que bloqueie conteúdo negativo e que tenha uma atitude crítica em relação ao conteúdo que vê, ouve e compartilha online.

As crianças procuram a orientação dos adultos em muitas coisas. Isso inclui como usar a internet. É uma prática recomendada garantir que o adulto dá o exemplo, tendo hábitos online positivos. Por isso, é aconselhável que faça pausas no seu tempo de ecrã, que bloqueie conteúdo negativo e que tenha uma atitude crítica em relação ao conteúdo que vê, ouve e compartilha online.

As crianças procuram a orientação dos adultos em muitas coisas. Isso inclui como usar a internet. É uma prática recomendada garantir que o adulto dá o exemplo, tendo hábitos online positivos. Por isso, é aconselhável que faça pausas no seu tempo de ecrã, que bloqueie conteúdo negativo e que tenha uma atitude crítica em relação ao conteúdo que vê, ouve e compartilha online.

QUIZ BEM-ESTAR DIGITAL

QUESTION 6/6

É importante ter conversas regulares com as crianças sobre a sua vida online?

Sim

Não

Não sei

É uma boa ideia conversar regularmente com a criança sobre o que ela faz online. Um diálogo constante e aberto sobre a Internet é muito útil, especialmente se algo negativo começar a acontecer. Desta forma, o adulto tem o contexto relevante necessário para aconselhar ou apoiar. Não se esqueça de falar também sobre o que ela gosta de fazer online.

A vida online das crianças é muito diferente da vida online dos adultos. Portanto, entendê-las melhor com um diálogo constante e aberto pode ser muito útil, principalmente se algo negativo começar a acontecer. Desta forma, o adulto tem o contexto relevante necessário para aconselhar ou apoiar. Não se esqueça de falar também sobre o que ela gosta de fazer online.

Pode ser difícil saber como e quando falar com a criança sobre a sua vida online. Mas é melhor ter um diálogo constante e aberto sobre esse assunto, pois é muito útil, principalmente se algo negativo começar a acontecer. Desta forma, o adulto tem o contexto relevante necessário para aconselhar ou apoiar. Não se esqueça de falar também sobre o que ela gosta de fazer online.

recursos para famílias

O Guia para a família sobre bem-estar digital fornece às famílias as ferramentas e os recursos para aprender sobre segurança e cidadania online em casa. Para ajudar as famílias a lidar com questões difíceis, este guia sugere atividades para conversar, aprender e pensar juntos sobre segurança online, e também formas de identificar e desenvolver hábitos saudáveis que toda a família pode adotar. Para facilitar a introdução e a prática de bons hábitos digitais no seu dia a dia. O material tem ideias ótimas para ajudar as famílias a discutir, aprender e pensar juntos sobre as cinco áreas mais importantes para ser incrível na Internet: Inteligente: compartilhe com cuidado Atento: não caia em armadilhas Forte: proteja seus segredos Gentil: é legal ser gentil Corajoso: na dúvida, fale com alguém.

(fonte: wellbeing.google.com e Seja Incrível na Internet)

Bem estar digital – Guia para a Família (clique para visualizar)

Guia para a família – Seja Incrível na Internet (clique para visualizar)