Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Mulheres da ciêcia
Gabriel Filipe Santos Teixeira Alves
Created on March 20, 2023
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Nise da Silveira (1905-1999)
A nordestina Nise da Silveira foi uma estudiosa no campo da psiquiatria que revolucionou os tratamentos de saúde mental no Brasil. Nascida em fevereiro de 1905 em Maceió, Nise passa a viver no Rio de Janeiro a partir de 1927. Trabalhou no Hospital do Engenho de Dentro, no subúrbio carioca e lá implementa recursos terapêuticos usando a arte e a interação com animais. Seu legado é importante, pois, através de muita luta e enfrentamento, consegue trazer um olhar mais humano e eficaz à psiquiatria e aos pacientes.
Florence Sabin (1871-1953)
Florence Sabin nasceu nos EUA em 9 de novembro de 1871. Sua atuação foi na medicina, onde fez investigações e descobertas importantes na área da anatomia, sistema linfático e sanguíneo.
Mulheres da ciência !
Gabriel Alves 5ºC
Ada Lovelace nasceu em 1815 na Inglaterra e dedicou sua vida à matemática e à escrita.Seu maior feito foi ter desenvolvido o primeiro algorítimo a ser processado por uma máquina. Por isso, ela é considerada a primeira programadora da história.Seu pai era o poeta romântico Lord Byron, mas não teve influência em sua criação. Assim, Ada foi incentivada a estudar matemática pela sua mãe.Trabalhou em parceria com o cientista Charles Babbage desenvolvendo a "máquina analítica", vista como precursora dos computadores.Ada faleceu aos 36 anos de câncer e sem reconhecimento em vida, só vindo a ter visibilidade depois que o cientista Alan Turing a citou.
Sônia Guimarães (1957-)
Uma mulher cientista com reconhecimento na atualidade é Sônia Guimarães. A brasileira nasceu em 1957 no interior de São Paulo é a primeira mulher negra doutora em física do país. Sônia também foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira como professora de física no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Se formou em física pela Universidade Federal de São Carlos e especializou-sem em física moderna. Além das contribuições no ensino de física, ela também atua como ativista pela educação de pessoas carentes e na luta feminista.
Mulheres da ciência #pt2 !