Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Mulheres da ciência

Rafael Neves de Sá

Created on March 20, 2023

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Rafael Neves de Sá 5ºC

A russa Valentina Tereshkova foi a primeira mulher a realizar sozinha uma viagem ao espaço. O feito ocorreu em 16 de junho de 1963 e ela permaneceu por 3 dias em uma cápsula orbitando o planeta Terra. Na época, aos 26 anos, ela foi escolhida pela União Soviética para a missão, fazendo um treinamento por 7 meses antes do embarque. Essa foi a única viagem ao espaço feita por Valentina, mas ela continuou envolvida com o programa espacial e incentivando presença de mulheres no meio científico.

Valentina Tereshkova (1937-)

Com dificuldade, Marie conseguiu se formar em física em 1893 e em matemática no ano seguinte, seguindo os passos do pai. Seus estudos foram de enorme importância para a ciência, pois constatou a existência do polônio e do rádio, elementos químicos que contribuíram para a criação de tratamentos médicos como a radioterapia. Marie Curie recebeu em 1903 o Prêmio Nobel de Física, se tornando a primeira mulher a alcançar tal homenagem.

A polonesa Marie Curie nasceu em Varsóvia em 7 de novembro de 1867. Seu pai era professor de física e matemática.

em 7 de novembro de 1867. Seu pai era professor de física e matemática.

Marie Curie (1867-1934)

Mulheres da ciência !

Gertrude Bell Ellion (1918-1999)

A estadunidense Gertrude Bell Elion nasceu na primeira metade do século XX e desenvolveu importantes estudos sobre farmacologia, bioquímica, oncologia (estudo de tumores) e contaminações por vírus. Concluiu o curso de química aos 19 anos e construiu uma sólida carreira, sendo homenageada com o Prêmio Nobel de medicina em 1988.

Mária Telkes foi uma cientista húngara nascida em 1900 que teve grande relevância para as pesquisas sobre energia solar, o que lhe rendeu o apelido de Rainha do Sol. Sua formação foi na Universidade de Budapeste, onde concluiu o curso de físico-química em 1920. Cinco anos depois Mária passa a viver nos EUA. A cientista também desenvolveu um mecanismo capaz de dessalinizar a água do mar, transformando-a em água potável.

Mária Telkes (1900-1995)

Mulheres da ciência!